terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Carros que ainda vou dirigir: Mitsubishi Lancer Evo VI

Por Pedro Ivo

Após um longo e tenebroso inverno (entenda-se final de período na universidade e um sem-fim de trabalhos para terminar), finalmente entrei de férias. Com isso posso quitar os débitos que tenho com a todo mundo que lê o VEL MAX. Digo aos amigos leitores que aguardem por boas novidades, pois ainda teremos boas novas nesse período que antecipa a temporada 2010 da F1. Tem novos posts da série "Carros que ainda vou dirigir" pra sair, e entre dezembro e janeiro teremos aqui no VEL MAX um dossiê sobre os recentes desfalques de montadoras da F1: Toyota e BMW.

Mas... dando início ao post do Lancer...

O Lancer é uma espécie de sedã esportivo da Mitsubishi, que rende 280 cv. Numa hora dessas você, caro leitor, deve estar falando "peraí, esse cara do blog pirou! Onde que um carro com 280 cv entraria nessa lista?!". Mas calma lá, ele tem, muitas e boas, qualidades. Hoje em dia ficou relativamente depreciado pelos entusiastas de automobilismo por ser um modelo muito visado por adeptos do "tuning".



Ele segue uma tendência comum nos carros japoneses, de tirar muita potência de motores pequenos. No caso, ele é equipado com um motor 2.0 16 válvulas, de quatro cilindros (como comparação, um Renault Mégane que você vê andando na rua tem um motor de mesmas dimensões). Mas a Mitsubishi colocou um turbo e um intercooler, aliados à modificação de várias peças para "aguentar o tranco", e com isso temos um motor de carro de rali num veículo feito pra se transitar nas ruas! Lógico que, num carro com um motor desses, a engenharia falou mais forte que o design. Ainda que não seja um carro feio, possui vários furos e entradas de ar para refrigerar o motor.

Além disso, o Lancer conta com uma caixa de marchas de seis velocidades com relações curtas e engates justos. Isso quer dizer que o motor trabalha o tempo todo com força máxima (torque de 38 kgfm, o mesmo de uma Ferrari 360 Modena), jogando o motorista contra o banco a cada acelerada. Não à toa, no teste que a revista Quatro Rodas fez com o Evo (como é carinhosamente chamado, pronunciando-se "Ivo") em janeiro de 2001, marcou 5,83 segundos para ir de 0 a 100 km/h (mais rápido que a Audi RS4 2001, que é 100 cavalos mais forte!).

Some-se a esse motor um conjunto de freios que o deixa em pé de igualdade com uma Ferrari F355, pneus grandes (225/45 , com rodas de aro 17) e um aerofólio traseiro que permite regulagens internas - de 0 a 40 graus de inclinação - e temos um carro que tem extrema estabilidade em curvas. E ele tem uma coisa que nenhum outro carro dessa série teve até hoje. Possui todos esses atributos em qualquer tipo de terreno, seja no asfalto, na neve, no cascalho ou na terra.
_
_
Hoje o Evo está em sua 10ª "geração". Mas preferi falar do VI por ser o mais nostálgico das suas gerações, ao meu ver. Ele é do tempo que a Mitsubushi era bicho-papão do mundial de rali (WRC), conquistando quatro títulos com o piloto finlandês Tommi Makinen, que foi exatamente o nome da série especial dessa versão.

De certa forma, hoje em dia a Mitsubishi no WRC é como a Williams na F1, um time que tem seu prestígio e sua marca histórica, mas que não tem conseguido mais os bons resultados de outrora. Uma pena...

E, para aqueles que se interessam em comprar um desses, ele, pasme, é o modelo mais acessível que já surgiu nessa seção do blog, custando a partir de 25.000 euros (em Portugal, uma vez que não foram encontrado modelos à venda aqui)!

Um abraço a todos e até o próximo post!

4 comentários:

Tomas disse...

oi tudo bem?
Meu nome é Tomas, tenho 13 anos e estou criando um blog relacionado à F1, que comecei faz pouco...
Minha ideia é colocar todas as novidades, enquetes, bastidores, pilotos e equipes e muito mais.
Já te linquei, se vc pudesse me linkar e seguir seria uma grande ajuda
valeu!!

De Gennaro Motors disse...

ola Fernando ! show de bola ! HEHE realmente este lançar é demais cara !

Pedro Ivo disse...

Gennaro, aqui é o Pedro, colaborador do blog. Escrevi o post sobre o Lancer, e estamos preparando novos posts pra o blog. Aguarde e verá!
Ah sim, Muito obrigado pelo seu comentário!

Fernando Ringel disse...

Olá Tomas,

fico muito satisfeito de saber que vc linkou o VEL MAX... pq a gente só faz isso com os blogs e sites que acessamos com frequência, aqueles que a gente gosta de verdade!
Pode deixar, já linkeu o seu blog e te desejo muito sucesso.


Grande Xará De Gennaro,
carrinho legal esse, né? Eu não conhecia de nome, só tinha visto em alguns filmes do tipo "Velozes e Furiosos".
Sabe de uma coisa? Sou fã dessa tradição que os orientais têm de fazer muito com pouca coisa. O desempenho desse Mitsubishi é prova disso.


Graaaande Pedro,
um dia, quando vc estiver trabalhando na 4Rodas, vou ter o prazer de falar "ele começou a escrever na época em que o VEL MAX ainda era um blog", heheheheheh.
SOnhar não custa, né? Já que é assim, boa sorte para todos nós!!! (kkk)


Obrigad pelos acessos, colaborações e comentários. Um abraço!
feringel@yahoo.com.br