sexta-feira, 23 de outubro de 2009

***** 5 Estrelas - GP Brasil*****






Antes de escrever qualquer coisa nesse 5 Estrelas, fica aqui mais uma vez o meu pedido de desculpas. Fiquei com um débito enorme com os leitores daqui do blog, pois depois de Spa não consegui colocar mais nenhum post aqui por uma série de problemas - de cunho pessoal ou fossem "problemas hidráulicos" no meu pc - . Fosse do 5 estrelas, fosse do "carros que ainda vou dirigr" ou de qualquer outro tipo de post, estou num débito com vcs, leitores. E, pra esse finzinho de ano, espero mudar nem que seja um pouquinho esse quadro, e colocar uns posts aqui para me redimir com todos!


E, Enfim, com esse GP Brasil, a temporada 2009 chega no seu fim. Sabemos, ainda há Abu Dhabi. Mas com o campeão já decidido, a corrida será mais pra cumprir tabela que qualquer coisa, com um clima de férias que também havia bastante no tempo em que a Austrália fechava o campeonato, como em dois dos três títulos de Senna. vitórias e títulos à parte, vimos nessa corrida disputas que só podiam acontecer mesmo em Interlagos, que sempre foi e continua sendo uma das poucas pistas do campeonato onde os pilotos são unânimes em afirmar que é empolgante correr. Vimos em 15 voltas o que não vimos num campeonato inteiro. Disputas, ultrapassagens e duelos. Ainda que, tal qual 2008, tenha sido mais uma corrida literalmente pra inglês ver.


5 ESTRELAS


Brawn (***): Jenson Button honrou o título nessa corrida, ainda que na segunda metade do campeonato tenha o achado bastante apagado. Na classificação foi mais apagado, mas na corrida brilhou mais, o inverso de seu companheiro Rubens Barrichello.


RBR (*****): Cinco estrelas sim senhor! Vettel errou no qualifying, mas na força foi abrindo caminho, e Webber, numa de suas corridas no melhor estilo "mineirinho", novamente conseguiu uma vitória.

Force India (**): Fechou 2009 até melhor do que abriu. E ainda que em Interlagos não tenha saído de uma maneira tão mencionável, a segunda fila de Adrian Sutil foi uma boa prova da melhora dos bólidos indianos.

McLaren(***): Meio-a-meio na escuderia de Woking. De um lado, Lewis Hamilton parece ter espantado o azar que tem em Interlagos e fez uma corrida boa. Do Outro Heikki "Pé na Kova" Kovalainen mais uma vez foi figurante, saindo logo na primeira curva.

Ferrari (**): Kimi Raikkonen n foi lá essas coisas, e o Fisico muito menos. Parece que a casa do cavalinho rampante virá melhor em 2010 mesmo, pois tá notável que o desenvolvimento do bólido desse ano tá estacionado.

BMW (****): Sei que não é a despedida dos bávaros ainda. Mas já vale como uma despedida mais digna. Kubica conquistou com arrojo um segundo lugar. Heidfeld abandonou, mas com o resultado de Kubica, temos uma das melhores performances dos bávaros esse ano.


Toyota (***): O ideal seria duas estrelas e meia, mas como essa marcação não existe aqui, ficou assim. Por um lado Jarno Trulli fez lambança na largada e rodou a baiana num chilique incompreensível com Adrian Sutil (multa bem-merecida, por sinal). Já Kamui Kobayashi deixou metade do Planeta Terra de boca aberta ao correr de maneira tão segura e profissional logo sua primeira corrida na F1


Renault (*): Sofrível o GP Brasil pra os franceses. Se por um lado Alonso pouco pôde fazer, pois se envolveu na lambança da largada, por outro o fraco Romain Grosjean mas correu pra cumprir tabela, pois até seu futuro é incerto dentro da categoria.


Williams (***): Rosberg teve problemas, mas enquanto permaneceu na pista andou bem. Já Nakakjima... bom... ele poderia ter se espelhado no Kobayashi...



STR (**): Buemi fez o que pôde, e foi premiado com os pontos. Alguersuari tem mostrado que ainda precisa de um pouco mais de velocidade.











Prêmios Simbólicos:









O Ás: Os outros pilotos que perdoem, mas dessa vez vai pra Kamui Kobayashi. O cara nunca tinha corrido num F1 antes, tem sua primeira chance no GP anterior, e chega em Interlagos fazendo o que fez. O estilo "foda-se o mundo, vou correr!" lembrou bastante Juan Pablo Montoya em sua primeira temporada pela Williams, e ver um nipônico correndo de maneira arrojada deu saudades do tempo que Takuma Sato ainda ocupava um dos postos da BAR. Kobayashi pode ser o arrojo que falta nos carros da Toyota enfim, quem sabe...


O Arrojado: Pra encerrar o ciclo de uma escuderia que merecia mais longevidade dentro do circo, Robert Kubica demonstrou a velha forma e arrancou um segundo lugar na corrida. O feito se torna ainda maior se a gente considerar que a BMW infelizmente já não rende como o bom carro que ela possuía em 2007 ou 2008.


O Guerreiro: Lewis Hamilton espantou a zica em Interlagos e, largando do fundão, foi passando quem podia e que não podia, até chegar, enfim, no pódio. Vettel fez o mesmo, e por isso mesmo o prêmio se divide entre eles dois.


O Apagado: Barrica, logo na corrida que precisava correr com perfeição máxima, deixou a desejar. Na classificação foi brilhante, conquistando uma pole que levou a encharcada platéia abaixo. Mas em corrida o ritmo ficou ruim a partir do segundo stint, e depois disso ele não conseguiu mais segurar. No final, o oitavo lugar foi um resultado até ruim pra uma corrida que prometia muito mais.



O Braço-Duro: Nakajima, em seu posto de honra, a conquistou novamente assim depois da disputa com Kobayashi, onde bateu sem razão aparente.


O Bundão: Alguém aqui duvida que esse lugar foi de Jarno Trulli?! O italiano errou, bateu, levou dois junto com ele, e ainda se achou no direito de brigar com Adrian Sutil, que só foi prejudicado por sua rodada. Deplorável.

Nenhum comentário: