domingo, 3 de outubro de 2010

INDY: notas sobre o GP

Nota para a corrida:
Fernando Ringel – 6
Wellington Lucas - 8

WL - Uma corridaça que terminou com o Dario Franchitti tri-campeão e Scott Dixon como vencedor da prova com méritos.

FR + Durante a prova, cheguei a pensar em escever algo do tipo: “ daqui para frente vou torcer pelo Franchitti para ver se ele não é campeão” ou “é só eu torcer que o cara entra pelo cano”, mas não. Venceu quem mais mereceu.

Talvez não o mais rápido, mas “pelo conjunto da obra”, o melhor de 2010.

WL - Will Power até que andou minimamente bem, porém a Penske não esteve no seu melhor dia.

FR + O ritmo do australiano foi melhor do que de costume, até que...

WL - ... ele beijou o muro e quebrou a suspensão. Com o abandono, entregou de bandeja o titulo para o Dario Franchitti.

FR + Franchitti X Power lembra Hakkinen X Schumacher. O Finlandês era até melhor em algumas situações, mas Schumacher era sempre rápido enquanto Mika volta e meia tropeçava nos próprios pés.

Assim como o Schumacher do final dos anos 90, Franchitti aparenta estar um nível acima dos outros. Sabe aquele cara que tem um algo mais para tirar na hora H?

WL - Destaque para a prova do Scott Dixon. Bati na tecla de que ele estava irreconhecível, mas em Homested, fez uma corridaça. Ganhou e finalmente mostrou o que ele era. Mesmo assim ainda acho que ele está muito abaixo do Franchitti.

FR + Correção, todos com exceção de um Tony Kanaan nas relargadas aqui, um Power (nos mistos) ali, todos estão um pouco abaixo em relação ao Franchitti. A grande sacada dele é ser veloz em todas as fases do campeonato. Nem sempre o mais veloz, mas sempre entre os primeiros.

WL - Franchitti fez o serviço inteiro de pole position, maior numero de voltas lideradas e chegou em oitavo com sobras, apenas para garantir o caneco. Mesmo se Will Power tivesse continuado na prova, creio que o escocês não perderia esse titulo de jeito nenhum

FR + A impressão é que Power estava acima do seu limite para ficar em quarto, enquanto Franchitti estava bem mais tranqüilo, brigando com Tony Kanaan pela primeira posição. O título ficou com quem merecia, convenhamos.

WL - Menção honrosa para a Andretti Autosport que fez uma baita corrida com o Tony e a Danica Patrick. Os dois lutaram por posições no fim da prova, terminando respectivamente em segundo (Danica) e terceiro (Kanaan).

FR + Só não entendo a maneira como os pilotos da Andretti se pegam na pista. Ficou claro que na disputa com o Kanaan, a Danica é o Schumacher entre as mulheres, mas... se eu fosse o Michael Andretti, não agüentaria ver meus dois pilotos quase jogando fora uma semi dobradinha (segundo e terceiro) por "sei lá o quê". Faltando poucas voltas para o final, eu mandaria os dois sossegarem.

WL - Sobre a Penske, Briscoe cutucou, mas não machucou ninguém. Foi dispensável nessa corrida. Sobre Power, nem preciso comentar.

FR + Enquanto a equipe tentava colocar Will de novo na corrida, na relargada, obviamente Helinho recebeu alguma ordem do tipo “vai lá e destrói”. Passou todo mundo por dentro da faixa branca que separa a pista da saída dos boxes. Coisa de macho!

Pena o desempenho dos carros de Roger Penske não terem contribuído. Em Homested, nem tudo foi culpa de Will Power, convenhamos. As Ganassi (como em quase toda temporada nos ovais) estavam melhores.

WL - Milka terminou a temporada onde já se esperava e a Bia não merecia terminar assim. Ela é uma boa piloto, porém precisa de experiência. Já a Simona foi discreta, fez a parte dela (não bateu) e terminou a corrida.

FR + Tenho sérias desconfianças quanto ao “desconfiômetro” da Bia. Quem viu ela nos monopostos sabe que de vez em quando baixa um “De Cesaris com TPM” na garota e aí o que se vê são reações meios inexplicáveis.

Não vou citar o acidente em Homested como um desses “fenômenos” que de vez em “(quase) sempre” “atuam” sobre a Bia, mas que algo estava errado com o carro, isso estava meio claro (uma volta antes da batida). No mínimo, foi um acidente de jogador de fliperama, plenamente evitável com uma simples entrada nos boxes. Coisa de principiante.

FR+ Sobre a Milka, torço por ela e exatamente por isso quero que ela pare e repense sua permanência na Indy. Se é para ser motivo de chacota, existem outras categorias que receberiam bem o dinheiro da Citgo. Pensa bem Milka.

Já a Simona, desandou de uns tempos para cá, como se estivesse com problemas extra-pista influenciando sua pilotagem.

WL - Takuma Sato não destruiu o seu carro na última prova como de praxe nas outras temporadas.

FR + Levou quase uma temporada, mas o cara (aparentemente) aprendeu. "Gênio".

WL - Ed Carpenter, Graham Rahal, Dan Wheldon e um monte de gente nem apareceram na transmissão. Nem o Saavedra foi mencionado na transmissão.

FR + Basicamente essa foi uma corrida de apenas dois homens, com um ou outro Dixon intrometido aqui e alí. Abaixo o compacto do GP:



WL – No mais, foi uma baita narração do Téo José e os ótimos comentários do Felipe Giaffone na transmissão da BAND.

FR + Para 2011, já que Cleveland, Elkhart Lake, Laguna Seca, Chicago e um monte de coisas boas ficaram de fora, o jeito para mim é torcer para que um Bourdais da vida volte, que o Tracy continue (dinheiro ele diz que tem para ficar na Indy) e que mais corridas sejam disputadas sob chuva, eheheh.

WL - Até o GP de São Petersburgo, em 2011!


Um abraço,
FernandoRingel/Wellington Lucas Costa

Nenhum comentário: