E aí pessoal, beleza? Como alguns puderam ver, esses últimos tempos tenho colocado uns posts aqui através do Fernando. Agora, com a devida permissão dele, sou também colaborador do blog, e a partir de agora vocês também verão de vez em quando uns posts meus por aqui.
Começo a minha carreira aqui com a continuação dum post que eu escrevi e o Fernando publicou, que foram as notas de 1 a 5 estrelas para equipes, e os títulos "simbólicos" para os pilotos. Após um GP ausente, agora retorno com essa série de posts.
1 a 5 Estrelas:
Ferrari (**): Continuou com um desempenho pífio. Raikkonen tava só admirando a pista durante a corrida, enquanto que o Massa, que corria bem na chuva - considerado seu ponto fraco - teve que abandonar por uma daquelas inúmeras falhas elétricas/hidráulicas que voltaram a aparecer na escuderia de Maranello desde a saída da dupla Brawn-Todt. Antigamente essas falhas só aconteciam com o Barrica na era Schumacher, mas agora é com os dois pilotos...
McLaren(***): Já esboçou alguma reação, considerando-se o modelo mal-nascido. Kovalainen completou sua primeira corrida no ano, quem diria, à frente de seu companheiro de equipe, que também foi bastante combativo, mas errou em momentos que demonstraram afobação dele em ultrapassar ou defender sua posição
BMW(*): Os bávaros têm esse final de semana como um daqueles pra se esquecer. Kubica achou que a traseira de Trulli era uma rampa de skate e Heidfeld até que tentou, mas não conseguiu muita coisa com o F1.09
Renault(**): Depois de uma primeira fila impressionante de Alonso, com o tijolo que a Renault possui, o asturiano variou durante a corrida entre estratégias não muito bem-acertadas e complicações na pista, além de alguns erros leves seus. No geral, para o carro que a Renault possui, foi até uma corrida mediana. Já Nelsinho Piquet deve começar a correr mais do que nunca, se ainda quiser se manter na escuderia
Force India (***): Os indianos por um lado foram apagados (com a corrida de Fisichella) e por outro foram brilhantes (com o desempenho de Adrian Sutil). Já mostraram que saem do zero essa temporada. Mas não dá pra ficar esperando a vida toda por isso também, e isso lhes tirou duas estrelas. Além, claro, da batida do Sutil a poucas voltas do fim, que foi em parte problema da equipe (pois o carro desse ano n tem tanta pressão aerodinâmica no chassi), e em parte do Sutil, pois faltou um pouco de controle ao carro.
Williams (**): Nakajima honrou seu sobrenome essa corrida. E Rosberg fez uma corrida apagada no estilo da maioria que fez em 2008
STR(***): Mais uma que teve um piloto - ou se preferir, um Tião - fazendo coisa boa e outro se perdendo. Buemi ignorou a pouca experiência na categoria e conquistou mais um pontinho, enquanto que Bourdais foi bastante inexpressivo, rodando até com o Safety car na pista
RBR(*****): Corrida irretocável da escuderia A do touro vermelho. A exemplo da Brawn na Austrália, conseguiu uma dobradinha, mas, diferentemente da escuderia branca, foi uma dobradinha consistente, já que Webber ficou em segundo boa parte da corrida, e não herdou a posição a poucas voltas do fim, como aconteceu com o Barrica em Melbourne. Depois dessa corrida, todo mundo deve ter ficado com a sensação que Adrian Newey finalmente acertou a mão de novo no projeto do carro, e que Vettel tem tudo pra se tornar uma sensação. Talvez ainda seja cedo pra se afirmar algo, mas, por ora, a escuderia de Dietrich Mateschitz pulou de promessa pra concorrente.
Brawn (****): Quatro estrelas parece muito, mas nelas vão o mérito de a equipe não ter perdido a ponta entre construtores e pilotos, e de não ter andado mal durante a corrida. Button não errou e com isso ganhou um pódio, enquanto que Barrichello, sem o freio de uma roda do carro, fez o que pôde pra chegar na quarta posição. Se não teve o desempenho consistente das duas primeiras corridas com pelo menos um de seus dois pilotos, também não deixou a diferença cair muito.
Toyota(***): Sofreu, de novo, com seus pilotos largando em posições ruins. Trulli teve sua traseira destroçada por Kubica e abandonou logo de cara. Mas as três estrelas ficam por conta do desempenho de Timo Glock, saindo da última fila pra um 7º lugar. Tudo isso na chuva, considerado um ponto fraco do jovem piloto alemão.
Agora os prêmios "simbólicos"!
O Ás: Não tem pra ninguém, essa vai pra o Vettel mesmo. Já mostrou que na chuva tem talento de sobra, e além de não errar, teve frieza pra suportar a pressão dos adversários. Com certeza é um piloto que cada vez mais sai do status de promessa pra piloto de ponta
O Guerreiro: Apersar de ter abandonado prematuramente, Felipe Massa merece esse prêmio. Andou com a faca nos dentes enquanto esteve na pista, enquanto seu companheiro de equipe parecia somente admirar a paisagem chuvosa de Shangai. Conduziu um carro que ainda é ruim como a F60 em seu ponto fraco - a chuva - sem errar. Até que mais um problema elétrico o tirou da corrida...
O Arrojado: Adrian Sutil. Com o carro da Force India, andando em sexto lugar, parecia até piada. Mas não era, e, não fosse a aquaplanagem que ele sofreu nas voltas finais, teria conquistado os primeiros pontos pra a escuderia do milionário Vijay Mallya.
O Esforçado: Dois pilotos dividem esse título. Sebastien Buemi, de quem eu tanto torcia o nariz, andou na frente de muita gente mais rápida e experiente que ele, e garantiu mais um pontinho. Em alguns momentos andou até em 4º lugar, coisa que eu nunca esperaria. O outro merecedor foi Timo Glock. Após ser o único piloto da Toyota na pista, não se abalou e levou o carro na chuva (que, tal qual Felipe Massa, é um ponto fraco seu) até um sétimo lugar, largando da rabeta do grid. Não foi uma exibição no estilo John Watson, mas pra um cara com duas temporadas, tá bom demais.
O Apagado: Alguém tem dúvida que esse foi Kimi Raikkonen? Tá certo que Fisichella, Heidfeld e Bourdais também não fizeram lá tanta coisa. Mas nenhum deles foi ultrapassado três vezes pelo mesmo piloto. E, se não bastasse, Kimi viu seu companheiro de equipe só não marcar pontos por uma falha elétrica. Definitivamente a Ferrari precisa de mudanças urgentes...
O Braço-Duro: Por um momento pensei em premiar Bourdais com esse título, mas depois vi que Nakajima foi muito mais merecedor. Primeiro porque seu sobrenome pesa, e ele o honrou com méritos na China, e depois porque apesar de por vezes andar junto de seu companheiro de equipe, na corrida ou faz merda ou anda muito atrás dele.
O Bundão: Nelsinho Piquet mais uma vez. Não anda bem de jeito nenhum, erra muito, e ainda oscila entre choros e promessas. Falta pouco - e pra alguns nem falta - pra ele ser um fiasco comprovado. Na prória transmissão do GP as câmeras alternavam suas cagadas com a imagem do Briatore balançando a cabeça negativamente, em descrença. É melhor o brasileiro tomar um prumo logo, pois tem muita gente de olho em sua vaga na Renault. E muita gente que tá se mostrando merecedora de uma vaga...
Um abraço a todos, e até o GP do Barein!
Pedro Ivo
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