Wellington Lucas: nota 11 para a corrida!!!
_
Fernando Ringel: nota 8 (o que equivale a uma nota 10 já que não vou com a cara dos ovais²³²)
_
WL - Uma corridaça, emocionante do começo até o final (seja na surpreendente pole de Ed Carpenter quanto na inesperada a vitória do Helinho)!
Para mim tudo isso foi uma surpresa já que, sinceramente, eu esperava uma vitória do Dario Franchitti ou do Dan Wheldon.
FR + Não fosse a bobagem da Penske em Edmonton e o acidente de kart indoor do Helinho em Toronto, talvez finalmente em 2010 o brasileiro estivesse na briga pelo título.
WL - Tony Kanaan continua com suas largadas “Power Ranger”. Passar 10 pilotos com pneus frios e tanque de combustível cheio, definitivamente não é coisa para qualquer um.
FR + Durante a transmissão da corrida, enquanto o Kanaan vinha melhorando cada vez mais cessaram as últimas dúvidas que eu ainda tinha sobre ele ser ou não um grande piloto. O cara é fodástico (!), "só" isso. Anda demais e da maneira mais inteligente possível.
Tanto pelo tamanho do nariz quanto pela velocidade e inteligência, pode-se chamá-lo de “Prost brasileiro”.
WL - Tiro o chapéu para o Kanaan e para o (dessa vez) bom carro da Andretti. Aliás, já que estamos falando em Andretti, Marco Andretti foi outro que fez bonito em Kentucky. Deveria ter chegado no pódio.
FR + THANKS by You Tube MODE ON: já o Al Unser Jr remixado, popular Ryan Hunter-Reay, remou, remou e remou, mas não saiu muito do lugar. Ao menos uma rodada estilosa a prova rendeu para rechear os vídeos tributo de seus fãs.
WL – É, o cara não estava no seu melhor dia. Enquanto os três da Andretti são protagonistas de muitos dos melhores momentos da corrida, Danica continua aparecendo apenas no meio de confusões... e desaparecendo na hora do "vamo vê", ou seja, nas últimas 50 voltas.
FR + Realmente, 2010 é o ano Cryptonita para ela. Para mim, a decepção do ano junto com o Sato. Danica precisa desesperadamente trocar de equipe. Claramente ela não anda muito feliz no time e seus resultados minguados somados a declarações irritadiças, como as de Indianápolis, apenas refletem o que ela anda sentindo nos bastidores da Andretti Autosport.
WL - Michael Andretti deveria usar o $$$ da Danica para investir no carro do Tony Kanaan e do Ryan Hunter-Reay.
FR + Já que falei do japa mais doido da Indy desde Shigeaki Hattori, pra começar, acabou a minha paciência com o "Takumikaze Sato". Bater antes mesmo da segunda volta? Na boa, quando vi meu carro preferido mais uma vez destruído, as primeiras palavras que me vieram a cabeça foram palavrões.
_
Sinceramente, se fosse piloto da minha equipe, teria sido demitido assim que chegasse aos boxes.
_
WL - Sato fez (mais) uma visita ao seu amiguinho, o soft wall. Atualmente a KV não lembra em nada aquela equipe boa e consistente do final de 2009 com o Mario Moraes.
FR + Se não existe um gênio no comando da equipe, geralmente menos dinheiro = menos velocidade, na mesma proporção em que menos velocidade = mais acidentes. Está certo que o Sato não colabora, mas os acidentes andam sendo uma constante na KV. Mario Moraes que o diga.
WL - Milka Duno não largou na última posição e nem atrapalhou ninguém. Dessa vez o aviso da IRL foi sério e ao que parece (depois de anos na Indy) ela entendeu o recado.
_
Apesar da “melhora”, a moça continua sendo motivo de piada. Um jornalista gringo disse que ela é uma amadora em uma coisa profissional. Milka deveria sair da Indy e voltar para o turismo onde é o forte dela ou então para a construção naval, onde ela é PHD.
FR + Apesar dos pesares, Milka Duno segue melhorando. Torço muito por ela, primeiro porque gosto (mais) dos inteligentes (mais ainda DAS inteligentes, rsrsr, afinal ser PHD não é para qualquer um).
_
Segundo porque gosto dos rejects. Terceiro porque ela até que é bem gostosinha (143145131, prometo que essa é a milionésima e última vez que escrevo isso) e torço por ela (fundamentalmente) porque claramente a Milka precisa (muuuuuuuito) de apoio.
_
Os esporros que estão no Youtube, onde outros pilotos simplesmente a humilham de um jeito que chega a dar pena... meio que me "comoveram". A maneira como ela aparenta estar morta de vergonha no bate boca com a Danica, ou então o jeito "vc é a merda do universo" do Hunter-Reay em Watkins Glen... hum, essas coisas mais as milhares de piadas e comentários "Chuck Norrianos" postados diariamente na internet, tudo isso me sensibilizou um pouco.
_
Gosto de história ligadas a aprendizado, redenção. Seria muito interessante ver ela melhorando. Com uma equipe menos deficiente ela não seria tão lenta. OK, talvez seria apenas menos lenta, mas me parece estranho que a partir do momento em que a IndyCar engrossou o tom pra cima da venezuelana, ela começou a andar melhor.
Sugiro que você (meu amigo leitor) leia o livro “Mais que vencedor” do ex-F1 Alex Dias Ribeiro. Naquelas páginas pode-se ler uma das muitas histórias sobre a malandragem que rola nos bastidores das equipes. Verbas de patrocínio que desaparecem, dinheiro que não é usado como o combinado, etc. Na boa, a Dale Coyne precisa muito do dinheiro da Duno. Não duvido que o dinheiro dela estivesse todo no carro do Loyd... que aliás “desapareceu” dos primeiros lugares mais ou menos desde que a Duno deu uma melhorada, não é????
_
Se a Duno continuasse como estava, não teria mais dinheiro vindo da Venezuela e talvez isso seria o fim da Dale Coyne. Esquisito como essa possibilidade ser tornou real e a Milka começou a andar bem melhor, não é? Mais estranho ainda como, após a brinca da IndyCar, em poucos treinos ela aprendeu o que aparentava não saber em 4 anos (!!!) na categoria.
Ou seja, "me engana que eu gosto". Enquanto o mundo cai em cima das costas dela, volto a repetir:
WL – No surpreendente GP de Kentucky, além de Carpenter, Bertrand Baguette impressionou ao largar em... terceiro! Na corrida até que não foi mal, embra tenha caído de posição com o passar das voltas. Para quem é da escola européia (e ainda muito verde), até que não foi ruim.
FR + Levando em consideração o carro e a pouca experiência, foi uma ótima corrida do belga.
Digo e repito, esse cara de nome perfeito para fazer piada, é bom! Bertrand simplesmente humilhou a concorrência na temporada 2009 da Le Mans World Series by Renault. Para mim, é o tipo de piloto que pode se tornar um Sebastian Bourdais ou uma ilustre decepção como Jan Magnussen.
OBS: até hoje acho que ninguém sabe (pelo menos eu não entendo) o que aconteceu com esse que era tido como um geniosinho dinamarquês.
WL – Na parte da frente do grid, Scott Dixon continua irreconhecível em 2010, nem parece aquele bicho papão de 2008 ou o bom piloto de 2007 e 2009. Se eu fosse o Chip Ganassi, demitiria o neozelandês e contrataria alguém como o Ryan Hunter-Reay ou Mario Moraes. Em suma, alguém que em uma corrida ou outra sempre se destaca.
FR + Realmente, mesmo que tenha feito o seu papel na tabela de classificação, Dixon anda muito apagado... embora eficiente. Está por ali, longe do título, mas não muito atrás do companheiro Franchitti.
Ainda aposto nele, mas tendo Franchitti em um dos carros, não seria mal uma aposta barata em sangue novo.
WL - Will Power fez uma corrida descente no oval de Kentucky. Tomara que ele continue assim em Motegi e Homestead para levantar o caneco... para ele e para o Roger Penske!
FR + Como sempre torço pelo mais fraco, e se no caso o cara realmente tem talento e ainda por cima é piloto da Penske... aí fechou! Power nos ovais não é a aposta para se faturar uma fortuna, e por isso mesmo é por quem torço na disputa pelo título.
OBS: é, sei que tem um lado meu meio burro e talvez seja esse meu lado que curte tanto o Alesi. No melhor estilo “nós se fod%, mas se diverte”, como diria o Sr Omar: “trágico”.
WL – Finalizando, não se pode esquecer a baita transmissão que o Téo José e o Felipe Giaffone fizeram. Quando a Bandeirantes dá as condições, eles matam a pau e deixam a coisa muito boa.
FR + Nessa realmente foi nota 10.
WL - Pois é. Até o Grande Prêmio do Japão, depois Homestead e... acabou a Indy esse ano.
FR + Nessa volta da categoria às suas origens americanas, que tal fazer um calendário com 40 GPs a lá Nascar? Seria legal ter corrida (quase) todo final de semana, né? Tá, sei que 40 é demais. Com 25 eu (e provavelmente vc) já estaríamos muito satisfeitos.
Enquanto eu não for o chefão da IndyCar, vamos nos virando com o que temos, rsrs. Abaixo o compacto do ótimo (até para mim que não sou fá de ovais) GP de Kentucky:
WL - SAIONARA e até o GP do Japão!
Um abraço,
Fernando Ringel/Wellington Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário