quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Estilos de Pilotagem - Prost e Senna

Prost é simplesmente um gênio. Sua condução é limpa, técnica e veloz. Prost freia suavemente, e tangencia ainda com o pé no freio, dependendo da curva, com o carro totalmente equilibrado, sem grandes correções. Reduz as marchas levemente, sempre engatando a marcha da curva já na tangência, entrando com o motor cheio nela. Prost tem um pé direito sensível, acelerando bem cedo, sem sobressaltos, geralmente ainda com o volante levemente virado. Sua tangência suave e rápida evita as zebras, tanto internas como as externas. Prost conseguia ser rápido sem desgastar demais o carro devido ao seu estilo. Prost perdia um pouco de tempo nas entradas de curva, mas ganhava muito tempo nas saídas de curva, por acelerar bem cedo, como eu disse, e por acelerar com o carro praticamente reto, por esterçar pouco. Gostava de carros que saíam levemente de frente, com o sterring lock mediano, com uma relação de marchas um pouco longa. Prost conseguia aliar duas características que muitas vezes são como água e vinho: Velocidade e suavidade.

Pra mim, o piloto mais técnico e veloz de todos os tempos.http://br.youtube.com/watch?v=IT_iWi1q0_8

Senna era um pouco mais "bruto": Sua condução era muito agressiva. Senna freava muito pouco na entrada das curvas; jogava bastante com o câmbio em pistas lentas, fazendo reduções fortíssimas. Senna tangenciava mais tarde, esterçando bastante o volante, e carregando mais velocidade à curva, ganhando um certo tempo na entrada da curva. Senna acelerava bem cedo, mas não tinha tanta sensibilidade no pé direito como outros pilotos, e muitas vezes ele "atravessava" nas curvas, fazendo diversas correções no volante, ganhando um certo tempo nessas curvas, já que seu carro "aponta" mais para ela. Ele conseguia ser rápido nos 3 trechos das curvas: na entrada, no meio e no final das curvas. Senna também usava cada centímetro das pistas, principalmente em pistas de rua, como Mônaco e Phoenix.

Por isso, sua superioridade em pistas de rua era tão absurda. http://br.youtube.com/watch?v=eopcuO_15kw

3 comentários:

Unknown disse...

Muito parcial essa análise do estilo de pilotagem do Ayrton.

Unknown disse...

quem faz essas analises? é algum prosissional da área? que entende do assunto?

Vitmacor disse...

Definição para quem realmente entende de automobilismo. Perfeito!
Nada mais nada menos que os próprios Frank Williams e Ron Dennis ex chefes de ambos já expressaram algo do gênero. Prost tinha uma pilotagem mais perfeita que senna. Mas Senna sabia encontrar o limite individual como ninguem.