quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Evolução da Espécie: trigêmeos

__Como diriam os locutores de Boxe, "no canto esquerdo do ringue", o brasileiro Chico Serra fazendo suas melhores, e últimas corridas na F1 (Arrows/1983). Não fosse a grana de um belga chamado Thierry Boutsen, talvez Chico tivesse conseguido mais tempo para garimpar uma equipe melhor para o ano seguinte...

Falando em 1984, a segunda foto é do "Momento Agora Vai" na carreira do bom Derek Warwick. Após boas temporadas na "pobre, boa e limpinha" Toleman, o Jenson Button dos anos 80 finalmente teria um carro de ponta nas mãos. Pena foi o Renault RE 50 não ter sido nem sombra do carro do ano anterior, com o qual Prost só não foi campeão pela genialidade de Gordon Murray e pela técnica e malandragem de Nelson Piquet.

Problemas de confiabilidade, abandonos por pane seca ou simplesmente falta de velocidade da boa dupla (porém nada genial) Warwick/ Tambay, contribuiram para o fim da equipe de F1 da Renault em 1985. Sniff, sniff, sniiff.

Essa EVOLUÇÃO se chama Trigêmeos evidentemente porque os capacetes, tirando um efeito de pintura no azul do Serra, são idênticos! Essa relação fica ainda mais "familiar" porque Paul era o irmão mais novo de Derek Warwick. E muito bom piloto também, diga-se de passagem.

Paul vinha detonando o campeonato de 1991 da F3000 britânica (5 poles e 5 vitórias na s5 primeiras corridas!!!). Em Outon Park, advinha? Paul liderava a corrida quando um problema mecânico o fez bater... a mais de 200 km/h! O chassis se desintegrou, o "Warwickizinho" foi ejetado do cockpit e... chega, né? Isso aqui não é release sobre filme de terror. R.I.P.

Mesmo assim, com os pontos conquistados nas 5 primeiras corridas, Paul foi o campeão da categoria naquele ano.

OBS: Em 1986, Derek Warwick estava de contrato assinado com a Lotus. Tudo ia bem até que Senna vetou o inglês na base do "ou ele ou eu". Como todas as equipes minimamente competitivas tinham fechado suas duplas para aquele ano, Derek, o queridinho da Inglaterra na época, ficou a pé. Pior ainda, o queridinho da Inglaterra ficou sem a... LOTUS!

Na F1, para as grandes equipes, a carreira de Derek acabou ali, sendo sepultada na Arrows por anos e anos. O inglês não falou mais com Senna até a morte de Paul. O brasileiro foi o único piloto da F1 que enviou um cartão para a família Warwick, demosntrando pesar pela perda. Amigos os dois nunca foram, mas desde 1986, nos treinos de classificação, sempre que possível, Senna "puxava" os modestos Arrows Judd e Arrows Cosworth de Warwick com o vácuo da sua Mclaren.

OBS2: Paul e Derek Warwick = Ralf e Michael Schumacher vintage.

OBS3: Especialmente a foto do Derek Warwick está "pra lá de pixelizada", sorry. Idéias para posts tenho aos montes, mas o problema do VEL MAX é exatamente encontrar as fotos já que... quase sempre procuro pilotos e carros pouco famosos e o pior: todos os tais "desconhecidos" tem que estar em poses muito parecidas! Nisso gasto boas horas no Google e o resultado nem sempre fica "full HD", mas a idéia está aí. Aliás, mais uma das muitas do VEL MAX. Enjoy it!


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

Nenhum comentário: