quarta-feira, 28 de maio de 2008

Por Onde Anda (05): Erik Comas



Preste bem atenção no capacete do Comas, na foto acima, e depois preste atenção no capacete dos mecânicos da Jordan no video abaixo


http://www.youtube.com/watch?v=l_bV5EUG9_0&NR=1

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Sabe como o francês Erik Comas, ex-LIgier e Larrousse, conseguiu um bico como mecânico na Jordan?


O VELOCIDADE MÁXIMA conta para você._

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No início de 1995 quando a Larrousse faliu. Houve um esforço patriota para manter duas equipes francesas na F1 e a DAMS, equipe vitoriosa na F3000, aproveitou para fazer o seu projeto para a F1.
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Como parte de um acordo entre a Larrousse e a DAMS, Erik Comas voltou para a equipe que lhe proporcionou o título da F-3000 em 1990.
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O carro tinha um aspecto meio "pesadão". Lembrava a Ligier de 93...
_ ...porém esse DAMS GD-01 (que você vê na foto acima) era o "primo pobre" do terrível Lola usado pela Scuderia Italia em 93. O DAMS 01 era basicamente um carro "arroz-com-feijão" para a época, equipado com um Ford Cosworth DFR V8, um conjunto feito para não quebrar... a mesma virtude e os mesmo "problemas de família" do Lola que enterraram a Scuderia Italia, o Alboreto e o "novo Ascari", o então novato Luca Badoer.
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Durante essa época de incerteza, a DAMS não estava conseguindo patrocinadores, a Larrousse ainda se inscreveu para o GP de San Marino de 1995 com apenas Eric Bernard como piloto, mas ninguém apareceu nos treinos.
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Com a falência da Larrousse e a desistência da DAMS, convenhamos, uma atitude sensata... além do ""churrasquinho de Irvine" na Bélgica, Erik Comas largou o emprego de mecânico da Jordan.

OBS: A história do bico do Comas na Jordan é apenas uma brincadeira minha. A verdade é que a equipe irlandesa usou a pintura do capacete do Comas no capacete dos mecânicos... e realmente combinou com os uniformes da Peugeot, fornecedora da equipe na época... ficou bonito.
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Cansado de ver seu talento desvalorizados por carros ruins, e decidiu fazer carreira no Japão, onde fez o que muitos esperavam dele na F1.
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Monza, 1993, Erik Comas acelerando sua Larrousse-Lamborghini...
Saudades da época em que os carros soltavam faíscas
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Uma rápida curiosidade sobre a DAMS...
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Equipe vitoriosa na F3000, a DAMS estrearia na F1 em 96 com a dupla Comas e Tarso MArques, então piloto da DAMS na F3000. Acreditem se quiserem, mas dizem que na verdade Tarso seria piloto de testes e a dupla seria Comas e Ian Lammers(!!!!!??????!!!!!!!??????)... só para lembrar que o Lammers estreou na F1 em 1979, na Shadow “boca de leão”.
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Equipe reunida para o enterro?
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" Em 2005, no Pescarolo #16 tive o velho amigo Erik Comas, meu piloto no GT Japonês, onde é o veterano, com dez anos de participação e o maior número de pontos no campeonato e tricampeão (eu o esnobo pois sou tetra, tendo ganhado também no ano que ele foi para a Toyota). Conheço Comas desde a época da F3000, primeiro como inimigo, quando ele corria pela Dams, depois como meu piloto na F1 Ligier em 1991. " falou e disse Ricardo Dívilla, ex-projetista da Copersucar e da Ligier
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Nas 24 Horas de Le Mans de 2005
Comas (de macacão branco, Henri Pescarollo (chefe e dono da equipe) e Ricardo Divilla.
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Ultimamente Comas tem tido alguns problemas e saúde, sofrendo com uma tal de Síndrome de Lumbargo.
Desejamos melhoras ao cara e aconselhamos:
"até receber alta, automobilismo só aqui no blog VELOCIDADE MÁXIMA e no R-Factor"
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Aqui no VELOCIDADE MÁXIMA já sugerimos vários sites recheados de curiosidades sobre os pilotos, mas esse é lindíssimo:
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http://www.comashistoric.com/
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Uma obra prima virtual. Francês no sentido mais chique da palavra.
Au revoir messier Erik Comas.
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Fernando Ringel

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