segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Notas Sobre o GP de Cingapura

+ Na foto acima vemos Felipe momentos antes de “se Ferrari”...

+ Vinha tudo perfeito para o brasileiro até que um erro bobo destruiu todo o final de semana, e talvez o título.
Felipe “Mansell”, sem dúvidas.

+ Que coisa bisonha o desempenho da equipe nas estratégias e paradas de box, hein?

+ Foi uma coisa inacreditável. Eu já tinha achado incrível que no nível da F1 tivesse acontecido aquilo com a Spyker do Albers, mas acontecer a mesma coisa com a Ferrari?????????

+ Sei que bisonho é uma palavra que soa feia, mas foi a única que encontrei para demonstrar, sem o uso de palavrões, a qualidade do trabalho que “A Vermelha” vem fazendo nos boxes.

+ Fiquei pensando: Será que o Dommenicalli e os mecânicos da Ferrari tem molho de tomate correndo nas veias e massa de pizza na cabeça????

+ KKK

+ Falando sério, “A Vermelha” vai rapidamente voltando a ser a ter a cara do Comendador Enzo Ferrari, ou pior ainda, a equipe começa e se parecer com a fase pré-Schumacher, a “época das trevas” vivida pelo time entre a contratação e a demissão de Jean Alesi.

+ Como falei na semana passada, Nelsinho está muito Eric Bernard para quem pretende permanecer em uma equipe do porte da Renault.

+ Se o Nelsinho der uma de Emanuele Pirro, se encher da F1 e não voltar mais, na história da categoria, Nelson Piquet Jr vai virar sinônimo de Safaty car na pista.

+ Aliás, esse Safety car foi como um “Toque de 5 segundos para o final da corrida dos brasileiros”.

+ Piquet? PAFF, bateu no muro. Barrichello? O carro ecológico da Honda simplesmente parou como se tivessem puxado a tomada da eletricidade. Vai ver é porque a corrida foi de noite, faltu energia solar no Honda Civic do brasileiro...

+ Esse Honda RA08 é tão ruim, mas tão ruim que, em condições normais, não dá a mínima chance da boa dupla de pilotos mostrar algum serviço. Barrichello na Honda em 2007 e 2008 me lembra Alboreto na Footwork em 1990 e 1991 e Thierry Boutsen na Ligier bela e ordinária de 91.

+ E o Massa???? Depois da Ferrari dar uma de Spyker, Felipe ainda foi punido e, aparentemente, teve um pneu furado.

+ “Nigel” Massa, sem dúvidas...

+ ...foi uma lambança digna da parada de box do Mansell no Estoril em 91, quando a Williams mandou o Leão de volta a pista com apenas 3 pneus aparafusados...

+ Ron Dennis é antipático e coisa e tal, mas nunca vi algo parecido acontecer na Mclaren.

+ Quando Raikkonen bateu, logo após o abandono por exaustão do Trulli, ficou claro que a 6 voltas do final a missão dos pilotos era sobreviver e continuar rezando para a prova acabar logo.

+ Nico Rosberg poderia ter vencido. Torci pela equipe do Tio Frank. Rosberg é um piloto simpático (sem maldade, hein pessoal...), ameaçador como nos melhores tempos do Ralf Schumacher na Williams.

+ Nico Rosberg = Ralf Schumacher remix

+ Por falar no Nico, ver o alemão “surgindo do nada” como virual vencedor do GP de Cingapura me lembrou o pai dele, Keke Rosberg, um piloto com um excepcional controle do carro, de estilo vistoso e que ganhou um campeonato mundial vencendo apenas uma corrida...

+... coisa que o Retmann perseguiu obstinadamente e sempre bateu na trave. Tem coisas que parecem cair no colo como se fossem presentes, sem grande esforço, né?

+ Você pode estar pensando: “Mas a temporada não foi tão fácil assim, afinal Keke estava em um carro aspirado”. Certo, concordo com você, mas em 86, correndo ao lado de Alain Prost, ficou claro que o finlandês não era do nível do “Quarteto Fantástico” dos anos 80.

+ Por que lembrei disso? Porque a vitória do Alonso, apesar do bom desempenho, foi um desses presentes.

+ Quando o espanhol saiu do cockpit e ficou em pé, em cima do carro, pareceu o He-man dizendo: “EU TENHO A FORÇAAAAAAAAAAAAAA”.

+ Essa foi uma vitória parecido como a de Nelson Piquet em Suzuka 90. Enquanto um campeão voltava a vencer todos comentavam sobre uma coisa que aconteceu no início da prova.

+ Curiosamente em 90 Piquet corria pela Benetton, equipe que tinha Flávio Briatore como manager, e ontem o mesmo Flavio Briatore comemorou outra vitória “privê” de um ex-campeão na Renault, uma espécie de filha da Benetton.

+ SIMPLIFICANDO: Enquanto Felipe Massa “se Ferrari” pela falta de um pirulito, meu xará Alonso foi quem saboreou “o doce sabor da vitória”.. e do champagne.


Fernando Ringel

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