sábado, 10 de abril de 2010

A Evolução da Espécie: F1 + Indy = "laranjada"

__Com essa pintura a Arrows deu seus últimos sorrisos e também seus últimos suspiros na F1. Apesar da falta de resistência dos modelos A20, A 21 e A22, foi com essa pintura que Verstappen e Frentzen fizeram milagres dirigindo os carros da equipe (sem falar nas boas performances de Pedro e La Rosa).
A brincadeira acabou em 2002 por falta de $$$. Infelizmente a equipe foi para o cemitério levando junto a carreira de Enrique Bernoldi (na Europa), um dos mais promissores e injustiçados pilotos brasileiros das últimas décadas.

Tradição em fazer pinturas bonitas e bons chassis com pouco dinheiro, esta é uma equipe que deveria voltar para a F1.

Na segunda foto, acreditem, não é um Orange Arrows. Trata-se da primeira equipe holandesa da categoria: Spyker F1.

Essa é uma história curiosa. A Spyker foi fundada em 1880 (!!!), fez vários modelos, foi bem sucedida em corridas pela Europa e faliu em 1926. Uma das pioneiras na fabricação de carros virou assunto para livros de história.

Assim como a Lotus que disputa o campeonato de F1 de 2010, um grupo de investidores (sem nenhuma ligação com o fundadores da finada montadora) comprou os direitos sobre o nome da marca. Feito isso, em 1999, nasceu a Spyker Cars, que desde então ficou conhecida por fazer carros esportivos super luxuosos de maneira artesanal. O curioso é que seus carros tem muitas características usadas na construção de aviões, outro ramo onde a montadora tem tradição desde a Segunda Guerra Mundial. (pensa que a BMW foi a única que se manchou com sangue por causa do Hitler?)

Mas onde entra a F1 nisso? No final de 2006, a Midland foi vendida para... (ganha uma Tele Sena vencida quem acertar a resposta, kkk). Isso mesmo, a Midland foi comprada pela Spyker Cars!

O time marcou apenas um ponto, em Suzuka (o que foi um grande feito dado a falta de estabilidade do chassis). No mais, revelou o excelente Adrian Sutil e fez de Marcus Winkelhock, Sakon Yamamoto e Christian Albers "mitos".

No fim da temporada, a equipe foi vendida para Vijay Mallhia, virou Force India e blá, blá, blá (outro dia conto esta história).

Como diz o próprio slogan da montadora holandesa, "para os pesistentes, nada é impossível". Atualmente a Spyker comprou a SAAB (Scania para os íntimos) da General Motors (Chevrolet para os mais chegados, kkk). Apesar de ter participado apenas da temporada 2007 da F1, eles seguem fazendo carros para as 24 Horas de Le Mans, Le Man Series, FIA GT, 12 HOras de Sebring, etc e etc.

Para finalizar, o HVM de Simona De Silvestro, a melhor piloto no automobilismo top desde Lyn St James (musa)! Só fica a dúvida: o carro da suiça é praticamente um Orange Arrows ou um Spyker F1 versão Indy?
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Um abraço,
Fernando Ringel

5 comentários:

Wellington Lucas disse...

A Spyker fez um ponto com o Sutil no Fuji Television Japanese Grand Prix no Fuji Speedway.

Fernando Ringel disse...

Well, well, Wellington (kkk),

Pesquisei, pesquisei e depois pesquisei mais um pouco pq só encontrei "0 pontos" para a Spyker, embora eu me lembrasse desse ponto do Sutil... em função da penalização de "não me lembro quem", kkk.

valeu pelo toque.

obrigado pelos acessos e comentários.
Um abraço
feringel@yahoo.com.br

Moroida disse...

uma pequena correcção, a SAAB não e volvo e sim antiga dona da SCANIA ate meados de 95 ou seria 97... a SAAB avia sido comprada pela GM nos anos 90, A VOLVO era da ford ate esses dia e foi comprada por um grupo chinês a uns 15 dias

De Gennaro Motors disse...

Fala Fernando blz!!!

coloquei no blog as fotos do museu da Ferrari.

abraços

Fernnado Gennaro

Fernando Ringel disse...

Moroida,

vc tem razão. Como vcs devem ter percebido, ando meio sem tempo para atualizar o VEL MAX.

Como eu já escrevi no post sobre o Serra e os "Irmãos Warwick", continuo tendo idéias, o problema é que cada um desses posts leva boas horas de pesquisa para aí... eu começar a montar no Photoshop e aí (pensa que acabou?) começo a escrever os textos.

No caso, há algumas semanas tenho feitos os posts de madrugada (quando estou sem sono) e as vezes o cansaço me atrapaalha a memória, eheheh.

Mas convenhamos: errei por pouco, né? Pensei na Scania e escrevi Volvo. Já que estamos falando de coisas da Suécia, pior seria se eu tivesse pensado na Scania e tivesse escrito Roxette, auhauhauauhauhauha.

Muito obrigado pelo toque. Valeu mesmo!


Brother De Gennaro,

pessoal, esse cara está fazendo a vigem que todos que acessam este humilde blog gostariam de fazer! MEUS DEUS! Vc foi no museu da Ferrari???? KARAI! Eu queria ver d eperto a Ferrari Fórmula Indy de 1985 e os carros de F1 de 1989 a 1994.

Só para não deixar duvidas o meu amor pelos carros que ninguem curte... queria ver de perto as Ferraris de 1996 e 97. Acho essas as mais bonitas (especialmente as de 1991, 92 e 93).


Muito obrigado pelos toques, acessos e comentários,
um abraço forte,
feringel@yaho.com.br