quarta-feira, 14 de julho de 2010

F1: Notas sobre o GP


+ Nota para a corrida: 6 (mais uma vez por causa do safety car)

+ A F1 vive um certo "Complexo de Pista Seca", um período de estiagem composto por corridas que não dá para engolir. O remédio para a tal síndrome seria água, mas isso depende de São Pedro, e como sabemos que ele é Santo, mas mesmo assim não é "o" chefe (cumpre ordens divinas, né?)...
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Se os sintomas do "Complexo de Pista Seca" persistirem, pode-se usar um remédio genérico: Safety Car

+ Um dos principais sintomas do tal "Complexo" pode ser notado quando você olha para o número de voltas e pensa "mas ainda falta tudo isso para o final!". Nesse caso, reze para o safaty Car entrar na pista e salvar a corrida.

+ Quem diria que a F1 um dia iria se "Formula Indyalizar", hein? Enquanto os cabeças da "ex-Fórmula Indy" (convenhamos essa de hoje não é mais aquela dos Andretti, Unser, ect, né?) bancam os "Indyotas" (onde já se viu chassis mais horrorosos que esses Deltas Wings, Swifts, Kombis e Fuscas que serão fornecedores da categoria ano que vem???), Tio Bernie mostra seu lado genial ao pegar apenas o que vale a pena da rival...
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... e olha que nem estou falando daqueles rumores da Penske voltar a F1, hein?

+ Quanto as mudanças na pista, eh... "se a intenção dos engenheiros contratados pela FIA era diminuir as ultrapassagens" (tô irônico hoje), não deu certo. (Irrá!)
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+ A maioria das ultrapassagens aconteceu exatamente a partir do novo trecho de Goldstone, ops, Silverstone.
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+ Quanto aos pilotos, uma pena o abandono do Alguersuari. Depois de dar um pití digno de TPM após se classificar em 18°, o espanhol estava tranquilo a caminho dos pontos quando rodou, abandonando a corrida a poucas voltas do final.
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+ Além disso, protagonizou um dos melhores duelos da corrida com Rosberg... além de fazer o Buemi parecer um reject (novamente).
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+ Essa é a melhor dupla da STR até hoje. Isso pode parecer estranho já que a equipe teve caras do calibre de Vettel e Bourdais, mas no geral Buemi e Alguersuari são os melhores para a equipe. Quando um vai mal, o outro vai bem. Os dois são rápidos em circuntâncias diferentes. Dessa maneira a STR está sempre beliscando os pontos e essa diferença de estilos evita um choque direto entre os dois pilotos.
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+ O terror de um chefe de equipe é ter sua dupla de pilotos disputando o mesmo pedaço de asfalto. Aí o que acontece (por exemplo), é Senna X Prost.
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+ Atualmente, quando todos pensavam que seria Alonso X Massa, Vettel X Webber são os que ficam trocando unhadas e puxões de cabelo (kkkk).
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+ Ainda falando dos carros da marca "que te dá asas" (er, só para o Vettel), Webber venceu a lá Schumacher.
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Enquanto o australiano fazia barba, cabelo e bigode, correndo "no fio da navalha", Vettel foi quem bancou o barbeiro
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+ Pô, modéstia a parte, essa foi boa, hein?
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+ Em Silverstone podemos deduzir para qual dos pilotos da Red Bull Mick Jagger estava torcendo né Vettel???
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+ KKKK. Sem chuva, o que se viu foi um banho de Mark Webber. Como ele mesmo disse "nada mal para o segundo piloto".

+ Nota 10 pela performance, nota 20 pela frase e 25 pontos a mais no campeonato. Tudo muito merecido para a melhor fase, do melhor piloto australiano desde Alan Jones.

+ Por outro lado, Alesi deve ficar com lágrimas nos olhos ao ver essas aulas de como entrar pelo cano do Vettel...

+ Na Mclaren, Hamilton foi bem enquato Button foi péssimo... nos treinos.

+ Button + Silverstone = Barrichello + Interlagos, correndo em casa não dá muito certo embora Barrica seja bom só nos treinos enquanto Jenson melhore na corrida.

+ Na Mercedes, Rosberg deu outro show em cima do "ex-greatest".

+ Não fosse a mudança no regulamento (pontos até o 10° colocado), a situação do Schumacher seria mais ou menos como a panela de pressão em que Ivan Capelli passou na Ferrari.

+ Salvas as devidas proporções dessa comparação, apenas para ilustrar, com um carro bem mais problemático que a Mercedes W01, Capelli (segundo, pra não falar terceiro piloto da Scuderia) foi duramente criticado por ter chegado em 9° lugar no GP da Inglaterra de 1992. E olha que o italiano brigou durante as últimas voltas com Alboreto (Footwork-Mugen) e Comas (Ligier-Renault) pelo 7° posto.

Coincidência ou não, em qual posição Michael chegou no Grande Prêmio da Inglaterra de 2010? RESPOSTA: 9° posto (e segurando outros 3 carros claramente mais velozes).

+ Não estou dizendo que Schumacher esteja passando vergonha, como o Capelli realmente passou (e fez a Ferrari passar), em acidentes bizarros como o de Monaco por exemplo. Obviamente não estou dizendo que Ivan era melhor que o heptacampeão (seria loucura, né?). Estou dizendo que... foi exatamente a fama do italiano que o destruiu na Ferrari. Foi a expectativa alimentada por, como diriam os ingleses, "Paul Ricard/1990 entre outras stunning performances" com a pobre e limpinha March Leyton House, que fez todo mundo pensar, "esse Capelli vai destruir todomundo quando tiver um carro de ponta".

+ Pensa que esse Mercedes W01 é bom? É razoável, digno de uma equipe média em boa fase. O melhor desse carro assim como era a Ferrari F92A, é a pintura e o nome de uma marca fundamental no esporte. RESUMINDO: o melhor desse W01 é o prata acinzentado e o nome Mercedes.

+ De Rosberg (um piloto que ainda não venceu na F1), ninguém esperava muita coisa (então, se não fosse massacrado, já estaria de bom tamanho), mas do Greatest... qualquer coisa que não seja o título (no mínimo um punhado de pódios e algumas vitórias) já seria uma decepção. Para um cara com essa pressão, "apenas marcar pontos então", é tido como um desastre.

+ O negócio é que atualmente Michael está demonstrando ser um... ser humano (fraquezas + erros + acertos e tals). Normal, né?


A tal decepção não é exatamente com Michael, mas com a imagem idealizada dele,

contruída em torno do primeiro (entre os super pilotos da F1) a ter seu auge registrado e alimentado (em grande parte), por seus próprios fãs via on line.

A decepção acontece porque iludimos e nos deixamos iludir (especialmente no mundo virtual, terra onde ficção, realidade, verdades e mentiras se misturam nessa maravilha chamada internet). A decepção não é exatamente com o Schumacher. Ele é, e sempre foi assim para o bem e para o mal (além do quê, a idade realmente pesa na F1).
Troque o Webber de lugar com Michael para ver se, a bordo dessa Mercedes W01, o australiano venceria de ponta a ponta em Silverstone.
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+ Na Williams, mais pontos para o Barrica enquanto Hulkemberg cada vez se aproxima mais do brasileiro, o que não significa exatamente muita coisa já que Rubinho sempre fica entre os últimos dos que pontuam... então, o alemãozinho geralmente fica chupando o dedo.

+ RESUMINDO: Hulkemberg 2 pontos (inclusive um em Silverstone! Parece que as coisas estão melhorando!!). Vamos ver quantos pontos o Barrichello tem. Er, 29 pontos???? (ih, Hulk, comemoramos antes da hora, hauhauha.)

Fatality, Barrichello Wins!

+ Lema Williams 2010: "de grão em grão, de ponto em ponto, a galinha, ops, a Williams enche o papo".

+ Na "Se-Ferrari", embora digam que não foi legal a penalização em cima do Alonso, eu achei legal sim. Muito legal, aliás. Não vou nem um pouco com a cara do espanhol, kkkk.

+ Já o Felipe, teve mais uma corrida que não foi "muito Massa", ehehehe.

+ Para finalizar o quesito má sorte, ele, o homem que luta como segundo piloto em uma equipe que só não é mais pobre que a Hispania(!), o homem que volta e meia está na zona de pontuação até que alguma coisa provocada por terceiros, (como um toque por trás by "Andrea De Sutil"!!), destrói sua asa traseira... e sua corrida!!!

+ Nessa fase, o espanhol poderia ser chamado de:

"Pedro De La Fossa"

+ Sniff, não sou fã do cara, mas tô começando a ficar com pena...

+ No mais, nos vemos no próximo GP, ou na próxima "tuitada", ou mesmo nos próximos posts aqui no VEL MAX (já tenho alguns prontos no estoque, ehehehe)

OBS: FURO MUNDIAL! Não é que acertei? Ehehe, Mr Bean (Rowan Atkins) estava mesmo no paddock em Silverstone!! Te cuida Bruno Senna.


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br
@FernandoRingel

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