segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Indy: notas sobre o GP


Fernando Ringel + Corrida nota 7

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Wellington Lucas - Pra mim, nota 10! Uma corridaça do começo ao fim onde a estratégia do Franchitti prevaleceu e o azar do Power nos ovais continua firme e forte.

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FR + Como não vou muito com a cara dos ovais, e como não vi o GP ao vivo, pelo que li e pelo que você disse, fico com a nota 7 mesmo.

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WL – Foi divertido. Além da largada “Power Ranger” do Tony Kanaan, o GP teve inúmeras coisas legais como a bela corrida do Andretti e do Wheldon. Fiquei impressionado como o Briscoe, irreconhecível nesse ano. Após disputar o título ano passado, em 2010 conseguiu apenas uma vitória no Texas, aos trancos.

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FR + Bom ver Wheldon (o cara que passou de “O mais sortudo”, para “O mais azarado” de uma hora para outra) e a Panther andando na frente de novo. A Panther é das poucas coisas com um bom nível (digno dos bons tempos da Indy) que nasceram na fase mais vira lata da IRL. É bom para a categoria que ela volte a correr regularmente e... bem! Isso “apimenta” o grid.

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WL – O GP foi todo muito disputado, mas as voltas finais foram coisa de louco! Com muitos carros disputando a primeira posição, nas 50 voltas finais ninguém sabia quem iria ganhar.

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FR + Sabe, estou colocando fé novamente na Indy. Passada a era “Money George” (pelo menos oficialmente pq nos bastidores a gente nunca sabe até onde vai a influência desses caras), a categoria vem melhorando os cacos que herdou da Champ Car. Estão aí Will Power e o Tagliani que não me deixam mentir. Chicagoland é também um exemplo de que, apesar de meio vira lata, nem tudo era tão ruim assim na IRL. Sem falar no fator noite, esse é o tipo de oval (realmente muito bom) com as devidas "doses de Nascar" que começaram a faltar para a CART. Basicamente, o que por conseqüência afastou os americanos categoria, decretando sua a morte anos mais tarde.

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No fim das contas, apesar de curtir a idéia da internacionalização, concordo com A.J. Foyt. A Indy é e tem que continuar sendo americana (e até mesmo por isso, um pouco tosca).

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Fiquei muito satisfeito ao ver o grid composto por 20 carros. Por essas e outras, (apesar de não ser as pistas idéias), por “n” motivos desejo vida longa para GPs como Sonoma e (principalmente) Chicagoland.

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“Daí a César o que é de César”. Se e isso que os americanos gostam , se é isso que vai fazer a categoria forte novamente, que assim seja.

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WL – É isso aí! Falando no australiano, fiquei com pena do Will Power. O cara estava guiando muito, mas teve problemas com a bomba de combustível no finalzinho da prova. Isso pode prejudicar muito o campeonato do piloto da Penske.

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FR + O Power me lembra o Mears, Al Unser Jr. Sabe, aquele cara que transmite ter mais segurança que os outros? Power aparenta ter um algo mais, assim como era o Zanardi e como é com o Franchitti desde que o escocês se transferiu para a IRL. Que moral, hein? Não preciso dizer que o Power é o meu favorito para a conquista do título, né?

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WL - O Andretti fez uma corridaça também, mas ainda bato na tecla de que ele não ganharia uma corrida nem que estivesse em primeiro há 100 metros para a bandeirada

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FR + Tem piloto que demora para desabrochar. Luyendyk levou cinco anos (correndo sempre entre os primeiros) para vencer na Indy (lembrando que o cara desencantou em Indianápolis, com direito a recorde histórico de velocidade na prova e tudo!). O Franchitti é outro exemplo de piloto que sempre foi veloz, mas que só após muitas temporadas se estabeleceu como “bicho papão”. Vai ver esse é o caso do Marco pq a velocidade da família Andretti ele herdou.

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WL - O Castroneves precisa melhorar. O cara parece só ter sorte em Indianápolis. E ainda assim no dia do Pole Day e no dia do Race Day.

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FR + Já o Helinho parece não evoluir mais disso. Embora tenha impressionado desde seu primeiro ano na CART (na pobre e limpinha Bettenhausen), aparentemente o brasileiro está ficando um pouco velho para o título. Lembra um pouco o Scott Pruet, veloz, com sangue quente, vencendo uma corrida aquie e ali, sempre entre os primeiros, mas nada mais que isso.

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WL – Mudando de assunto, a mulherada foi discreta nessa corrida, com algum destaque para a Sarah Fisher que liderou por algumas voltas. Danica, Simona e Bia estiveram “meio tímidas” na prova.

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FR + Por essas e outras volto a ter fé na Indy. Cinco mulheres em uma corrida é um ingrediente muito bom para motivar as pessoas a assistir o GP inteiro. A Indy tem que voltar a ter aquele ar de novela, de espetáculo (por vezes “semi-circense”).

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WL – Falando em espetáculos “semi-circenses”, Milka Duno não largou na ultima posição e andou minimamente bem em Chicago.

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FR + Torço muito por ela. Garanto que ela deve sofrer com todas essas matérias e piadas sobre seu desempenho, ainda que obviamente ela saiba que tudo é verdade (o que deve fazer doer mais ainda).

Ela não é isso que vemos na Indy. Para quem não concorda, sugiro uma pesquisa no currículo dela nas provas de turismo e endurance.

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Talvez estivesse faltando mais ajuda da equipe, que precisa dela para pagar as contas. Talvez agora o time (com medo de perder essa "Mega Sena de saia") esteja dando um apoio técnico maior... pq para o que ela vinha fazendo, não largar em último e andar mais ou menos no meio do pelotão, já é uma coisa que ninguém esperaria no início do campeonato.

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WL – Mando um alô especial para Tomas Sheckter, atualmente “O” tapa-buraco oficial da Indy.

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FR + Esses anos fora da Indy aparentemente serviram para fazer o “Veloz e (muito) perigoso” Tomas colocar a cabeça no lugar. “Melhor para os outros pilotos” diria Kenny Brack...

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WL – Os outros brasileiros tiveram uma atuação discreta, nada a declarar.

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FR + O melhorzinho foi Vitor Meira, que apesar do 9° lugar reclamou do carro, da corrida e de tudo mais. Vitor é o típico piloto que embora não seja um gênio, é eficiente. Exatamente por não pilotar de uma maneira que não atraia muita atenção, Vitor precisa de um carro melhor para conquistar resultados que garantam patrocinadores, e por conseqüência, sua sobrevivência na categoria.

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FR + A FÓRMULA DA VELOCIDADE: Vitor Meira + carisma do Silvio Santos = André Ribeiro

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OBS/PROVA REAL: André Ribeiro - carisma do Silvio Santos = Vitor Meira

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WL – No lado de cá da telinha, enquanto eu assistia a largada no Terra TV, o povo que não tinha internet assistia o Tiririca no Horário Eleitoral. Tomara que isso não aconteça novamente em Kentucky e Homestead.

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FR + É nessa esperança que nos despedimos, deixando aqui o compacto do GP de Chicago, feito pelo Jackson Lincoln, do ótimo Blog da Indy.

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WL - Nos vemos no GP de Kentucky!

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Um abraço,

Fernando Ringel/ Wellington Lucas

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