quinta-feira, 6 de maio de 2010

A Evoluação da Espécie: HRT²

__No segundo post sobre a equipe de Bruno Senna e Karun Chandhok, vemos no canto esquerdo o logo da Imagineer, produtora e criadora de jogos. Apesar de não ter muitos games em seu currículo, a Imagineer produziu o mais injustiçado jogo de corrida de todos os tempos.

Convenhamos, o Nintendo 64 sempre foi um desastre em termos de jogos de corrida. Até os que se diziam "simular as emoções de uma corrida de verdade", não passavam de arcades no melhor estilo Super Monaco GP (sem o feeling da Sega para este tipo de game).

Pra falar a verdade, quando o assunto é jogo de corrida, a Sega sempre deu um couro na Nintendo. Dito isso, após desenvolver uma pequena pérola underground no Super Nintendo chamada Racin´Drivin (gráficos poligonais para 16 bits no inicio dos anos 90!), a Imagineer estreou mal nos 64 bits fazendo uma porcaria que atende pelo nome de MRC: Multi-Racing Championship.

Sabe aqueles jogos em que você aperta um pouquinho para o lado e o carro vira com tudo? Pois então, o MRC é desse "naipe". Merecidamente os japas ouviram poucas e boas da imprensa especializada no mundo inteiro. Aí, eles aproveitarm o que valia a pena do MRC (os gráficos) e fizeram o GT Championship "com sangue nos olhos".

O resultado foi o que considero o avô do que conhecemos (e babamos) como R-Factor. A dirigibilidade assusta pela dificuldade. Aparentemente o carro s recusa a virar nas curvas, mas após algumas batidas, você pega a manhã e aí... DIGO E REPITO: GT CHAMPIONSHIP VICIA!

Tenho uma extensa experiência como "test driver de jogos de corrida", desde o Enduro do Atari até os atuais passando pelo clássicos dos fliperamas como Rad Mobile) e afirmo que GT Championship é a melhor simulação em termos de jogos com carros para Nintendo 64. Claro, salvo as deficiencias do N64 quanto a jogabilidade.

Quando o jogo foi publicado (1998), mais uma vez a Imagineer foi massacrada. Em geral a imprensa especializada deu nota 10 para a visão em primeira pessoa, atrás do capô (existem várias opções de visão), a quantidade de detalhes da traseira dos carros concorrentes, mas a "jogabilidade de macho" espantou quem estava acostumado com Mario Kart 64 (ou com aberrações em 64 bits como porcarias do tipo Monaco Grand Prix).

No terceiro logo, como advinhou o amigo Leandro "Textos Clássicos do Verde" (kkk), o logo da Hispania é a cara do logo mais recente da Texaco.

OBS: abaixo, no Nintendo 64, o bisavô do R-Factor.



OBS2: quer jogar? Desculpe a trilha sonora (nisso sim a Imagineer mereceu nota zero). Baixe a rom, o emulador e curta o campeonato japonês de Gran Turismo de 1997. Além de estrelas locais você ainda pode jogar com Erik Comas ou Aguri Suzuki em Phoenix (traçado usado pela F1) e mais 5 pistas, entre elas um tipo de "velho Nurburgring pop."

OBS3: sorry buddies, mas a rom desse jogo tem alguns bugs durante as corridas. Nos treinos, tudo ok. Para mim, encaro os probleminhas com o cenário como se fosse neblina ou chuva e "sento a botina", eheheh.

Ah, se o jogo travar, é só apertar ESC e voltar a acelerar, blz?


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

Nenhum comentário: