terça-feira, 21 de setembro de 2010

INDY: notas sobre o GP


Fernando Ringel + nota para a corrida: 5
Wellington Lucas – nota para a corrida: 7

WL - Corrida interessante em Motegi, com a vitória do Castroneves e também a manutenção da liderança do Will Power (12 pontos de diferença para o Franchitti).

FR – Motegi é para os ovais da Indy o que Barcelona é para os circuitos mistos da F1. Chaaaaatooooo, embora eu goste do desenho afunilado das curvas 3 e 4. Infelizmente é exatamente esse trecho que acaba com as corridas. Raramente alguém passa ali, e sendo assim, o cara que está atrás tem dificuldades em cruzar a reta principal colado no piloto da frente.

RESULTADO = muito menos ultrapassagens.

WL – Dentro da pista, a prova começou com um acidente...

FR – ...e por incrível que pareça, não envolveu o Sato!

WL - Betrand Baguette, guiando muito com a sua Conquest, rodou sozinho. Apesar do erro, o belga está fazendo bonito nos ovais. Vale lembrar que ele foi formado na escola européia de pilotagem. Na teoria deveria andar bem apenas nos mistos.

FR –Lembrando que o comentário acima não faz referência à Will Power. Agora, por falar no Sato, ele não destruiu meu amado “KVerde” Lotus!!! Irrá!

WL - Hideki Mutoh também não bateu.

FR – Troféu Joinha “pro cêis”. Sobre o comentário da Bia Figueiredo sobre a fama do Sato no Japão, isso é característico da cultura deles. Antes de Takuma, apenas Ayrton Senna competia em popularidade com Satoru Nakajima como piloto preferido.

RESUMINDO: nesse caso, a ordem dos fatores não altera o resultado.

WL – Mudando de assunto, dessa vez Tony Kanaan não largou ao estilo “Power Ranger”.

FR – A Andretti melhorou demais desde a entrada de Ryan Hunter-Reay. Em Motegi (onde conquistou sua única vitória na Indy), Danica voltou a andar como nos velhos tempo terminando em um ótimo 5° lugar.

WL - Corridaça da Danica!

FR - A única coisa que considero estranha na Andretti Autosport é a maneira ultra agressiva que seus pilotos se comportam na pista. O estranho é que a agressividade acaba em disputas com o resto grid. O quebra pau só acontece quando é Danica X Kanaan X Hunter-Reay.

Para evitar um embaraço maior, resolve isso aí seu Andrettiinho!

WL – Na luta pelo título, Franchitti começou a corrida com tudo, na tentativa de diminuir a diferença para o australiano ou até mesmo chegar a Homestead na ponta do campeonato.

FR – Não foi perfeito, mas o escocês cumpriu seu papel.

WL - Vale ressaltar que Ryan Briscoe não facilitou a vida do Franchitti. Para piorar, Power, que estava mal no começo, melhorou muito no final, terminando em terceiro

FR – ... e na cola do Franchitti! É mole?

WL – Aparentemente houve jogo de equipe entre o Briscoe e o Power, mas acho compreensível nessa altura do campeonato.

FR - Pior para o Franchitti...

WL - ... que está praticamente sozinho na disputa já que Dixon está mais apagado do que nunca. Não lembra nem um pouco o campeão avassalador de 2008.

Ainda sobre a Ganassi, Dixon não merece o carro que tem. Deveriam colocar o Rahal lá ou o Mario Moraes.

FR – Por falar no (ex-Super) Mario... Moraes, definitivamente esse não é o ano dele. E nem da KV Technology.

WL - Simona deu uma de Milka Duno em um dia onde a venezuelana andou razoavelmente melhor do que costuma em ovais.

FR – Na boa, essa foi de doer, hein dona Simona? Pô, só por que eu comecei a torcer abertamente por você? Assim eu até começo a olhar com mais simpatia pelo Alex Loyd na disputa do Rookie of the Year.

WL – Ainda sobre a “turma do fundão”, Roger Yasukawa é (definitivamente) um pereba. E olha que ele só corre em Motegi.

FR – Huahuhauhauha, imagina se corresse em pistas onde não conhece...

WL - Paul Tracy fez uma corrida tão discreta junto com o Yasukawa, Rahal e Wilson que só apareceu na transmissão da Nihon TV quando abandonou.

FR – O bicho vai pegar! Nunca fui com a cara de Homested, mas ano lá foi o palco da melhor corrida em oval que já ví! Foi uma aula de pilotagem do Briscoe, Dixon e Franchitti!

FR – Segundo gente próxima, essa foi a penúltima corrida da carreia do Tracy. Será que ele voltou só para sentir o gostinho pela última vez? Provavelmente não, mas como disse Nelson Piquet, para um piloto acostumado a andar na frente, ficar no fundo do grid (ainda mais pulando de equipe em equipe) é muito chato... e perigoso.

WL - Tomara que a situação do Tracy se reverta em Homestead. Aliás , a pultima corrida do ano será pra lá de animada. Todo mundo vai querer mostrar serviço, ainda mais os Ed Carpenter e os Grahams Rahals da vida que precisam de equipes para 2011.

FR + Por falar nele, como de costume em 2010, Graham rahal foi muito bem: 8° lugar (para salvar a pátria da Newman Haas, a Williams da Indy).

WL – Sobre os bastidores da corrida, sem falar do “Gentlemans, starts your engines” “ajaponezado”, foi uma baita transmissão do Téo José com os ótimos comentários do Mario Romancini e da Bia Figueiredo. Supriram bem a falta do Giaffone que estava na Argentina para correr horas depois na Truck.

FR + Abaixo o compacto do GP:


FR – Apesar da corrida monótona, foi sem dúvida a melhor transmissão do ano. Depois de se aposentar, se existisse a VEL MAX TV, eu faria uma proposta para o Romancini ser meu comentarista de Fórmula Indy.

Mas enquanto isso não acontece, continuo jogando na Mega Sena e esperando os próximos GPs...

WL- Até Homestead, onde não vai ter horário eleitoral por causa que será na véspera da eleição. E a corrida será em full.

Um Abraço,
Fernando Ringel/Wellington Lucas

Nenhum comentário: