quarta-feira, 29 de abril de 2009

***** 5 Estrelas - GP Do Bahrein *****

O GP do Bahrein foi provavelmente o primeiro GP da temporada disputado em condições "normais". Melbourne foi uma corrida um pouco atípica - na verdade a pista lá sempre gera corridas atípicas - e Sepang e Shangai foram quase corridas submarinas, tamanho o aguaçal das duas provas.
Tivemos bons resultados pra analisarmos nesse GP. Portanto, vamos ás notas!

5 Estrelas:

BMW(*): De novo, uma corrida ruim da escuderia germano-suíça. Com os dois pilotos andando bem atrás e tendo um desempenho apagado. Além de ambos terem as asas danificadas no mesmo ponto logo na largada. Pra uma escuderia que brigou até as últimas corridas ano passado, o desempenho não tem sido só vergonhoso, tem ficado à frente apenas da Force India e da Ferrari, praticamente. Será que a BMW está se enveradando pelo mesmo caminho que a Honda levou até o seu fim?

Renault(**): Melhorou em relação á corrida passada, apesar de ainda não fazer jus aos seus títulos de outrora ou do carro ascendente que teve ano passado. Nelsinho errou menos e merece até elogios essa corrida, já Alonso tem feito que pôde fazer de melhor, carregar o tijolo que anda, chamado R29, nas costas...

Ferrari(***): 3 estrelas merecidas. Com um carro que só tem dado dor de cabeça e tristezas pra a cúpula vermelha, Raikkonen marcou os primeiros pontos da escuderia esse ano. A reação esperada ainda está longe, mas pelo menos seus pilotos já mostraram que estão vivos, pois mesmo massa estando no zero ainda, já fez exibições que mostraram força.

RBR(****): Já mostrou que seu carro é um dos melhores do grid e que a Brawn não vai reinar sozinha. E também mostrou que, talvez até mais que a Brawn, anda bem no seco e no molhado, independendo do setup. Vettel novamente deu show, já Webber foi mais comedido.

Williams (**): Além de ter tido o único abandono da corrida toda, continua com aquele desempenho de voar nos treinos livres, ficar acima do pelotão do meio na classificação e ter um desempenho apagado na corrida. Precisam, e logo, melhorar.

Toyota (***): Deu pinta de que emplacaria sua primeira vitória nesse GP. O desempenho caiu um pouco pra o que todos esperavam, mas ainda assim Trulli pegou um 3º lugar e Glock acabou caindo um pouco, chegando atrás do que se esperava.

Brawn (****): A 5ª estrela só não foi atingida porque Barrichelo novamente andou menos do que se esperava. Button foi impecável essa corrida, assim como também o foi na Austrália. Ainda mais com a comprovada ameaça que a RBR vem representando.

McLaren (***): Lewis Hamilton andou melhor nesse GP que em Shangai, e fez por merecer o título mundial em seu currículo, já seu companheiro de equipe fez jus ao desempenho das primeiras corridas, mesmo que em Sakhir não tenha quebrado...

Force India: (**): Desempenho apagado da "escuderia B" da McLaren. Sutil foi uma bola de pinball, tomando pancada por todos os lados, e Fisichella tem feito o milionário Vijay Mallya cada vez mais apressar sua aposentadoria.

STR(**): Nada de muito mencionável da irmã mais modesta da RBR também. Nenhum dos dois pilotos entre os ponteiros e Bourdais com um desempenho ainda ruim. Decidiamente o carro da STR só anda bem no molhado.

Prêmios "simbólicos":

O Ás: Tá virando repetição, mas desde o começo do campeonato, quando não é Button, é Vettel. E, fazendo jus à alternância dessa vez deu Button. O inglês tem mostrado que a frase que proferiu ano passado "Se eu tivesse o carro do Hamilton também seria campeão", tem se mostrado verdade. Nunca o piloto inglês de 29 anos tem tido tantas razões pra sorrir.

O Arrojado: Lewis Hamilton. Numa McLaren que ainda não consegue brigar por vitórias e pódios, quase pegou um pódio e andou na frente dos - teoricamente - principais rivais, ou seja, as Ferrari.

O Guerreiro: "O verdadeiro campeão se revela correndo em escuderias ruins", já ouvi muita gente falar essa frase sobre os mais diversos pilotos. Mas se tem um que há um tempo tem feito jus a essa frase é Fernando Alonso. O espanhol desde o ano passado tem carregado carros ruins nas costas, tem os desenvolvido e os deixando no mínimo medianos. E, com certeza, pontuar com esse carro tem sido um grande feito.

O Esforçado: Quem diria, Nelsinho Piquet! Numa corrida onde não chegou aos pontos, também não errou, e com menos de 40 GP's de experiência segurou por voltas o cara que mais correu na categoria!

O Apagado: Muita gente disputou esse prêmio aqui, por incrível que pareça. Mas fico com Giancarlo Fisichela, que desde a primeira corrida da temporada não tem feito muita coisa.

O Braço-duro: Dessa vez foi Adrian Sutil, que não fez nada muito mencionável na corrida e ainda deixou todo mundo dar uma pancadinha nele.

O Bundão: Kazuki Nakajima, que conseguiu ser O ÚNICO piloto na corrida TODA a abandonar...


Pedro Ivo

Nenhum comentário: