terça-feira, 15 de setembro de 2009

Automobilismo + Futebol = AUTOBOL????

totoboldfd_
__Estaria certo afirmar que o Autobol foi "a pré história da Super Liga" ou perguntar: O Autobol foi a Fórmula Super Liga pré histórica?

_

Após a vitória do Rubinho em Monza, deixei a TV ligada enquanto fazia outras coisas. De repente apareceu uma matéria com uns carros parecendo Fuscas... jogando futebol!

Vi a matéria e em seguida fui pra internet pesquisar sobre o assunto.

O resultado você curte no texto abaixo, uma reprodução literal do conteúdo do http://www.obvio.ind.br/, site do Anísio "enciclopédia do automobilismo brasileiro" Campos.

_

_

"Autobol um esporte carioca !

- nem com o pé, nem com a mão: é com o carro !


Por Bob Sharp

_

__A idéia e a iniciativa do Autobol partiu de um médico, o Dr. Mário Marques Tourinho. Muito ligado ao futebol profissional, era diretor do serviço médico do América Football Clube, do Rio — um dos mais antigos do Brasil, constituído em 18 de setembro de 1904, portanto centenário.

No final dos anos 1960, o Dr. Tourinho, um admirador do automobilismo, fazia parte da Associação Carioca de Volantes de Competição, como médico da entidade. Era natural o seu envolvimento com corridas e pilotos. Era amigo de todos e sua presença no Autódromo de Jacarepaguá era constante. Fui presidente da Associação um tempo, o Norman Casari, outro.


Um dia ele saiu com a idéia do autobol e ficamos meio cépticos, mas incentivamo-o a tocar a idéia adiante. E assim foi, ele conseguiu convencer os principais clubes de futebol a abraçarem a idéia. Formaram-se as equipes (quatro carros) do Flamengo, Vasco, Fluminense e América.. Os jogos eram realizados principalmente no campo do América, cujo gramado estava destruído e aguardava reforma e no Campo do Colégio Santo Inácio, ,em Botafogo. Acho que houveram jogos — um autêntico Campeonato Carioca de Autobol — durante um ou dois anos

Os carros tentavam acertar uma bola de 1,20 metro e 12 quilos em gols oficiais de futebol, que mede 7 x 2,3 metros. Usava-se muito o Dauphine que, além de barato — os primeiros haviam surgido em 1959 — tinha a vantagem do câmbio de três marchas, com a ré e a primeira no mesmo canal, o que facilitava as necessárias e sucessivas manobras.

Joguei algumas vezes pelo Vasco da Gama, não sei por que, pois o meu time do coração no Rio é o Flamengo. O jogo era muito divertido e representava a síntese de duas paixões brasileiras: futebol e automobilismo. Curioso era na época ainda não termos campeão mundial de Fórmula 1, o que só iria ocorrer em 1972, com o Emerson Fittipaldi."

_

FONTE: www.obvio.ind.br

__Reparem que, além dos carros participarem do campeonato representando times de futebol, as regras também seguiam o padrão adotado pelo campeonato carioca de futebol daquela época. Coincidência ou não, assim como ocorre atualmente com a Super Liga que usa o sistema utilizado pelos times de futebol na Copa dos Campeões da Europa.


Mais semelhanças: na Autobol, os carros participavam do campeonato representando um time, que tinha suas cores e seu brasão pintados na carroceria dos veículos (foto acima, jogo entre VASCO X FLUMINENSE).


Vale lembbrar que a Formula Super Liga é uma categoria em que todas as equipes correm com os mesmos chassis (Panoz), motor (Menard) e pneus. Na finada Autobol (que belezinha de nome, hein?) tambpem era monomarca: todos corriam com seus simpáticos Gordini.

Para finalizar a pesquisa, aqui vai a matéria que foi ao ar no Esporte Espetacular, a semente desse post e logo depois mais alguns recortes de jornais da época.

http://www.youtube.com/watch?v=i3oYz8oLICo



OBS2: Entre Super Liga e Autobol só existe uma grande diferança, na Autobol o Flamengo fazia bonito, disputando o título de campeão e tudo, ehehehehehe. E olha que eu sou flamenguista, hein?




_
Um abraço,
Fernando Ringel

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

tive o enorme prazer de conhecer ele !