segunda-feira, 10 de maio de 2010

F1: notas sobre o GP


+ Vai um papel de parede 1024 X 768? Como diz jorge (mito) Ben Jor, "Salve, salve simpatia".
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+ Sugiro que vc centralize a imagem acima, e deixe as bordas pretas como fundo para os seus ícones.

+ NOTA PRA O GP: 5

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+ Pode parecer muito, mas já vi corridas bem piores em Barcelona.

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+ A pior foi a de 99 (ou seria 1998?). Que eu me lembre, aconteceu apenas uma troca de posição em todo o GP! Wurz deu uma escapada e perdeu algumas posições no meio do pelotão.

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+ Apesar de não ter sido tão chata, se não fosse a volta do Schumacher, teria desligado a TV na metade da corrida.

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+ Por essas e outras vejo a F1 (desde os anos 80) como uma novela e Bernie Ecclestone como seu autor.

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+ Como se fosse um jogo de xadrez, tio Bernie mexe uma peça pra cá, outra pra lá e segue mantendo o jogo vivo (rentável e ao mesmo tempo interessante para a mídia).

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+ Outro ponto que faz esse GP da Espanha parecer melhor do que costuma ser é que... semana que vem tem GP de Monaco! Uma bela porcaria (literalmente).
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+ MEDO, MUITO MEDO!
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+ Por falar em medo, uma coisa pode-se dizer nesta primeira temporada de Bruno Senna: para andar na Hispania, tem que ser corajoso.

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+ Não é apenas uma questão de se preparar para encarar os riscos da alta velocidade, mas aceitar que o carro pode se desmanchar no meio de uma curva ou coisa do tipo.

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+ Senninha, Chandhock, Glock e Di Grassi merecia uma medalha de bravura.

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+ Aliás, coitado do Chandhock. Foi atropelado pelo Massa (muito em função da afobação do brasileiro em alcançar Button) e depois pelo Alguersuari.

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+ Porém, estranho mesmo foi a dúvida da equipe da Globo sobre o grande mistério: DE QUEM ERA O AEROFÓLIO PRETO E VERMELHO QUE ESTAVA NA SAÍDA DA CURVA EM QUE O ALGUERSUARI DEU UM CHEGA PRÁ LÁ NO CHANDHOCK?

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+ PALPITE DO GALVÃO: “foi uma das Virgin”

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+ PALPITE DA MARIANA BECKER: “acabei de estar nos boxes da McLaren, e também não é de lá”.

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+ KKKKKKK, na boa, esse pessoal é genial!
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+ Manda o Galvão pro Zorra Total, ahuahuahuahuhauhauhauhuahuahuahuauau. Falando sério, sei que o pessoal está fazendo (pensando) em vários coisas ao mesmo tempo durante a transmissão, mas pô! Essa é a Globo, não é? Então como eu (que acabei de acordar) vejo as imagens da minha TV 20 polegadas e sei de quem é o aerofólio enquanto os caras (uma equipe inteira DENTRO DO CIRCUITO) com tudo quanto é equipamento demoram um tempão para no fim ficar na dúvida???

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+ Ah, não sou um dos X-Men, blz? KKKKKK. Os caras é que aparentemente estão meio cegos...

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+ Falando no Algueruari, esse foi seu melhor GP na F1. O cara está evoluindo muito. Fez o bom Sebastian Buemi parecer um reject.

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+ Ainda sobre o pessoal do meio do pelotão, foi de dar pena da Sauber (de novo). De La Rosa e Koba tinham tudo para marcar pontos, mas em três curvas a vaca foi pro brejo.

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+ Pra falar a verdade, para Pedro “Power Zica” De La Rosa, a corrida durou menos de uma reta. Buemi acertou e furou o pneu traseiro direito do espanhol.

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+ Duas curvas depois, Koba estava disputando posição já nos pontos quando... foi colocado para fora da pista. Ainda voltou, batalhou, mas só deu para sentir o cheiro dos pontos (de novo!).

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+ Além disso, (KARAI, ainda tem noticia pior?) só me lembro de ver equipes praticamente mortas fazendo permuta com fast foods para alimentar a equipe.

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+ Doeu ver o tal King Burguer como o único logo visível (além da marca da própria equipe) na pintura branca do bom carro suíço.

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+ Esse é um procedimento padrão para quem não vai completar a temporada por falta de dinheiro. Que eu me lembre, (apenas para citar uma única temporada), isso aconteceu com Brabham, March e... Andrea Moda em 1992!

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+ MEDO, MUITO MEDO 2!

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+ Ainda no pelotão do meio (que termina as corridas), vale ressaltar o bom trabalho de Barrichello, Kubica e Sutil. Cada um no seu quadrado... fazendo o seu pequeno milagre de cada GP.

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+ Não concorda? Dá uma olhada na corrida dos companheiros desses 3 e tire suas próprias conclusões.

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+ No mais, torci muito pelo Schummy. Deu tudo errado para o Rosberg, Doctor Button segue naquele ritmo homeopático dele (marcando pontos preciosos)

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+ Button é aquele cara que leva um empurrão e fala, "você vai ver na saída", kkkk. Agora, esses pontos não parecem muito, mas no fim do campeonato... decidem para quem vai o título.

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+ Na Ferrari, Massa sofreu com o carro (ou o carro está sofrendo com o Massa????) enquanto Alonso voltou a ser rabudo como em seus tempos de Renault.

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+ Já Lewis Hamilton...(bom, esse merece um tópico só para ele). O CARA É O MANSELL BLACK POWER! O único, entre os grandes pilotos, que vive ficando fora dos pontos, mas nunca sai da boca do povo.

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+ OK, a McLaren vive tendo esse problemas, pelo menos um acidente por ano por causa de um pneu dianteiro estourado, mas vendo o Hamilton abandonar, vimos um exemplo perfeito de como o automobilismo é muito mais uma ciência que um esporte. Não se trata apenas de azar os abandonos dos Alesis, Montoyas ou do Hamilton.

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+ VAMOS REFLETIR: por que Keke Rosberg teve muito mais problemas mecânicos que Alain Prost na McLaren em 86? Por que Mansell tinha muito mais problemas mecânicos que Prost na Ferrari em 90? Por que Hamilton tem muito mais problemas mecânicos que Button na McLaren em 2010?

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+ Porque andar de lado, derrapando, voando por cima das zebras tem seu preço. No automobilismo, “agressividade cinematográfica” se paga com acidentes e quebras de cambio e motor. (Seria por aparecerem mais na TV a maior popularidade dos pilotos "doidões"???)

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+ Como dizia Jackie Stewart, “nunca ande mais que o carro”.

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+ E tá certo. Piloto não é Deus. Fazer o carro andar rápido é papel da equipe, dos mecânicos. O desempenho do chassis está praticamente definido antes mesmo de ligar o motor e sair para a pista.

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+ O papel da equipe é fazer o carro ser rápido e o único dever do piloto é... não pilotar devagar, fazendo o que tem que ser feito para trazer o carro inteiro de volta aos boxes.

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+ Como disse certa vez Michele Alboreto ao abandonar na última volta, “para ganhar, você tem que primeiro cruzar a linha de chegada”.

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+ Não exatamente com essas mesmas palavras, mas a idéia... ah, vc já sabe. Sempre digo isso, né?? KKK.

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+ Falando em duplas diferentes, os freios do Vettel pagaram mais uma vez pela velocidade do alemão. Mesmo assim ele levou com facilidade o carro até o final.

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+ Menção honrosa para o ziguezague excepcional do Vettel para desviar das “lombadas” na primeira curva, quando saiu da pista para desviar de Hamilton e de uma das Virgin.

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+ Pena que estilos espetaculares tenham seu preço, né? Por isso, DIGO E REPITO: impecável o final de semana de Mark Webber!

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+ O carro é fora de série, coisa do naipe das “Williams do outro mundo” de 1991/92/93. Duvida? Quando Vettel voltou dos boxes, após ter trocado um pneu supostamente furado, ele voltou a mais ou menos 40 segundos do piloto mais próximo... um tal Michael Schumacher, piloto da Mercedes. É mole?

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+ Sem falar que as semelhanças não param por aí. Adrian Newey foi o pai das Williams FW14, FW14b e FW15, além do quê, essas maravilhas eram empurradas por motores Renault... assim como acontece hoje com a Red Bull.

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+ Além disso, se essa pista de Barcelona tem alguma serventia, é a de definir claramente o quanto cada carro

pode ser veloz.

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+ RESUMINDO: geralmente quem ganha em Barcelona é o campeão, não exatamente por causa do piloto, mas pq... só ganha essa corrida quem tem o melhor carro. No caso, ganha o primeiro piloto da equipe, o que foi por vários motivos ($$$$) o cara para ganhar o campeonato.
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+ Por isso a corrida é sempre tão chata. Nessa pista não existe imprevisto, a não ser que chova. Aí, "ninguém é de ninguém" e o traçado faz jus a beleza de suas curvas. Sempre que chove a corrida é cráááááááássica.
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+ Fazia tempo que eu não escrevia isso, kkk. Assim como faz tempo que não chove no GP da Espanha, infelizmente.
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+ PARA FINALIZAR, sei que a Lotus atualmente não tem a ver com velocidade, mas KARAI!!!! O CARRO É LINDO!!! Mais um carro reject que eu queria comprar, kkkk.

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+ Até o GP de Mônaco-co-co-co-co...

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OBS: isso foi um eco, viu? Que mente poluída a sua hein??? KKKKK.

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Um abraço,

Fernando Ringel

2 comentários:

jorge disse...

ótimo comentários, sempre
tá na hora de ter um twitter. e sumiu da pezzolo.tv hein? cade seus comentários?

Fernando Ringel disse...

GRande "Pod do Pezzolo" (kkkk),

muito orbigado pela força! O Twitter já está no ar, quem quiser me adicionar, @FernandoRingel


um abraço e mais uma vez, obrigado!