Por Pedro Ivo
Mais uma vez a F1 fez sua parada no circuito de Montmeló. E, como em provas anteriores, não houve tantas ultrapassagens assim. Ou menos que muita gente queria, é fato.
Infelizmente a melhor prova nesse circuito continua sendo a de 1991, quando o circuito foi inaugurado, tendo aquela antológica disputa roda a roda entre Senna e Mansell no retão.
Mas... voltando à prova de 2009, ficou evidente que, se as novas regras da aerodinâmica e a chegada do Kers não porporcionaram muitas ultrapassagens, fizeram com que a maioria dos pilotos andasse próximo um do outro, havendo muitos momentos que alguns até arriscaram ultrapassagens sem, contudo, realizá-las.
Qualificar as equipes de 1 a 5 estrelas nessa corrida foi simples e ao mesmo tempo complicado. Simples, pois equipes como Brawn e RBR continuaram realizando o massacre que realizaram nas últimas corridas. Por outro lado, equipes como a Renault já começaram a esboçar alguma melhora, enquanto que outras, como a McLaren, evidenciaram que nem sempre mudanças trazem melhoras. De toda forma, aqui vão as 5 estrelas e os prêmios simbólicos!
5 Estrelas:
Ferrari (*): Será que o tal "pacotão" trouxe melhoras mesmo á equipe vermelha? Ficou parecendo mais que o desempenho que Massa teve nessa corrida foi conquistado por méritos próprios... Já Raikkonen nem pôde mostrar a que veio nessa corrida, pois mais uma falha mecânica o tirou da disputa logo nas primeiras voltas. Será que o finlandês está com a zica que o acompanhava nos tempos de McLaren?
McLaren (*): Outra que foi uma negação. Não fosse pelo braço de Hamilton - que reclamou de seu carro durante a corrida toda - a equipe teria se saído pior que saiu. Já Kovalainen tem merecido o apelido de "Pé na Kova", que recebeu na temporada passada. Esse parece que não é o ano para os finlandeses...
Renault (***): Não se sabe se a equipe melhorou ou se foi porque Alonso estava ao volante, mas o 5º lugar foi bem expressivo, ainda que conquistado um tanto quanto circunstancialmente. Já Nelsinho Piquet pelo menos não errou, mas também não fez tanta coisa assim.
BMW(**): Deu um relampejo de combatividade em alguns trechos da prova, mas findou tendo o mesmo desempenho fraco das outras corridas. E cada vez mais eu fico me perguntando: Se a equipe tá ruim assim, por que o Kubica, se não tivesse feito merda, ia pegar um pódio na Austrália? Já Heidfeld conseguiu colocar uma estrelinha pra a equipe não passar dessa com a pontuação mínima novamente.
Force India(*): E tome papelão dos indianos! Sutil levou uma senhora pancada (enquanto que na corrida passada foram só tapinhas) logo na largada e ficou de fora. E o Físico não passou de mero assistente de coadjuvante nessa corrida...
STR(*): Nem dá pra dizer nada. Não passou da primeira volta...
RBR(****): Webber foi competente e conseguiu um pódio mais com o cérebro que com o braço. Vettel poderia ter feito mais, mas pra o que fez, não foi de todo ruim. O que importa é que a escuderia austríaca tem tido mais motivos pra festejar que nunca. Adrian Newey provavelmente recebeu um aumento salarial pelo bom trabalho no bólido 2009 e Dietrich Mateschitz não quer mais sair da F1, com certeza.
Brawn(*****): Quando não dá RBR, dá Brawn, já deu pra perceber. O carro deles rende bem de qualquer jeito, e ficou evidente que, não fossem estratégias diferentes, teríamos uma dobradinha no melhor estilo Ferrari na época do mesmo Ross Brawn que agora comemora vitórias novamente.
Williams(**): Se ela voa nos treinos livres, anda mais lento na classificação e se perde na corrida. Já deu pra aprender que, fora a superioridade de Brawn e RBR, essa tem sido outra máxima dessa temporada. Uma pena, pois Rosberg faz muito com o carro que tem (apesar de nem sempre conseguir fazer tudo o que se espera dele), e Nakajima, apesar de algumas vezes fazer jus a seu sobrenome, já provou ser melhor que seu pai.
Toyota(**): Não mostrou a consistência das ultimas corridas, onde quando não conseguia pódios, tinha mostras claras do bom equipamento (como na China, onde Glokc largou da rabeta e chegou em sétimo). Logo, ficou devendo bastante nessa corrida.
Prêmios Simbólicos:
O Ás: Como as outras corridas da temporada, o vencedor foi o ás. E como todas as outras corridas, ou foi Button ou foi Vettel. Dessa vez deu novamente o inglês, que venceu (tal qual Mark Webber conseguiu um pódio assim) usando mais o cérebro que o braço.
O Arrojado: "Guerreiro", nessa corrida, foi mais jogador de xadrez que qualquer coisa. Mark Webber interpretou com perfeição essa máxima e tirou um pódio da cartola, quando todos apostavam que Vettel estaria com o 3º garantido.
O Guerreiro: Felipe Massa, que parece que leu o texto que eu escrevi sobre ele aqui no blog e decidiu recuperar o tempo perdido. Teria sido mais brilhante que seu 6º lugar, se a Ferrari não ferrasse novamente sua corrida. O tal "pacotão" que os vermelhos prometeram nessa corrida não se mostrou tão eficiente assim, uma vez que eles ainda andam por volta de meio segundo atrás da Brawn. E, nessa corrida confundiu-se até onde o carro melhorou por esse pacotão, e o quanto ele andou bem pela capacidade do Massa.
O Esforçado: Alonso, que fez o que pôde com uma Renault que, tal qual a Ferrari, está em re-ascenção (e será que está mesmo?), chegando num quinto lugar no seu país. Se não foi uma colocação brilhante - pois foi conquistada na sorte - pelo menos mostrou que o tijolo voador dos franceses não é essa desgraça toda. Ou será que, ao exemplo da Ferrari, é um carro que rendeu bem por causa do piloto?
O Apagado: Lewis Hamilton, que reclamou a corrida toda com razão do carro, e, como o Fernando colocou no post anterior, pela primeira vez deve ter levado uma volta desde que começou a correr na F1.As mudanças que vieram na McLaren definitivamente não foram boas...
O Braço-duro: Por mais que tenha ido para a grama e voltado, esse foi Trulli. Nada, ao meu ver, justificava essa lambança que fez um strike de 4 carros. Ele podia ter dado uma pisadinha no freio antes de retornar à pista, evitando assim esse choque todo...
O Bundão: Apesar do Fernando ter falado bem, pra mim foi o Barrichelo. Podia ter seguido o companheiro de equipe e ter feito apenas das paradas. Na pior da hipóteses, teria ficado como está, mas não custaria tanto assim arriscar duas paradas em vez das três que ele fez. Se funcionou com Button, por que não funcionaria com ele? Há gente, inclusive, que já tem me falado que essas idéias de pit-stops estranhos do nada são pra não ocorrer papelões como o da Áustria em 2002.
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Um comentário:
momentos melhores viram na F1....ainda resta uma esperança...
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