segunda-feira, 30 de agosto de 2010

F1: notas sobre o GP

Nota para a corrida: 8

+ Spa é linda, veloz, histórica, mas o grande lance que a garantiu no coração de todos que realmente gostam do automobilismo é sua instablididade climática. Se não chovesse de " 5 em cinco minutos, a qualquer momento", junto com os Österreichring da vida, talvez ela tivesse sido limada da F1 há muuuuuito tempo.

+ Por essas e outras, adoro quando chove (e não estou falando isso só por causa das corridas).

+ Longe da briga pelo título, longe da briga pelas vitórias e distante até mesmo do pódio, o personagem principal deste GP da Bélgica foi Rubens Barrichello.

+ Tudo ótimo. Festa e tudo mais. O problema foi o tal (belo) capacete comemorativo. Históricamente, quando o Barrica aparece com uma pintura comemorativa, já penso "OH, OOOOOO!"

+ RESUMINDO: quando ele aparece (como sempre) sorridente, com um capacete estilizado , como diriam os clássicos jogos Grand Prix (do qual o Barrica é fã desde o primeiro da série) "Rubinho is out of the race".

É só ver que, em uma pista de gente grande como Spa, largando em um ótimo sétimo lugar, com previsão de chuva a qualquer momento, convenhamos, a corrida estava pra ele beliscar até um pódio ou quem sabe uma miraculosa vitória (na chuva o cara faz mágica, olha só Silverstone 2008). Porém... abandonou na primeira volta.

Aparentemente, ele comemora essas datas emocionalmente significativas antes mesmo da largada, e durante a corrida, acaba faltando a devida concentração. Muito da antipatia alimentada pela torcida contra o Barrica se deve a essas situações em que todo mundo acha que ele vai detonar e o negócio acaba antes mesmo de começar.

+ Falando sobre o homem Rubens Barrichello, fico feliz por vc cara! O Rubinho é dos poucos do automobilismo que sinto vontade de conversar pessoalmente, e... posso estar errado, mas ele é também um dos poucos caras do automobilismo que aceitariam um convite meu ou seu para "almoçar um cachorro quente feito alí na esquina".

Em suma, um cara muito legal que pagou muito caro por ser não ter vergonha de ser um brasileiro que tem sangue correndo nas veias.

+ Chegando ou não aos 400 GPs (o que não é tão absurdo assim se pensarmos que em 2008 Rubens estava comemorando a marca de 257 corridas na F1, além do quê, o número de GPs por temporada vem aumentando). Por isso, já estou bolando um presente (com a marca 400 GPs) para a hora em que o Barrica se aposentar, independente de atingir essa marca "inatingível"ou não.

+ No mais, não curto muito postar videos, mas pela ocasião e pelos depoimentos, abaixo uma homenagem feita pela TV Globo:



+ Quanto a corrida, Webber foi um pouquinho mais lento (uma sacanagem sem fim essa coisa de os caras que estão posicionados no traçado sempre se beneficiarem na largadas), mas Vettel (O Jogador de Fliperama) tratou de recolocar os pingos nos "is" e trazer o segundo piloto da Red Bull de volta à briga pela vitória.

+ No fim das contas Webber, sempre sensato, ainda se beneficiou da afobação do Kubica nos boxes, garantindo um segundo lugar que pode decidir o campeonato a seu favor. A importância em ser o mais regular possível se torna ainda maior nesse momento em que a briga está se afunilando entre ele (Webber) e Hamilton (um cara tão veloz, mas tão veloz que pode jogar uma vitória no lixo na última volta, por um erro qualquer).

+ Daqui em diante assumo meu lado torcedor: quero Webber campeão em 2010! Até pq se ele não vencer, com essa rixa entre o australiano Vettel e a Red Bull, (além de já estar meio "velho"), Mark tem tudo para descer ladeira a baixo na F1.

+ Sobre a avalanche de críticas em cima do Vettel, nessa ele abusou, mas não foi culpa única e exlcusiva dele. Foi o mesmo ponto onde o Barrica (repetindo, o Barrica) "encoxou" o Alonso. Alí, quando está molhado, vira sabão e na câmera on board é possível enxergar as gotas que caiam naquela parte do circuito no momento do acidente. Claro, Vettel sabendo de tudo isso melhor que eu e você, não devia ter tentado nada ali, naquela hora, mas o que pareceu a maior barbeiragem da década é mérito também de São Pedro.

+ FINALIZANDO: caso Sebastian tivesse conseguido controlar o carro e passar por fora, todos estariam chamando o alemão de gênio.

+ Quanto a Mclaren, (essa merece um tópico só para ela) enquanto o pessoal da F1 usa as férias para descansar, a eterna equipe de Ron Dennis (mesmo que distante, a alma da equipe) simplesmente voltou à vida no campeonato. Até o momento em que Vettel resolveu bancar o Alesi, Hamilton liderava com Button em segundo... e não era sorte.

+ Sem dúvida, essa é a equipe que mais me identifico. Lá tudo é ultra profissional, eficiente e belo. Está certo que deve ser muito difícil ter um patrão como Ron Dennis (Michael Andretti que o diga), mas se James Bond fosse piloto de F1, com certeza estaria na Mclaren.

+ Quanto aos seus pilotos, em condições adversas Hamilton leva uma certa vantagem em relação ao Doctor Button. Não em questão de velocidade, mas em termos de temperamento mesmo. Hamilton é mais Senna enquanto Button é mais Prost, se é que vocês me entendem.
Sendo naturalmente mais cuidados, obviamente no "chove e seca" Jenson vai com mais calma, o que se reflete no número muito menor de erros... e um pouco menos de velocidade tbm no molhado.

Por outro lado, é exatamente a "falta de juízo" que se traduz na maior popularidade de Hamilton e também em saídas de pista como a que quase tiraram o inglês da prova, quando liderava tranquilo.

+ Na Renault, o carro vem melhorando demais! Kubica é um caso à parte. Enquanto Vettel insiste em seguir o mesmo roteiro interpretado pelo Alesi (veloz porém pouco inteligente), Kubica encarna uma espécie de "Alesi que deu certo". Veloz em qualquer carro, pista ou condição climática, Clay Regazzoni se sentiria orgulhoso em ser comparado ao polonês.

+ No segundo carro, Petrov melhorou demais! Saindo do fim do grid, chegou em 9°, garantindo mais dois pontinhos para a Renault (made in Russia).

+ Na Mercedes, em uma corrida disputada sob condições adversas, em um ciruito pra lá de seletivo, Rosberg suou para chegar na frente do "Schumáchina".

+ Na boa, a fase pode não ser das melhores, mas "uma vez Schumáchina, sempre Schumáchina". Nos momentos de loteria pudemos ver lampejos do velho Schumacher.

+ Com um carro melhor, ainda aposto no Heptacampeão. Lembrando que esse W01 é muito mais um chassis Honda/Brawn que um Mercedes. Portanto, é um carro feito para o estilo mais calmo de Button e Barrichello, no qual Rosberg se adapta melhor. Quem dirigiu os Benetton da "Era Schumacher", garante que o carro era muito nervoso. Em 96 Berger disse, após algumas rodadas em seu primeiro teste na Benetton com que Schummy foi bicampeão em 95: "o carro é inguiável".

+ Então, de fato o primeiro chassis Mercedes para a F1 contemporânea será o W02 do ano que vêm. Esse sim um carro com o dedo do Schumacher. Então, se em 2011 ele continuar disputando o sétimo lugar, aí sim vou concordar com que diz que Greatest "já era".

+ Dentre as equipe melhores, ops (olha meu inconsciente falando alto), dentre as equipes MENORES (ehehe), a Lotus continua melhorando muuuuuito.

+ Heikke continua tirando o "Pé da Kova", enquanto Trulli fez seu melhor GP em 2010, apesar de uma rodada na frente de vários carros que (ARGH!) me fez prender a respiração!

+ Na Force India, Sutil continua dando uma de Kubica (KARAI!) e Liuzzy continua dando uma de Liuzzy (HAUAHUA).

+ Na Sauber, o Koba continua nos pontos, fazendo milagres com um carro sem patrocínio. Só mesmo a competência da Sauber (como sempre, uma equipe grande sem dinheiro) para beliscar até mesmo o Q1 em alguns GPs.

+ Quanto ao De La Rosa, o cara está de bode expiatório. Nâo há dinheiro na Sauber e obviamente, Pedro é o segundo piloto. Se o Kobayashi conta os grãos para fazer a feijoada, imagina o que sobra para o De La Rosa cozinhar?

+ Obviamente o resultado não é "muito gostoso", né?

+ Na Simtek, Glock não fez nada. Di Grassi quase nada.

+ IRONIC Mode ON: . Ah, o nome da equipe é Virgin.

+ Como dizia uma professora de matemática (não me lembro o nome), "a ordem do produto não altera o resultado".

+ Por último, bem íntima desta expressão, a Hispania fez sua melhor corrida em 2010.

+ MÉL DÉLZ Mode ON: Yamamoto não estava andando em último? Bruno Senna correndo em 18°?

+ No mais, a Ferrari não fez nada demais em Spa. Massa terminou em um discreto quarto lugar. Aparentemente o melhor que poderia ter feito.

+ Alonso teve a corrida toda prejudicada por erros seus, da equipe (como sempre) e até mesmo erros dos outros pilotos (Barrica, por exemplo).

+ Apesar de ter abandonado antes de completar a primeira volta, só deu Rubinho nesse GP da Bélgica, hein? Normal, o cara tem um tremendo carisma. Se eu fosse da Globo, mesmo antes da sua aposentadoria, tentaria contratá-lo como comentarista para as transmissões da F1.

O cara fala bem , é simpático, excelente piloto, famoso, além de praticamente ser uma enciclopédia viva do automobilismo. Começou em carros rústicos (anos 80), passando pelos "video games de verdade" dos anos 90 até os atuais. Em suma, Barrichello pilotou os melhores carros de corrida do planeta (F1), na época de maior ênfase técnológica da história. Isso há de valer algo após o término da sua carreira vocês não acham?


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br
("SIgam-me os bons", kkk)

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