segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Indy: notas sobre o GP

Wellington Lucas: nota 11 para a corrida!!!

_

Fernando Ringel: nota 8 (o que equivale a uma nota 10 já que não vou com a cara dos ovais²³²)
_
WL - Uma corridaça, emocionante do começo até o final (seja na surpreendente pole de Ed Carpenter quanto na inesperada a vitória do Helinho)!

_

Para mim tudo isso foi uma surpresa já que, sinceramente, eu esperava uma vitória do Dario Franchitti ou do Dan Wheldon.

FR + Não fosse a bobagem da Penske em Edmonton e o acidente de kart indoor do Helinho em Toronto, talvez finalmente em 2010 o brasileiro estivesse na briga pelo título.

_

WL - Tony Kanaan continua com suas largadas “Power Ranger”. Passar 10 pilotos com pneus frios e tanque de combustível cheio, definitivamente não é coisa para qualquer um.

_

FR + Durante a transmissão da corrida, enquanto o Kanaan vinha melhorando cada vez mais cessaram as últimas dúvidas que eu ainda tinha sobre ele ser ou não um grande piloto. O cara é fodástico (!), "só" isso. Anda demais e da maneira mais inteligente possível.

_

Tanto pelo tamanho do nariz quanto pela velocidade e inteligência, pode-se chamá-lo de “Prost brasileiro”.

_

WL - Tiro o chapéu para o Kanaan e para o (dessa vez) bom carro da Andretti. Aliás, já que estamos falando em Andretti, Marco Andretti foi outro que fez bonito em Kentucky. Deveria ter chegado no pódio.

_

FR + THANKS by You Tube MODE ON: já o Al Unser Jr remixado, popular Ryan Hunter-Reay, remou, remou e remou, mas não saiu muito do lugar. Ao menos uma rodada estilosa a prova rendeu para rechear os vídeos tributo de seus fãs.

_

WL – É, o cara não estava no seu melhor dia. Enquanto os três da Andretti são protagonistas de muitos dos melhores momentos da corrida, Danica continua aparecendo apenas no meio de confusões... e desaparecendo na hora do "vamo vê", ou seja, nas últimas 50 voltas.

_

FR + Realmente, 2010 é o ano Cryptonita para ela. Para mim, a decepção do ano junto com o Sato. Danica precisa desesperadamente trocar de equipe. Claramente ela não anda muito feliz no time e seus resultados minguados somados a declarações irritadiças, como as de Indianápolis, apenas refletem o que ela anda sentindo nos bastidores da Andretti Autosport.

_

WL - Michael Andretti deveria usar o $$$ da Danica para investir no carro do Tony Kanaan e do Ryan Hunter-Reay.

_

FR + Já que falei do japa mais doido da Indy desde Shigeaki Hattori, pra começar, acabou a minha paciência com o "Takumikaze Sato". Bater antes mesmo da segunda volta? Na boa, quando vi meu carro preferido mais uma vez destruído, as primeiras palavras que me vieram a cabeça foram palavrões.
_
Sinceramente, se fosse piloto da minha equipe, teria sido demitido assim que chegasse aos boxes.
_
WL - Sato fez (mais) uma visita ao seu amiguinho, o soft wall. Atualmente a KV não lembra em nada aquela equipe boa e consistente do final de 2009 com o Mario Moraes.

_

FR + Se não existe um gênio no comando da equipe, geralmente menos dinheiro = menos velocidade, na mesma proporção em que menos velocidade = mais acidentes. Está certo que o Sato não colabora, mas os acidentes andam sendo uma constante na KV. Mario Moraes que o diga.

_

WL - Milka Duno não largou na última posição e nem atrapalhou ninguém. Dessa vez o aviso da IRL foi sério e ao que parece (depois de anos na Indy) ela entendeu o recado.

_

Apesar da “melhora”, a moça continua sendo motivo de piada. Um jornalista gringo disse que ela é uma amadora em uma coisa profissional. Milka deveria sair da Indy e voltar para o turismo onde é o forte dela ou então para a construção naval, onde ela é PHD.

_

FR + Apesar dos pesares, Milka Duno segue melhorando. Torço muito por ela, primeiro porque gosto (mais) dos inteligentes (mais ainda DAS inteligentes, rsrsr, afinal ser PHD não é para qualquer um).

_

Segundo porque gosto dos rejects. Terceiro porque ela até que é bem gostosinha (143145131, prometo que essa é a milionésima e última vez que escrevo isso) e torço por ela (fundamentalmente) porque claramente a Milka precisa (muuuuuuuito) de apoio.

_

Os esporros que estão no Youtube, onde outros pilotos simplesmente a humilham de um jeito que chega a dar pena... meio que me "comoveram". A maneira como ela aparenta estar morta de vergonha no bate boca com a Danica, ou então o jeito "vc é a merda do universo" do Hunter-Reay em Watkins Glen... hum, essas coisas mais as milhares de piadas e comentários "Chuck Norrianos" postados diariamente na internet, tudo isso me sensibilizou um pouco.

_

Gosto de história ligadas a aprendizado, redenção. Seria muito interessante ver ela melhorando. Com uma equipe menos deficiente ela não seria tão lenta. OK, talvez seria apenas menos lenta, mas me parece estranho que a partir do momento em que a IndyCar engrossou o tom pra cima da venezuelana, ela começou a andar melhor.

_

Sugiro que você (meu amigo leitor) leia o livro “Mais que vencedor” do ex-F1 Alex Dias Ribeiro. Naquelas páginas pode-se ler uma das muitas histórias sobre a malandragem que rola nos bastidores das equipes. Verbas de patrocínio que desaparecem, dinheiro que não é usado como o combinado, etc. Na boa, a Dale Coyne precisa muito do dinheiro da Duno. Não duvido que o dinheiro dela estivesse todo no carro do Loyd... que aliás “desapareceu” dos primeiros lugares mais ou menos desde que a Duno deu uma melhorada, não é????

_

Se a Duno continuasse como estava, não teria mais dinheiro vindo da Venezuela e talvez isso seria o fim da Dale Coyne. Esquisito como essa possibilidade ser tornou real e a Milka começou a andar bem melhor, não é? Mais estranho ainda como, após a brinca da IndyCar, em poucos treinos ela aprendeu o que aparentava não saber em 4 anos (!!!) na categoria.


Ou seja, "me engana que eu gosto". Enquanto o mundo cai em cima das costas dela, volto a repetir: Automobilismo = $$$. Por essas e outras (pequenas sacanagens de cada dia)... GO MILKA!

_

WL – No surpreendente GP de Kentucky, além de Carpenter, Bertrand Baguette impressionou ao largar em... terceiro! Na corrida até que não foi mal, embra tenha caído de posição com o passar das voltas. Para quem é da escola européia (e ainda muito verde), até que não foi ruim.

_

FR + Levando em consideração o carro e a pouca experiência, foi uma ótima corrida do belga.

_

Digo e repito, esse cara de nome perfeito para fazer piada, é bom! Bertrand simplesmente humilhou a concorrência na temporada 2009 da Le Mans World Series by Renault. Para mim, é o tipo de piloto que pode se tornar um Sebastian Bourdais ou uma ilustre decepção como Jan Magnussen.

_

OBS: até hoje acho que ninguém sabe (pelo menos eu não entendo) o que aconteceu com esse que era tido como um geniosinho dinamarquês.

_

WL – Na parte da frente do grid, Scott Dixon continua irreconhecível em 2010, nem parece aquele bicho papão de 2008 ou o bom piloto de 2007 e 2009. Se eu fosse o Chip Ganassi, demitiria o neozelandês e contrataria alguém como o Ryan Hunter-Reay ou Mario Moraes. Em suma, alguém que em uma corrida ou outra sempre se destaca.

_

FR + Realmente, mesmo que tenha feito o seu papel na tabela de classificação, Dixon anda muito apagado... embora eficiente. Está por ali, longe do título, mas não muito atrás do companheiro Franchitti.

_

Ainda aposto nele, mas tendo Franchitti em um dos carros, não seria mal uma aposta barata em sangue novo.

_

WL - Will Power fez uma corrida descente no oval de Kentucky. Tomara que ele continue assim em Motegi e Homestead para levantar o caneco... para ele e para o Roger Penske!

_

FR + Como sempre torço pelo mais fraco, e se no caso o cara realmente tem talento e ainda por cima é piloto da Penske... aí fechou! Power nos ovais não é a aposta para se faturar uma fortuna, e por isso mesmo é por quem torço na disputa pelo título.

_

OBS: é, sei que tem um lado meu meio burro e talvez seja esse meu lado que curte tanto o Alesi. No melhor estilo “nós se fod%, mas se diverte”, como diria o Sr Omar: “trágico”.

_

WL – Finalizando, não se pode esquecer a baita transmissão que o Téo José e o Felipe Giaffone fizeram. Quando a Bandeirantes dá as condições, eles matam a pau e deixam a coisa muito boa.

_

FR + Nessa realmente foi nota 10. No mais, (mesmo que seja no fundão) bom ver Paul Tracy de novo.

_

WL - Pois é. Até o Grande Prêmio do Japão, depois Homestead e... acabou a Indy esse ano.

_

FR + Nessa volta da categoria às suas origens americanas, que tal fazer um calendário com 40 GPs a lá Nascar? Seria legal ter corrida (quase) todo final de semana, né? Tá, sei que 40 é demais. Com 25 eu (e provavelmente vc) já estaríamos muito satisfeitos.

_

Enquanto eu não for o chefão da IndyCar, vamos nos virando com o que temos, rsrs. Abaixo o compacto do ótimo (até para mim que não sou fá de ovais) GP de Kentucky:

_

WL - SAIONARA e até o GP do Japão!

_

_

Um abraço,

Fernando Ringel/Wellington Lucas

Nenhum comentário: