segunda-feira, 17 de maio de 2010

F1: notas sobre o GP


+ NOTA PARA O GP: em termos de Mônaco (disputado em pista seca), nota 8

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+ Antes das notas, tenho que confessar três coisas: não gosto das corridas disputadas em Mônaco, Indianápolis e muito menos das 24 Horas de Le Mans. São corridas muito longas. Antes de tudo, uma corrida televisionada é um programa de TV então, ela tem que acabar antes de você ficar de saco cheio. A corrida tem que acabar como todo programa realmente bom: você tem que pensar “mas já acabou? Queria ver mais...”.

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+ Antes que você fique com preguiça de ler o resto das notas, vamos fechar o raciocínio: apesar de não gostar dessas corridas, por sua longa duração (Le Mans), perigo excessivo (Indy 500) ou por sua monotonia (Mônaco), reconheço o que elas representam e gosto (isso sim!) da festa que envolve sua realização. Principalmente, gosto de como as pessoas aparentam estar mais felizes nessas corridas.

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+ Por que eu disse isso? Porque em geral a moda parece ser criar pistas de rua e de uns tempos para cá, todas tem em seu DNA uma tentativa (frustrada) de recriar o clima de Monaco. Por que um brinquedo caro como Abu Dhabi não funciona? Ora, porque Monaco é um circuito chato sim, difícil, mas é assim porque foi criado a partir das limitações e características da cidade. Por isso Montjuich Park e Enna Pergusa tem seu charme: o traçado pode não ser o ideal, mas o circuito é assim porque é isso que o terreno permite construir, e os engenheiros fizeram o que puderam para fazê-las empolgantes. Não simplesmente fazer um tipo de “Mônaco do Paraguai”.

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Podem existir pistas melhores (um monte delas), mas essas são essenciais porque (tanto para o lado positivo quanto para o negativo) são circuitos originais.

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+ Assim como diz o Hino Nacional do Brasil, essas são corridas fundamentais porque são “gigantes pela (sua) própria natureza”. Por isso, a nota 8. Apesar de ter sido em Monaco, para os padrões das corridas em Monte Carlo, foi muito boa sim.

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+ Mudando de assunto, (mas ainda misturando as categorias top) deu certo a versão Monaco Formula Indy: ainda bem que toda hora teve bandeira a amarela e safety car. Se toda vez em que um GP de Monte Carlo estivesse chato, o safety car entrasse na pista, seria a salvação!

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+ Menção honrosa para a transmissão da Globo, disparada a melhor dos últimos tempos. Luciano Burti matou a pau em cada comentário.

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+ Prova disso é que o Galvão nem tentava discordar (fato inédito). Até o Reginaldo aparentou estar menos formal.

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+ Viu? Monaco é muito importante pelo que representa, pelo lado emocional, psicológico da F1. É como se fosse todo mundo voltando para casa para rever a família.

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+ Até pq, se a F1 é $$$$, claro que ela casa muito bem com um país de milionários (ou seria um condomínio de luxo?) , cheio de cassinos como Mônaco.

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+ RESUMINDO, poderia até fazer um novo post para a série COMBINAÇÃO PERFEITA:

__________________________MONACO >>> $$$ >>> F1

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+ Dentro da pista, mais pontos para Vijay Malhya!

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+ Além de Sutil (quem foi o psicólogo que consertou os nervos do alemão?), Liuzy também marcou pontos!!!

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+ KARAI Mode ON: sobre a Force India, o que mais espanta é que há três anos, ela era uma mistura do que são hoje Lotus Racing e Hispania!!!

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+ Falando em equipes com motor Mercedes, a McLaren participou do GP de Monaco????

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+ HUMOR NEGRO MODE ON: Jenson Button não quis comentar a frase acima, ehehe.

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+ Mudando de assunto, mais uma vez deu tudo errado para a Sauber. Infelizmente a equipe está indo para o brejo... sniff, sniff, sniff.

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+ Ainda sobre a turma do fundão, Chandhok assumiu o posto que costumava ser ocupado por Adrian Sutil: se alguém fizer alguma bobagem, será na frente, atrás ou envolverá o pobre Karun Chandhok.

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+ KARAI Monde ON2: qualquer um ficaria “p” da vida com isso, porém na Rascasse a situação tomou um clima dramático.

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+ No “acasalamento” entre a Lotus do Trulli e a Hispania do indiano, quase que Karun perdeu a cabeça... literalmente.

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+ Quando vi a parte de trás do Santo Antônio destruído, lembrei do que Bruno Senna falou sobre a falta de peças na equipe e pensei comigo mesmo, “pelo menos agora o carro do Chandhok vai terá uma inovação aerodinâmica na Turquia, kkkk”.

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+ FÍSICA TOSCA MODE ON: menos carenagem = menos arrasto, certo?

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+ Sobre a Lotus, Trulli estreou mais uma pintura em seu capacete (deve ser a milésima). Parecia que Petrov estava pilotando os carros verdes...

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+ De alguns ângulos, parecia que o espanhol Marc Gene estava pilotando uma Jaguar.

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+ Lembra do carros verdes espelhados da ex-Stewart???

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+ Tanto como era na Jaguar quanto é atualmente na Lotus, do carro só se salva a (magnífica) pintura.

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+ Na Virgin, o pessoal continua jogando R-Factor. Pena que eles não conseguiram um MOD decente para Mônaco.

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+ Quanto aos sofredores dos carros vermelho e preto, apesar do sobrenome, Di Grassi vendeu caro a ultrapassagem a Alonso.

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+ Curiosamente, Jarno “chicane” Trulli deixou o espanhol passar de graça, kkk.

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+ Quanto aos milagreiros, Barrica vinha usando e abusando de sua experiência nas curvas de Mônaco quando a suspensão traseira quebrou e jogou no guard rail seus pontos...

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+... exatamente como aconteceu em 99. Barrica vinha fácil em quinto quando a suspensão traseira destruiu nas Piscinas a corrida do brasileiro.

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+ Coincidência ou não, Barrichello está em sua melhor temporada desde 1999. Vai ver a pilotagem do brasileiro se adapta melhor ao torque dos motores Ford.

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+ Sobre a falta de potência dos motores Cosworth, vou reproduzir (depois de “uns 10 anos sem entrar no Orkut”) um comentário meu na F1 Brasil:

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“Não é de hoje que os Cosworth são assim. Só foram top até os anos 70. Desde os anos 80 eles disputam as equipes médias e pequenas com Judds e Yamahas da vida.

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A única equipe em que o motor funcionou foi com a Benetton, mas aí não era exatamente a Cosworth. A Benetton era a equipe oficial da Ford na categoria, tanto que a Mclaren (mesmo contando com o Senna) teve que aceitar motores "b" em 93 pq (blá, blá, blá, todo mundo sabe dessa história, né? Para quem não lembra) o compromisso da Ford era com a (na época) equipe de Michael Schumacher.

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A diferença entre os Cosworth e os Ford era tanta que, de trunfo para a Benetton, foi o que causou a morte da Lotus.

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Quanto ao carro não destracionar mesmo com o pé cravado no acelerador, a grande qualidade dos Cosworth sempre foi a dirigibilidade. Até por esse motivo se tornou uma espécie de motor oficial das equipes pequenas... ou com menos dinheiro, o que significa (na maioria das vezes) chassis piores.

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Convenhamos, o que é o caso da Williams hoje, mas que a Cosworth está pior do que de costume, isso está.”

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+ Ainda sobre a Williams, a cada ano um carro praticamente novo é construído... e praticamente reconstruído durante a temporada. Mesmo assim, os carros de cada equipe tem suas características básicas. Repare como a McLaren sempre anda bem em Hungarioring. Coisa ligada às características estruturais dos projetos MP4. Da mesma maneira, as Williams FW volta e meias são muito instáveis.

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+ Até por isso eles partiram para os recursos eletrônicos no inicio dos anos 90, coisa que solucionou alguns problemas aerodinâmicos.

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+ Pelo mesmo motivo, a FW16 de 1994 era tão nervosa: puxaram a tomada do vídeo game e o que ficou foi um carro veloz porém bastante instável.

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+ Posso estar falando a maior besteira do mundo, mas a maneira como Hulkenberg foi reto na “reta curva” do túnel me lembrou o acidente fatal do Senna.

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+ Claro, apesar da explicação digna de tese de doutorado do Luciano Burti, o acidente aparentou ser um pouco de barbeiragem do Hulk tbm.

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+ Em Mônaco, como em toda grande evento esportivo, acontecem várias provas preliminares antes da F1. (coisa que nunca entendi, os personagens principais da festa pegam a pista toda suja de óleo, peças, borracha...)

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+ Pode ver que ao bater, o carro levantou uma nuvem de poeira digna da reta principal da SP 300. Além disso, o carro que vinha atrás (Bruno Senna) deu uma bela atravessada no momento em que a Williams do alemão ainda “se esfregava” no guard rail. Algumas voltas depois Di Grassi quase perdeu o controle do carro na saída do túnel.

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+ Quando Hulk saiu do carro, pensei comigo, “hum, isso é ruim porque a equipe vai falar para o Barrica andar com mais cuidado”. Cerca de uma hora depois, a suspensão do brasileiro quebrou (segundo Rubinho, o volante entortou durante o pit stop!!!).

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+ Vai ver foi mesmo um problema do carro não se entender com as características da pista (zebras, asfalto, etc).

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+ Na Ferrari, “o ano não está nada Massa, para o Felipe”, kkk. Parece que o brasileiro está sofrendo de "SÍNDROME DE MICHELE ALBORETO".

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+ RESUMINDO: teve sua chance de ser campeão pela Scuderia, mas depois, só azar. Tomara que seja penas uma má fase.

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+ Schumacher está saindo de uma maré ruim, Felipe ainda está tomando alguns caldos enquanto Alonso (como escrevi na resenha sobre o GP da Espanha), voltou a ser rabudo como nos anos em que conquistou seus títulos na Renault.

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+ Por falar na "ex-equipe francesa", na Renault "made in Russia", a expressão nervosa do Petrov ao ficar fora do Q1 tem nome: Robert Kubica.

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+ O terror de qualquer piloto não é exatamente ser mais lento que o seu companheiro, mas sim... ser muuuuuuuuuuito mais lento que seu companheiro. Pensa que foi o Briatore quem demitiu o Moreno na Benetton? Neca, foi o Piquet.

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+ Da mesma maneira como Senna “demitiu” Michael Andretti, Vettel “mandou embora” o Bourdais...

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+ ... e não é caso de dizer que os pilotos citados eram fracos. Quando um cara tem performances brilhantes como o Prost na Ferrari em 90, até mesmo um Nigel Mansell fica meio apagado...

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+ Apesar de concordar com Jackie Stewat quanto ao negócio de o piloto não assumir riscos desnecessários, dá gosto ver um piloto andando mais que o carro. Não via isso o que Kubica vem fazendo desde o Vettel na STR.

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+ Falando em pilotos que fazem a diferença, e o Schumacher, hein? Não fosse a jogada de mestre do heptacampeão na saída da Rascasse, perguntaria se o Michael não teria trocado de capacete com Mark Webber.

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+ Ao menos uma nova ultrapassagem os tributos do Schummy terão daqui para frente, Seu retornou não foi completamente em vão.

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+ Ah, quanto ao Webber, como escrevi no GUIA VEL MAX F1/2009: Mark é o melhor piloto australiano desde Jack Brabham!

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+ Para finalizar (e dispersar qualquer dúvida sobre o cara), Webber é o único que conseguiu andar rápido nos belos e frágeis carros da Jaguar, então... DE OLHO NO CARA PQ ELE ESTÁ ACELERANDO COMO NAQUELES TEMPOS (e agora está no melhor carro do ano)!

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+ Te cuida Vettel.

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OBS: por absoluta falta de tempo, esqueci de mandar para o (Bandeira) Verde (kkk)uma dica de "performance FULL HD" em Monte Carlo: Michele Alboreto em 1985. Um show (em uma época em que a pista era bem mais estreita que hoje em dia)!

OBS2: enquanto a Sauber segue em sua veloz via cruscis pela temporada 2010, nessa semana postarei mais o DOSSIÊ BÁVARO, série de posts sobre a BMW F1, escrito pelo amigo Pedro Ivo e ilustrado por mim, mim Ringe, ops, Fernando Ringel, hauhauhauhauhauha.

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OBS3: criei o meu Twitter há duas semanas, mas até agora não fiz nada com ele. Enconrajado pelo comentário do amigo Jorge "Pod do Pezzolo" (eheheh), vou ver se começo a mexer nele. Quem quiser me adcionar @FernandoRingel.

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Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

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