domingo, 27 de junho de 2010

F1: notas sobre o GP

+ Vai um wallpaper (1200 X 768) para o GP de Valencia?

+ Nota para o GP: 3 (muito? a nota 3 é, em 90%, mérito do safety car).

OBS: quando digo safety car, estou me referindo as "LOLtus Racing", kkkkk. Bonitinhos e ordinários, aquilo não anda! Credo...

+ Antes de falar do acidente, gostaria de começar pelo "curto-circuito" (hauhua) de Valencia. Se eu fosse fazer uma FÓRMULA DA VELOCIDADE para esta corrida, seria assim:

Valencia = lixo + luxo (?)

Nem um nem outro. Os dois somados. Essa pista é "o" extrato de lixo e luxo. Como é possível um arquiteto renomado fazer um projeto de pista onde NÃO HÁ COMO ULTRAPASSAR?

+ Pior: os caras da FIA estudam e aprovam a pista! Claro, eles olham só a segurança e infra estrutura do projeto, mas o pessoal deveria olhar mais para o espetáculo, se importar mais com os telespectadores. NÓS SOMOS 99% da audiência da F1 ("pelas minhas contas", ehehe). Embora a maioria dos telespectadores não tenha como ir aos autódromos assistir ao vivo, NÓS REPRESENTAMENOS MUITO $$$$$.

+ Por que Abu Dhabi e Valencia (além de todos os circuitos novos desde o remodelado A1 Ring) são belas porcarias? Ora, simples: são uma porcaria porque são perfeitos. É a improvisação que faz o espetáculo. Por que Michael Jackson dançava daquele jeito? Ele fez "milhares" de cursos e especializações no balé Bolshoi em Moscou? Neca, o neguinho aprendeu rebolando ao som dos clássicos da Motown. Ele curtia os dançarinos clássicos como Fred Astaire e Gene Kelly, mas como não fez escola nenhuma, simplesmente via e tentava fazer do seu jeito:
queria fazer + ñ sabia como + fez o melhor que podia =

...se auto proclamou o Rei do Pop, coisa que naquela época já era tão óbvia que ninguém ousou contestar.

Pq falei do Wacko Jacko em uma resenha sobre a F1? Sabe, nessa semana li (mais) um dos textos espetaculosos do Verde" (muita informação + humor ácido + Havoc = Textos Clássicos do Verde).

No caso, Leandro descreveu a história de Brands Hatch. Convenhamos, essa pista é uma obra de arte que "nasceu sozinha". Algumas subidas e descidas tem a ver com as próprias irregularidades do terreno, outras são herança dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. No fim das contas, Brands tem todo aquele charme porque o traçado é assim pelo bem e pelo mal ("oh, no!" by Johnny Herbert e Jacques Laffite).

Nesse caso, o homem se adaptou ao ambiente. Na F1, dos anos 90 pra cá, o homem tem adaptado o ambiente ao $$$. Os caras deixam os terrenos todos planos antes de começar a contruir tudo. Fica tudo com cara de jogo de video game. A coisa é tão grave que causa certa confusão a semelhança entre Bahrein, Istambul Park, Sakhir e até mesmo Sepang (Jerez De La Frontera made in Malásia). Os países são fundamentalmente diferentes, mas as pistas são quase idênticas, (tudo a mesma m!@#!@#).

Exatamente por isso Sandy e Junior é "aquilo". É tudo perfeito. Tudo bem tocado, afinado, bontinho e... sem gosto de nada. Por essas e outras digo:

GP de Valencia (F1) = Sandy e Junior

+ Ainda sobre os bastidores, (prometo que já começo a falar sobre o que aconteceu, ou não aconteceu, durante a a corrida). Até quando o povo vai teimar que essa não é a Lotus? Chapman morreu! THE END, MAN! E tem mais: para os Galvões Buenos da vida que dizem ser triste ver a Lotus tão mal, se nos anos 60 fosse necessário o dinheiro que as equipes gastam hoje para estar na F1, duvido que (mesmo sendo um gênio) Chapman teria tido como inventar coisas como o efeito solo.

+ Na verdade, com os gastos exorbitantes da categoria atualmente, se fosse assim na década de 60,
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provavelmente Colin Chapman nem teria entrado
(como dono de equipe) na F1
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+ Ah, só para lembrar, foi exatamente por causa do aumento massivo de gastos na categoria a causa da falência da Lotus, no início de 95.
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+ Depois de bancar o Advogado do Diabo, tenho que reconhecer: a Lotus esteve muito mais para "LOLtus" em Valencia. Apesar do carro, vale resaltar a brilhane idéia da comemoração dos 500 GPs da marca. Pensa que o pessoal da Proton é como eu e você que gostariamos de ver a Lotus de novo na F1 por puro sentimetalismo? Os caras ressussitaram a marca por causa disso ($$$$), ó. Uma marca como 500 GPs na F1 vale muito din-din. Além de ser uma maneira de conseguir publicidade gratuita, a Lotus Racing ainda deu um belo tapa com luva de pelica em quem insite em afirmar que ela não tem nenhuma ligação com a velha Lotus de guerra.

+ Falando sore ícones do esporte a motor, após o apagar das cinco luzes vermelhas , vimos uma luz no fim do túnel para "a" Vermelha. Porém, a boa nova foi apenas um flash. Assim como o placar eletronico ao dar a largada, durante a corrida "As Vermelhas" (Ferrari) também... "apagaram". Alonso suando para passar Buemi e Massa pagando mico no meio do pelotão, heni? KARAI...

+ Exatamente por aí, assistimos a primeira ultrapassagem da corrida, lá pelo meio do GP (!!!). Adrian Sutil merecia um prêmio, ainda mais por ter passado por fora... onde ninguem conseguiu passar nem por dentro.

+ HUMOR NEGRO MODE On: quero dizer, Webber conseguiu passar por ali... voando. HAUHUAHAUHAU.


Sutil + Force India VJM 04 = Capelli + March 881?

+ Para mim, é sim. (só desejo melhor sorte para o alemão. Convenhamos, mais azar que o Capelli, só mesmo um Stefano Modena da vida). Além disso as semelhanças com a March Leyton House não param por aí: Liuzzy = Gugelmin remixado.

+ Sem querer, a equipe de Vijay Malhia comprova a tese de que produto original é melhor que pirata: enquanto até o Liuzzy anda bem no Force India VJM04 original, Trulli e Kovalainen estão "abaixo da linha do sofrimento" com o Force India VJM04 falsificado, vulgo Lotus T-127.

+ Quem diria que Giancarlo Fisichella faria o pior negócio da sua vida ao trocar esse carro por algumas provas na Ferrari, hein?

+ A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE "GLORIOSOS FIASCOS ITALIANOS NA FERRARI":

CAPELLI >>> BADOER >>> FISICHELLA

+ Por falar em remix, olha só:

Riccardo Patrese X Gerhard Berger (Estoril 1992)






Mark Webber X Heikke Kovalainen (Valencia 2010)





+ Por mais "energético que estivesse no tanque de gasolina", nem sempre Red Bull te dá asas...


OBS: pq não mudar o nome do time para PIT BULL?

+ No mais, bela corrida da Williams. Se fosse realmente o Hulk da Marvel, ao sair do carro Hulkemberg teria ficado verde e com uns 3 metros de altura. O cara ficou "p" da vida. Pior para a barreira de pneus... ou para o dedão do pé dele, né? Ai.

+ Ainda na equipe do Tio Frank, Barrica quase conseguiu um pódio. Não sei você, mas para mim o cara está pilotando demais!


Se a Williams sofria de alguma doença,
talvez o remédio se chame Rubens Barrichello

+ Na Mercedes, apesar das voltas mais rápidas, interessante ver o Schumacher se "Barrichellizando"... no pior sentido (ultimos anos na Ferrari) da comparação.

+ Já Nico Rosberg lembrou até o Kova na Mclaren: rema, rema, rema, mas ... não fossem as punições tinha ficado longe dos pontos.

+ Nas insossas curvas de Valencia assistimos a mais um capítulo da novela "A Maldição do Piloto n°2 da Renault": não fosse punido Petrov teria marcado pontos. No fim, 9 foram punidos, mas só Vitaly "se ferrov".

+ "Bastião" Buemi continua colocando os "pingos nos is" na Toro Rosso. Pela terceira corrida em 2010 segurou com autoridade a Ferrari de Fernando Alonso.

+ Sei não, mas... qualquer hora a STR vai acabar perdendo os motores italianos "sem saber o motivo".

+ Pode ser paranóia minha, mas a Sauber (enquanto teve os motores Petronas, antigos Ferrari) sempre se comportou se fosse propriedade da Scuderia. Maranello mandava, a equipe suiça cumpria.

+ Falando na equipe do Tio Peter, se a corrida mereceu nota 3, Kobayashi merecia bem mais que os 6 pontos bravamente conquistados pelo japa. Na verdade, nota 10 pra ele! Que garra! Quando o carro é competitivo, Koba esbanja agressividade... até a última curva!!!

+ Não concorda? A Sauber atualmente só não é mais pobre que a Hispania.

+ No mais, vitória "fácil" de Vettel, Hamilton em segundo para desespero do "Chorando" Alonso e Doctor Button mais uma vez em um "homeopático" terceiro lugar.

+ O lema de Jenson parece ser:

"Quem ri por ultimo ri melhor"

+ Pensou que eu ia escrever que o "Damon Hill", né? hauhauhauhau.

+No mais, "o Ministério da Saúde (em VEL MAX TOTAL) adverte: não use drogas,

DONNINGTON NUNCA MAIS (nem com chuva)!

+ Até Silverstone (eba!).

OBS: essa pista, principalmente o traçado dos anos 80 poderia se chamar GOLDstone, né?

Ehehehe, um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br
@FernandoRingel

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