terça-feira, 8 de abril de 2008

A ultrapassagem esquecida: Senna X Hakkinen, Spa, 1992

Essa só vai ser lembrada por quem viu a corrida ao vivo. Procurava por essa ultrapassagem a muito tempo no You Tube e ninguém nunca lembrou dela. Então puxei eu mesmo do meu arquivo de VHS e passei para o computador essa que é, na minha opinião, umas das ultrapassagens mais plásticamente belas da Formula 1. É o final da prova, Schumacher vai vencer pela primeira vez. Senna que escolheu uma má estratégia foi jogado para o meio do grid nas condições de tempo "chove-e-para" típicas da região das Ardenhas em Spa-Francorchamps. Mas com a pista secando nas últimas voltas, Ayrton vinha se recuperando quando alcançou Mika Hakkinen no seu Lotus 107-Ford na última volta.

A ultrapassagem em si não tem nada de se arrancar os cabelos, mas reparem nos detalhes: o ronco dos carros, maravilhosos, e totalmente diferentes um do outro. Um, V12, o outro V8. Reparem também na chuva de faíscas que o Lotus produz na parte interna da pista numa época, em que a ordem era fazer as formigas se abaixarem. Quanto mais baixo, melhor.

Dizem que a temporada de 1992 foi chata. Mas se eu pudesse escolher entre ela e as atuais, não pensava duas vezes na primeira.

Lucas Peterson