No publicidade. Yes corrida!
Este outdoor da Agip ficava localizado na reta dos boxes do famoso circuito italiano, ou também na reta oposta e curva Parabólica. Em uma época de mais despreocupação (e desorganização) eram comuns cenas como essa, onde torcedores quebravam partes do outdoor, tendo uma visão dos deuses da corrida. E não era o único. Vários outros eram invadidos pelos torcedores mais fanáticos, em outros países também.
O curioso é que nunca surgiram noticias de reclamações dos donos dos outdoores pelas invasões. Hoje em dia, este pequeno ato de vandalismo com certeza não seria tolerado.
Mas há quem acredite que a publicidade excessiva está matando a Formula 1 atual. Preocupações excessivas com o Marketing, imagem empresarial e outras características "de empresas" e não de equipes de corrida tem tornado a personalidade pública dos pilotos enfadonha (pois suas falas são cuidadosamente elaboradas por profissionais de Relações Públicas) e o esporte mecanizado com isso. Não são poucos os relatos de jornalistas impressonados com a distância separando o público dos criadores do espetáculo num ambiente recheado de horas marcadas, seguranças para todos os lados e acesso restrito mesmo para quem tem credencial para andar pelos boxes.
Não seria uma boa idéia parar para pensar e quem sabe frear esse capitalismo excessivo?
Foto: Mark Hughes, Speed Addicts - Grand Prix Racing, 2005, Pg: 177.
Lucas Peterson
Nenhum comentário:
Postar um comentário