domingo, 28 de fevereiro de 2010

A Fórmula da Velocidade: Penske - Marlboro = ?

__Ah, que saudade dos patrocínios da Valvoline, praticamente o único que rivalizava em beleza com os patrocínios tabagistas. Esse é o layout usado por Al Unser Jr entre 1989 e 1993, quando o piloto americano foi contratado pela Penske para a temporada 94 (da qual foi campeão).

A partir dali, a Valvoline passou a patrocinar o primeiro carro da equipe Walker: entre 94 e 96, o americano Robby Gordon (mito, Jean Alesi cover), e depois o brasileiro Gil De Ferran, de 97 a 99. As pinturas eram basicamente evoluções do layout usado por Unser Jr na Galles, e acreditem, a cada ano ficavam ainda mais bonitas!

Na segunda foto, Stefan Johansson na saída do famoso saca rolha de Laguna Seca. A Bettenhausen, em seus bons anos, era chefiada por Tony Bettenhaussen Jr, ex-piloto que disputou 11 vezes a Indy 500 e caçula de uma das famílias mais tradicionais do automobilismo americano.

Desde 1988 na Indy, a equipe se tornou verdadeiramente ameaçadora nos anos 90 com o sueco Johansson e o patrocínio dos Alumínios Alumax. Em meados de 97, quando Patrick Carpentier fazia sua estréia na categoria, houve algumas desconfianças de que, pelo dinheiro investido pela Alumax, a equipe rendia pouco... e que isso acontecia porque o Tio Bettenhausen investia boa parte do patrocínio em seu próprio bolso...

Se isso realmente acontecia, nunca foi provado. Tony, sua esposa, filhos e seu sócio na equipe morreram em um acidente de avião, no ano 2000. A equipe seguiu cambaleante na CART e ainda competiu na Champ Car sob o nome Bettenhausen.
Atualmente o time se chama HVM e participará da temporada 2010 da Indy com a suiça Simona De Silvestro.

Ainda nos anos 90, pela equipe correram Roberto Moreno (como sempre, substituindo em 97) e Helio CastroNeves em 1998.

Some a pintura da Valvoline utilizada por Little Al e as Bettenhausen Alumax = a surpreendente Penske preta??? Quase. Agora só falta descobrir de onde vem as laterais e os aerofólios pretos. Amanhã conto qual é a fórmula completa. AGUARDE!


Um abraço,
Fernando Ringel

Nenhum comentário: