sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

"Carros Que Ainda Vou Dirigir" (04): Peugeot Oxia/1988



Por Pedro Ivo

__Este é um carro-conceito da Peugeot feito em 1988 chamado Oxia. Parece meio estranho eu colocar nessa lista que já entraram o Audi IMSA-GTO e a Ferrari F50 GT, mas... veja alguns dados:
_
O motor era um V6 2.8 de 24 válvulas, mas some-se a isso dois turbocompressores e vc já tem um carro muito mais potente que os concorrentes da época. Ele desenvolvia 680 hp de potência e 74 kgf de torque. Se você comparar com o mais rápido carro de rua da época - ngm menos que a Ferrari F40 - ele era muito superior. Atingia 348 km/h de máxima e não sei ao certo o número do 0-100 dele, mas com certeza era na casa de 3 a 3,5 segundos.. Na verdade ele tinha o desempenho da "tríade" Ferrari Enzo, Mercedes SLR McLaren e Porsche Carrera GT mais ou menos uns 15 anos antes deles três serem lançados.Se não bastasse isso, caso você olhe bem as fotos, veja que a Peugeot fez um carro bem bonito (como é costume nos conceitos dela dos anos 80 pra cá). Só mudaria a cor pra para um azul-petróleo, hehehehe), que consegiu deixar muito mais agressivas e elegantes as linhas sem-graça e sisudas do sedã 405 (os faróis são iguais).
_
O painel (foto abaixo), além de muito bem-acabado para os padrões de um esportivo (só achei a marcha feia) tinha visores digitais (acho q na verdade um computador de bordo simplificado) e um CD player (isso em 1988!).
_
Esse Peugeot chegou a ir á pista para mostrar os seus dotes, mas infelizmente não chegou a ser produzido. Reza a lenda que uma variação de seu motor equipou os Peugeot 905 que venceram em Le Mans nos anos de 1992 e 1993 (cuja a equipe era comandada por Jean Todt). Se for verdade mesmo, prova categoricamente que seu motor estava bem acima dos da concorrência naqueles tempos.
Bom, espero que voces curtam esse achado meu.
_
X
_
CURIOSIDADE: Sente o Peugeot Oxia no GTA http://www.youtube.com/watch?v=djh8ctEUXoc
_
XX
_
O Pedro ainda dá uma dica para você: clique em www.supercars.net/cars/1437.html.
_
Nesse site vão mais algumas informações técnicas sobre o Peugeot Oxia, um exemplar legítimo da nossa série "Carro que ainda vou Dirigir".
_
XXX
_
Quando o Pedro me mandou o e-mail com as informações desse post, na primeira vez em que vi as fotos, achei o carro meio estranho, largo e baixo demais. Achei até que a foto acima estava distorcida, porém, olhando bem para o carro, lembrei os tempos em que eu jogava Top Gear no Super Nintendo, com aqueles carrinhos velozes, baixos e largos.
Vai ver o pessoal que fez o Top Gear se inspirou no Oxia...
Vendo a foto acima, logo me lembrei do Audi 90, e rapidamente comecei a achar muito bonitas as linhas do Oxia, sem dúvidas, um carro com o padrão Peugeot de beleza.
_
_
Fernando Ringel

4 comentários:

Pedro Ivo disse...

Como de costume, ficou ótimo o post, Fernando!
Já tenho mais um candidato a novato para essa seção. Em pouco tempo vc o verá!
Ah sim, só vi um detalhe a ser corrigdo. Houve uma parte, no final do texto, que vc colocou o nome do carro de "Peugeot Onix".
Tirando isso o post ficou perfeito

. disse...

Pedro,

corrigido! Estou esperando ansiosamente qual o proximo carro.


Um abraco,
Fernando Ringel

Wellins disse...

Na época no Brasil, deviam dizer que era o carro do futuro.

De Gennaro Motors disse...

vc sumiu Fernando !