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Ferrari F60
ou F2009?
_Por Pedro Ivo
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__Em mais uma tentativa de contribuir com o VEL MAX, fiz uma reflexão sobre a nova Ferrari.
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Além de, logicamente, perceber de cara que a F60 é bem diferente da F2008 (apesar de, estranhamente, me parecer meio que uma variação em cima do modelo do ano passado, ou seja, da F2008), vemos que ela aplicou exatamente o regulamento com as mudanças previstas para 2009. Só não sei como vai ficar a questão do KERS, não só pra ela, como pra todas as outras equipes.
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__Sabemos também que a Ferrari foi a primeira a lançar o seu novo modelo e certamente veremos carros diferentes entre si em 2008, já que, como há uma nova regra de aerodinâmica, ninguém tem como copiar ninguém, pelo menos por enquanto. Porém, a maior reflexão não fica por conta do design, que já foi muito comentado não só no blog do Capelli - onde coloquei o texto abaixo -
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"Achei engraçado perceber que o nome do carro não é F2009. Não acredito exatamente que um nome ou outro traga sorte, mas basta dizer que, desde 2000, quando a Ferrari muda os nomes dos carros fora do padrão que eles estabeleceram, nem sempre o resultado é muito bom… Basta ver que em 2003, 2005 e 2006 (quando eles adotaram nomes diferentes do “F2000 e alguma coisa”) o desempenho deles foi abaixo do esperado. A única exceção fica para 2008, quando com o nome convencional (F2008) eles não levaram o título de pilotos, e mesmo assim por um ponto, que (ainda) gera muita discussão. Vejamos só (e fique atento aos nomes dos modelos!)
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2000 - a F2000 venceu o certame daquele ano com relativa vantagem pra a McLaren
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2001 - repetiu a dose com maior dominância, e com o nome de F2001, num ano em que a McLaren andou muito menos que se esperava e a Williams ainda estava em "re-ascenção"
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2002 - uma temporada perfeita em q os títulos foram conquistados com sobras na F2002. McLaren e Williams não passaram de coadjuvantes e uma potencial adversária chamada Renault começava a surgir.
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2003 - mudaram o nome pra F2003-GA pra homenagear o falecido (na época) dono da Fiat, Giani Agnelli. E por muito pouco Schumacher não perdeu o título pra Raikkonen, que mesmo com tantas quebras andou com bastante regularidade e naquele ano consolidava a expectativa de ser um futuro campeão. A Williams também andou melhor que em 2002. Foi em 2003 que Fernando Alonso foi apontado como revelação e potencial campeão.
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2004 - mais um ano de
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2005 - mudaram pra F2004M (posteriormente para F2005, mas acho que esse "M" do lado teve alguma coisa a ver com o desempenho abaixo do esperado nesse ano e nessa temporada a Renault e Alonso deram uma surra nos vermelhos.
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2006 - mudaram totalmente o nome deixando F-248. O carro começou mal e se mostrou melhor do meio pro fim do campeonato, mas não bom o suficiente pra permitir que Schumacher conquistasse o octacampeonato e evitar que Alonso fosse bi-campeão com a Renault.
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2007 - com o F2007 eles conquistaram o título no aperto novamente, mas pelo menos levaram o título de construtores, mesmo que no tapetão. Nesse ano, primeiro sem Schumacher, houve mais competitividade e mais pilotos em busca do título. Além de um estreante que andou bem e dividiu muitas opiniões. Um tal de Lewis Hamilton.
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2008
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O principal motivo para a criação do VELOCIDADE MÁXIMA (na época ainda sem o TOTAL) foi mostrar o outro lado do automobilismo. Um espaço para expressar um pouco dos bastidores, das entrelinhas , e acima de tudo, um espaço para a reflexão, para demonstrar que atrás dos sete títulos do Schumacher existem milhares de pessoas trabalhando com o que a maioria de nós mais detesta: matemática, química e física.
Os carros, mesmo o mais lento deles, estão muito mais perto de ser obras de arte do que muito artista hypado mundialmente por aí. Automobilismo é muito mais que as corridas, muito mais do que os meios de comunicação informam... o ótimo piloto de testes Olivier Grouillard ( e fraco piloto de corridas), entre muitos outros "perebas" apenas porque não conquistaram um monte de vitórias NA F1, são exemplos disso.
Se você tem algum ponto de vista diferente sobre a F1, uma opinião sua, pode mandar o seu comentário para feringel@yahoo.com.br. É um prazer ler e publicar o seu texto, além do quê, você me dá uma tremenda ajuda, ehehehe.
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Aproveito para agradecer aos que já colaboram com a gente: Pedro Ivo, Matheus Berçot, Stallone Cobra, Leandro Verde e ao Monocromático, nossos sócios aqui no VEL MAX.
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Um abraço,
Fernando Ringel
5 comentários:
E o pior de tudo que é verdade.
E por favor leia o meu blog:
http://formulaoneaddict.blogspot.com/
Comente em algum post se você ler.
Valeu pela publicação Fernando!
Vou ajudar o blog na medida do possível, sempre que eu puder.
Agora nas férias da universidade prometo mandar uns posts novos!
Abraço!
Caros...
Este lance da nomenclatura não estaria relacionada pura e simplesmente à superstição?!?!?
Senão vejamos: quando a Scuderia ganha o Título de Pilotos, o carro pro ano seguinte mantém a nomenclatura; caso contrário,o nome é trocado.
De 2001 a 2005, a nomenclatura foi a mesma, pois a Scuderia ganhou o título de pilotos. Como o F2005 não foi campeão, seu sucessor se chamou F248, que, como também não foi campeão, teve o sucessor com o nome trocado para F2007 e não F248T2 ou coisa do gênero. Este F2007 foi campeão, logo seu "filho" se chamou F2008, porém, este não foi o carro vencedor do ano e, daí, nova troca de nome: F60...
Abraços
F1Fan,
Nossa!!! Vc tem só 14 anos????
Seu blog é recheado de coisas interessantes. Gostei. Já foi adicionado ao blogroll qui do VEL MAX.
Pedro Ivo,
Fala meu brother!!! Ficou ótimo o texto.
Obrigado mesmo!
Rafael,
apesar de estar muito mais próximo das ciências exata que do esporte, a F1 é cheia de supertições. Massa e a cueca dele, Gugelmin e seu habito de só usar capacetes reseras entre muitos outros...
Curiosamente, a única vez em que ele usou o capacete titular foi em Paul Ricard, em 89... e vcs já sabem que logo na largada o brasileiro acabou se envolvedo naquele strike, eheheh.
Um abraço e obrigado pelos acessos e comentários,
Fernando Ringel
Rafael,
Já ouvi falar muito sobre esse negócio de superstição na nomenclatura das Ferrari. E foi exatamente por isso que escrevi esse texto.
Logicamente queria também falar do novo veículo e tal, mas também queria mostrar essa particularidade da nomenclatura dos carros, que eu acho bem interessante por sinal
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