O Jordan 191 foi um carro tão eficiente, mas tão eficiente, que ressussitou a carreira de Andrea de Cesaris, proporcionou a Bertrand Gachot, um reject de luxo, a volta mais rápida em Hungaroring e, fundamentalmente, revelou Michael Schumacher ao mundo... sem o apoio de montadoras, nem dinheiro de "misteriosos investidores" (coisa mais ou menos comum na F1 té os anos 90).
Repare no bico do carro. O chassis era bem arroz com feijao, mas a inteligentíssima mistura entre o "nariz de tubarão" da Benetton e Tyrrell + o aerofólio dianteiro da Williams fez do carro verde a grande surpresa da temporada: 5º colocada no mundial de contrutores de 1991... e olha que isso em sua temporada de estréia, contando com pilotos medianos (apesar de mito, gênio o De Cesaris não era) e dispondo apenas do pouco dinheiro pago pela 7UP.
Reza a lenda que Eddie Jordan queria um carro bonito à qualquer custo, mesmo que fosse por um preço mais baixo que o habitual na categoria. Dito e feito, foi isso mesmo o que aconteceu, além de tudo o verde e branco ainda casou com o a "pintura italiana" do capacete do De Cesaris...
De fato o Tio Eddie conseguiu. Dezessete anos depois, estamos todos aqui falando, entusiasmadamente, sobre um carro que sequer chegou ao pódio.
Simplificando, JORDAN 191 = CLÁSSICO, um belo clássico diga-se de passagem.
A beleza do carro custou o ano de 1992 para a Jordan, mas isso a gente explica melhor em outro post, sempre aqui no VEL MAX.
X
Pessoal, tentei terminar o post ontém, mas sempre que eu estava no Blogspot acontecia alguma coisa para me tirar da frente do computador.... como diria um velho hit dos anos 80 " A Vida Tem dessas Coisas", ehehehehe.
Mudando de assunto, o Eduardo Alves (valeu cara!!!) mandou um pacote de fotos de outras categorias. Por isso vou ter que furar a fila, mas é por uma boa causa, acredito que vocês vão gostar.
Quer ver o "seu carro" favorito aqui no VEL MAX?
Qual é a melhor combinação entre capacete e chassis na sua opinião??
Mande a sua colaboração para feringel@yahoo.com.br.
Sábado pósto a Toro Rosso STR-03 enviada pelo Wellington Lucas, do http://formulaoneaddict.blogspot.com/. Phillip Alliot na Mclaren fica para semana que vem. Até aqui no VEL MAX todo mundo deixa o Alliot para trás... que coisa hein???
Nenhum comentário:
Postar um comentário