quarta-feira, 31 de março de 2010

INDY: Notas sobre o GP de São Petersburgo

__Olá amigos, como vocês sabem, aqui no VEL MAX faço as resenhas sobre a F1. A partir deste ano, o amigo Wellington Lucas fará as resenhas sobre os GPs da Indy, com um ou outro rápido upgrade meu. Digamos que nas resenhas da Indy, 95% fica por conta do Wellington e o resto by Ringel, Fernando Ringel, kk.

_

_

Um abraço,

feringel@yahoo.com.br - Obrigado chuva, assim pudemos assistir a corrida em “versão full” na BAND e não no Terra.

_

- A corrida foi aquele não fede e nem cheira, mas teve momentos interessantes. Nada comparado com a emoção da São Paulo Indy 300. Nota 6.

_

- Procede a informação que a Milka Duno é o Al Pease com saia (O único cara na história da F1 que foi desclassificado por ser muito lento)

_

FR – Com macacão ela é bem menos que mais, mas sem o macacão, KARAI! Para mim, só perde para a Lyn St James.

_

Falando em beleza feminina, Simona De Silvestro até que, dependendo do ângulo, quebra um galho. Porém, ao contrário da Milka, o melhor de Simona está dentro da pista. Rápida e minimamente bonita (o suficiente para a imprensa dizer que ela é linda, fato comum com as mulheres no automobilismo) logo logo estará em uma equipe grande.

_

Pq? Mulher no automoibilismo já é um tremendo marketing. Se ela for rápida então = $$$$$$$

_

- Grande corrida de recuperação do Dario Franchitti

_

- O que houve com a Ganassi? Após duas corridas discretas, estou com pressentimento que vai ser uma zica esse ano da Chip Ganassi

_

- O Will Power está sobrando, candidato ao titulo sem dúvida. Estou com medo de uma Indy chata por causa dele (apesar do australiano correr na Penske, minha equipe favorita)

_

- Takuma Sato está fazendo cagad@ atrás de cagad@. Estou com medo dele ser um Hiro Matsushita remixado.

_

FR – Diria mais Wellington, até o momento, a FÓRMULA DA VELOCIDADE para o Sato na Indy é: Hiro Matsushita + Shigeaki Hattori = OH NOOOOOO!

_

- Para finalizar está joça (que é bem legal por sinal), vamos falar dos brasileiros. Alguém viu os brasileiros na prova?

_

FR – Realmente Wellington, tirando o strike que a suspensão do Wheldon fez no Mario Moraes (kkk) todos foram muito discretos. Vale destacar o Romancini, candidato a Marco Greco desta década.

_

FR - Quanto aos outros, Vitor Meira e a AJ Foyt cairam na real enquanto Helinho mais uma vez mostrou que é rápido nos mistos, mas seu negócio é mesmo os ovais.

_

FR -Tony Kanaan aparentemente continua na mesma maré do ano passado enquanto Raphael Matos fez novamente muito mais do que se esperava dele em seu modesto De Ferran/Luczo Dragon.

Pelo retrospecto das duas primeiras corridas, dá para dizer que Gil De Ferran é o melhor brasileiro até aqui.

_

Pq? Ora, foi só ele chegar e a até então fraaaaaaaaaaaca Luczo Dragon conquistou um pódio em São Paulo e um excelente 5° lugar em São Petersburgo.

_

- Ih Fernando, ia me esquecendo! O Luciano do Valle criou um novo piloto, vcs viram? “Don Wheldon” (kkk) by Luciano do Valle.

_

_

Colaboração

Wellington Lucas Costa

http://www.formulaone-addict.blogspot.com/

domingo, 28 de março de 2010

Notas sobre o GP da Austrália/2010

+ NOTA PARA O GP: 10!
_
+ Começndo pelo fundo do grid, se a expectativa da Virgin era completar a prova.... é seu Richard Branson, não deu.
_
+ Ainda dentro do cockpit, vale notar o gesto de irritação do tipo "o que está acontecendo?" do Lucas Di Grassi ao abandonar.

+ Da série "Aí fomos supreendidos novamente": quem completou a prova foi a Hispania... do Chandhock!

+ Série "powered by Zagallo, Copa 74", ehehhe.

+ Os fãs do Bruno Senna tem que torcer pelo indiano, já que, sem testes, quanto mais o carro andar, melhor...

+ ou menos pior, né?

+E o Schumacher pagando mico atrás do Alguersuari, hein???? Hoje, pode-se dizer que em 2010, o alemão continua fazendo história na F1... criando "mitos". Todo mundo tenta tirar uma casquinha do heptacampeão...
_
+ ...que o digam Glock e Kovalainen dando xis no Greatest.

+ Perguntar não ofende MODE ON: ex-greatest????

+ Agora, além do Rosberg no Bahrein, depois de Melbourne, Alguersuari tamném já pode se aposentar.

+ Imagina os netos do Alguersuari entediados, "não aguento mais o vovô Jaime contar sobre aquela corrida em que ele, com um carro pior, segurou o Schumacher até o final..."

+ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

+ Quanto ao tal xis, foi todo mérito do Glock, que é bom piloto e eestá em um carro rápido. Até o momento o Virgin VR-01 não é resistente nem seguro, mas é suficientemente rápido, temos que admitir.

Se o alemão tivesse ultrapassado o Hamilton (por exemplo), ele nunca teria dado a chance de levar um xis. Provavelmente teria passado e continuado pela parte de dentro da tangência, para evitar qulquer chance de reação do outro piloto.

O que aconteceu é que o Schumacão passou e baixou a guarda, acostumado com seus tempos de Ferrari, onde todos saiam da pista para que ele passasse.

+ Apesar dos pesares, Schummy conquistou mais um pontinho. Isso deixa claro o quanto a pontuação utilizada até poucos anos era cruel: na história da categoria, em média, cerca de 30 carros disputavam 26 vagas no grid. Desses 26, só 6 marcavam pontos? Descaracterizaram um pouco a F1 com essa história de dividir pontos entre os 10 primeiros, mas com certeza a categoria ficou mais democrática.
_
+ Hamilton X Button (2010)= Prost X Mansell (1990)?

+ Lewis pilotou demais! Fucking great job 2.0 DELUXE!!!

+ Button também. Prost deve ter batido palmas para o campeão de 2009.

+ Enquanto eles "não se pegarem no tapa", a Mclaren vai muito bem, obrigado.

+ ... e não estou nem falando do motorzão Mercedes, hein? Com um motor mais modesto (o vovô Cosworth por exemplo), a tarefa da equipe seria bem mais difícil...

+ Falando em motores mais modestos, quanto a RBR, se tivesse vencido as duas primeiras corridas, diria que este é um remake da Ligier em 1979. Com duas poles e dois abandonos... RBR (2010) = Shadow (1975)

+ A Fórmula da VELOCIDADE: Patrese + Berger = Mark Webber versão 2010
_
+ Kubica, se candidatando a santo milagreiro, mostrou que ainda é o Kubica e que a Renault ainda é a Renault.

+ Quanto ao Petrov, Melbourne foi mais um capítulo da série, "A Maldição do Carro n°2 da Renault".

+ "Novela powered by Renault", kkk.

+ Nesse caso, parece que nem Petrov com o apoio do Putin + caminhões de dinheiro ou mesmo uma intervenção de espiões da KGB resolveriam esse mistério.

+ Pessoal da Renault quanto ao seu segundo carro, "e agora, quem poderá nos defender?"

+ SUGESTÃO: Chapolin Colorado

+ SUGESTÃO 2: Chuck Norris, com esse sim a coisa vai, kkkk. O MacGyver também resolveria o problema. Com as gotas de chuva ele faria bombas para explodir todos os outros carros, kkkk.

+ Falando sério, Poor De La Rosa. Perder o 10° lugar na penultima volta foi de chorar...

+ Peter Sauber sentiu o cheiro dos pontos, mas acabou mordendo a própria lingua... de novo.

+ Hulk atolado na brita, com as rodas girando em falso pareceu até um tal Michael Andretti em Donnington Park.

+ Sem falar que naquele acidente, Karl Wendlinger, piloto da Sauber também abandonou.

+ Coincidência ou não, em duas corridas, além de algumas rodadas, Hulk (assim como o "Andrettinho"), tem dois abandonos.

+ Por falar em Donnington 93, Rubens Barrichello garantiu 8° posto, conquistando mais dois pontos... além do gostinho de chegar na frente de Michael Schumacher, eheheheh.

+ Pra fazlar a verdade, acho que os pontos vieram como o brinde. Pq?

+ Comercial Credicard MODE ON: "Com um carro pior, chegar na frente do Schumacher... não tem preço."

+ KKKKKK, Dá-lhe Barrica! Menção honrosa para o capacete! Digno de aparecer aqui no VEL MAX na série COMBINAÇÃO PERFEITA.

+ Kobayashi está se candidatando a estrela do Youtube. Protagonizando a paulada do final de semana, 2010 já tem um candidato a altura para rivalizar com a pancada do Alliot no México em 88.

+ Force India sobrando: Liuzzy nos pontos de novo enquanto Sutil fez bem seu papel até onde o carro aguentou.

+ Apesar da assombrosa melhora da equipe, Sutil precisa desesperadamente de um carro de ponta. Quando um piloto com grande potencial passa anos sem o tal carro vencedor, a tendência é que se perda a motivação...

+ Tomara que o Sutil se torne um Stefano Modena remix.

+ Em ano de disputa presidencial, lanço aqui a campanha "São Pedro padroeiro do automobilismo".

+ Aristóteles MODE ON: "No automobilismo, é com gotas de chuva que grandes pilotos, grandes corridas e a história são feitos."

+ Em Melbourne, Felipe foi "Massa".

+ Alonso que o diga, kkk.

+ Apesar da linda recuperação do espanhol.

+ Ah, Vettel, quando vc abandonou... a TV "mostrou para eles", kkkk.
_
+ Quanto ao meu palpite no bolão LOUCOS POR F1, continuo lá atrás, mais ou menos como a Lotus Racing, kkk.
Vai ver a solução para mim é fazer um primeiro palpite... e só enviar para o bolão um segundo palpite, completamente diferente do primeiro, kkk.


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

sexta-feira, 26 de março de 2010

As Principais Manchetes da Semana

FR - Mesmo que seja apenas uma parceria técnica, e que na Lotus não exista mais ninguém com ligação direta com Colin Chapman, eis que 45 anos depois, finalmente a marca volta para Indy.
_
FR - Ninguém sabe exatamente por quanto tempo será a parceria, mas de qualquer maneira, muito inteligente essa jogada. Em tese, a KV se torna um tipo de vestibular: passou pelo teste na Indy, consegue vaga (mesmo que seja como test driver) na Lotus.
_
Se isso realmente acontecer, seria mais ou menos como o esquema entre Toro Rosso e RBR na F1.
_

FR - Só para lembrar, Sato quase foi um dos pilotos títulares da Lotus Racing, em cima da hora perdeu o lugar.

_
FR - Quanto a KV, lembra da PacWest? A equipe do Gugelmin e das sensacionais pinturas dos cigarros Hollywood? Pois então, em 2002 ela foi vendida e na temporada seguinte passou a se chamar KV Racing Technology. (nome chique, hein?)
_
Sabe quem toca o time? Lembra do Craig Pollock, empresário do Jacques Villeneuve? Com uma parceria marketeira como essa, eu já estava sentindo cheiro de raposa nessa associação, kkk.
_
FR - “Desconfiei desde o princípio”, by Chapolin Colorado.
__

Epsilon Euskadi finalmente na F1?

_

O chefe de equipe afirmou que o time vai tentar novamente uma vaga para a temporada 2011.

_

Wellington Lucas: Ai sim uma equipe devidamente estruturada para entrar na F1. Queria muito que eles fossem os escolhidos para 2011. Podem andar no fundo no primeiro ano, mas nos próximos tem tudo para andar muito bem.

_

_

Zanardi vence Maratona e sonha com o pódio nas Paraolimpíadas
_
O bicampeão da CART faturou a Maratona de Roma e afirmou que agora visa o pódio nas Paraolimpíadas de 2012, em Londres.
_
WL - Zanardi é “O” cara. Eu iria até Londres apenas para ver ele participando dos Jogos Olímpicos. O cara perdeu as pernas, mas não perdeu a noção que pode superar os limites.
_
_
Helinho fala em evitar erros na desafiadora pista de São Petersburgo
_
WL - Tomara que o Hélio corra bem nesse domingo, mas a corrida em si vai ser um porre.
_
FR – Realmente, a pista não é das melhores. Poderia até fazer uma (D)evolução da Espécie: das melhores, para as piores pistas em aeroportos
_
Cleveland (hour concour) >>> Silverstone (traçado usado até o final dos anos 80) >>> St Petersburgo (Eca) >>> Edmonton (deveria se chamar “Edmorte”, kkk)
_
_
Glock: lições tiradas no Bahrein deixaram Virgin mais forte
_
Em Melborne, o objetivo da Virgin é completar pela primeira vez uma corrida na F1.
_
WL – Com um chassis rápido e instável, vou falar uma coisa, no geral o carro é uma porcaria.
_
WL – E não estou nem falando da autorização que eles receberam para refazer o tanque que não suporta uma corrida inteira...
_
FR - $$$$ nem sempre rima com competência. A BAR que o diga, né seu Jacques Villeneuve??? Por enquanto, no caso da Virgin, o negócio é rezar para que o tal futuro vencedor que Richard branson tanto fala, não demore muito para chegar.
_
_
Ecclestone quer incluir Nova York na F1
_
Tio Bernie afirmou que tem intenção de criar um GP em Nova York na temporada de 2012 da F1
_
WL - E o traçado? Isso parece ser o que menos importa. Ele quer saber da paisagem. Vai ser aquela corrida especialmente feita para a televisão.
_
FR – Isso é um velho sonho do Tio Bernie. Nos anos 80, ele fez de tudo para coocar a F1 em NY. O resultado desse emprenho foi uma imitação de circuito chamado Meadowlands. Traçado usada peloa CART entre o final dos anos 80 e início dos anos 90.
_
FR – Meadowlands = porcaria exótica que misturava um estacionamento e curvas de uma pista para cavalos. Quase um oval de rua cercado por postes de iluminação, com longas curvas... feitas em alta velocidade.
_
Só não entrou na F1 por causa da burocracia. Por todo esse empenho, tenho a impressão que se o Bernie conseguir colocar NY no calendário, e fazer a F1 finalmente se tornar popular nos EUA, bem capaz que ele perca a motivação e se aposente.
_
_
Bye, bye BMW
_
Do GP da Australia em diante a equipe do tio Peter volta a se chamar Sauber.
_
WL - Gosto do nome BMW Sauber Ferrari, como aparece nas transmissões, mas atrás do encurtamento do nome, o Peter Sauber está atrás de uma fatia maior do dinheiro da FOM.
_

Graham Rahal: EU VOLTEI, voltei para ficar...

_

FR – O “Rahalzinho”, venceu em sua segunda corrida na Indy: GP de São Petersburgo de 2008. Aos 19 anos, se tornou o mais jovem a vencer na Indy.

_

Apesar do sobrenome famoso, é bom piloto. De olho nele.

_

Conquest Racing anuncia Bertrand Baguette a partir do Alabama.

FR _ Esse cara é bom, viu? Acabou de esmagar a concorrência na Le Mans World Series by Renault, fez vários testes na F1.
_
Tá com jeito de ser um tipo de Sebastian Bourdais remix.
_

Grande Prêmio de Saint Petersburg deverá ser exibido em compacto.

__
A corrida será realizada neste domingo às 16h45. No mesmo horário a emissora transmitirá os jogos dos campeonatos paulista e carioca de futebol.

_
FR - Normal. No Brasil, tirando os primeiros tempos da Indy no SBT, a categoria sempre foi tratada como se fosse apenas mais uma novela mexicana.
__
_
Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

terça-feira, 23 de março de 2010

A Evolução da Espécie: Família completa!

__Ayrton Senna, piloto do seleto grupo que se tornou tão ou mais famoso que a F1, após sua morte atingiu status de popstar.

_

Seninnha, (talvez o embrião das charges do Bruno Mantovani), personagem criado em 1991 por Rogério Martins e Ridaut Dias Júnior, ganhou vida em fevereiro de 1994.

_

A revista número zero, em que Senninha corria com carro e macacão azuis (Williams Rothmans), era um brinde da Elma Chips. Você comprava um pacote fechado com vários salgadinhos (Fandangos, Cheetos, Baconzitos, etc) e ganhava a revistinha, hoje item de colecionador. Sei disso porque comprei o pacote, comi os salgadinhos e devorei a revistinha.

_

Isso aconteceu pouquíssimo tempo antes do GP do Brasil de F1, primeira etapa da temporada 94, o que aumentou ainda mais a “beatlemania” em torno do piloto. Naquele ano a expectativa era: Senna + Williams Renault = um massacre. Nesse embalo nasceu a revista, o que não foi o primeiro projeto "extra" do tricampeão.

_

Nos anos 90, aparentemente a falta de um carro verdadeiramente vencedor fez com que Senna, tão veloz nos negócios quanto nas pistas, se dedicasse também em outras áreas. Daí nasceram a moto Ducatti (desenhada por Ayrton), as canetas Montegrappa, as bicicletas Carraro, o jogo Super Monaco GP 2 (supervisionado pelo piloto, inclusive contendo comentários seus para cada corrida, e até mesmo a sua pista de kart, em Tatuí, e um traçado criado pelo prórpio Ayrton), lanchas Off-Shore, a colaboração no nascimento da fabulosa Mclaren F1 entre outras coisas.

_

Pouco antes do lançamento oficial do Senninha, Ayrton comentou com sua irmã, a psicóloga Viviane Senna, sobre sua vontade de fazer algo em benefício dos mais necessitados. Após sua morte, no GP de Imola daquele ano, Viviane, como diria o dono da Hispania, “resolveu pegar o touro pelos chifres” e desde então, o Instituto Ayrton Senna investiu 19 milhões de reais (fruto dos direitos de imagem das marcas Senna, Senninha e Senninha Baby) auxiliando escolas em 25 dos 26 estados do Brasil, entre outras benfeitorias.

_

Onde entra Bruno Senna nessa história? Com a morte de Ayrton, por muitos anos foi produzido muito material documental sobre a vida do piloto, e em muitos deles Bruno (filho de Viviane Senna) aparecia, especialmente em Angra dos Reis.

_

Com a morte de Ayrton, Bruno (até então piloto de kart) ficou longe das pistas até o início desta década. De maneira meteórica, esteve com os dois pés na F1 já no início do ano passado, mas por caprichos do destino, estreou somente este ano na categoria.

_

OBS: em 1996, Flávio Lalli, pai de Bruno, morreu quando levava uma das motos que pertenceu a Ayrton Senna para uma revisão.

-

OBS2: Bruno cresceu correndo de kart contra Ayrton na fazenda da família, em Tatuí. Na época, Senna dizia que Bruno tinha muito potencial como piloto.

No final de 1993, durante entrevista, Senna disse “você pensa eu sou rápido? Espera até ver o meu sobrinho Bruno”.

_

OBS3: Achei mais adequado enquadrar esse post na série EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE, já que tudo nasceu do Ayrton, embora a montagem acima se enquadrasse perfeitamente como uma FÓRMULA DA VELOCIDADE: Ayrton Senna + Senninha = Bruno Senna, talvez um Senninha de carne e osso.

_

_

Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

domingo, 21 de março de 2010

A Evolução da Espécie: Laranja + Preto = $$$?

__Na primera foto, Danica Patrick liderando por 10 voltas a Indy 500 de 2009. A pintura foi feita especialmente para esta corrida, já que no restante do campeonato a americana correu com o "azul sabonete" (kkk) e preto da Motorola.

Na segunda foto o escocês Dario Franchitti, rumo ao título no último ano da cisão entre Indy e Champ Car (ex-CART). Franchitti, além de alguns acidentes espetaculares e da Ashley Judd, conquistou o título último da IRL.

Por último, a HVM Racing da suiça Simona De Silvestro (isso não é uma gozação minha, kkk). Esta equipe aparentemente anônima teve várias "encarnações" importantes nas últimas décadas: o que conhecemos atualmente como HVM (pq na Indy o pessoal gosta tanto de siglas???) foi a Bettenhausen Motorsports (80 e 90), Herdez Competition e Minardi Team USA (Champ Car).
Nesse caso a ordem dos fatores mudou, e muito o produto. Não é apenas o nome que está diferente, tirando jogadas de marketing, em 2010 dificilmente a HVM rivalizará com os bons anos do time no passado.

OBS: Pelo título do Franchitti, pela mídia gerada por Simona e Danica (ainda que esta conquiste bons resultados) essa EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE pergunta, "preto + laranja = $$$?"

Pelo menos entre os carros que me lembro, quando o assunto é Fórmula Indy, preto + laranja atrai bastante $$$, com certeza. Na esmagadora maioria dos casos, diria que atrai até sorte, como veremos em outro post no decorrer da semana.

OBS2: Caso os dois Andretti Green suas laterais completamente pretas, ao invés de EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE, esse post seria uma legítima FÓRMULA DA VELOCIDADE.


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

sábado, 20 de março de 2010

As Principais Manchetes da Semana

Fernando Ringel - A Delta Wing tem tradição na aviação então, normal que seus carros pareçam naves espaciais. Seria mais adequado se esse carro fizesse parte do Rock and Roll Racing 2 ou então de um remake do velho F-Zero (lembra daquele jogo do Super Nintendo???)

-

FR – Na boa, esse é o típico carro que chama a atenção no Salão do Automóveis de Frankfurt... e que nunca será produzidos em série.

-

FR - Em breve postarei A FÓRMULA DA VELOCIDADE "desse irmão do Match 5", kkk.

-

-

Schumacher diz ter sido mais rápido que Rosberg no Bahrein
-

Wellington Lucas - É mesmo, foi mais rápido e ficou atrás dele. Ê Schumacher, esse ano não é seu mesmo.

-

FR – Na matemática “Schumaquiana”, talvez. "Rosberguinho" já poderia se aposentar e contar sobre o GP do Bahrein de 2010 pelo resto da vida.

-

-

Monza sediará o GP da Itália de F1 até 2016

-

WL: Ainda bem que o contrato foi renovado, imagina se Monza sair do calendário para entrar um travódromo nas ruas de Roma e passar pelo Coliseu.

-

FR – F1 sem Monza = macarrão sem molho de tomate, arroz sem feijão, café com adoçante...

-

-

Caixa de leite autografada por Will Power na SP 300, será leiloada

_

WL: Exceto pela SP 300 ser em um circuito de rua e pela chuva, a organização tentou copiar Indianápolis em todos os sentidos. Boa idéia, mas ( a não ser que exista alguma ligação entre a marca do leite e o evento) eles poderiam ter colocado um leite em uma garrafa, né???

-

Branson aposta: - custos = sucesso rápido da Virgin Racing

"Foi um processo de cinco ou seis anos, mas se todo mundo trabalhar dentro de um orçamento de US$ 40 milhões, como estamos agora, então acho que em pouco tempo vamos saber como trabalhar dentro desse limite, enquanto os outros times terão de se adaptar a isso", explicou o empresário.

-

"Nós entramos nisso aqui com os olhos completamente abertos. Para mim, é mais emocionante fazer parte da construção de uma equipe do que patrocinar uma. Nós queremos começar a traçar o nosso próprio caminho", disse Branson.
-
"Olhe a Red Bull, e como eles conseguiram superar a Ferrari. Espero que um dia a Virgin possa fazer o

mesmo com a Red Bull. Mas você precisa começar de algum ponto", finalizou.

-

FR - Se a F1 é um esporte milionário e quem disse isso se chama Richard Branson, eu acredito. Hoje em dia, se tem alguém que pode rivalizar com Bernie Ecclestone quano o assunto é ganhar dinheiro esse alguém é o “Sr Virgin Racing”.

José Ramón Carabante: "Decidi pegar o touro pelos chifres"

Apesar de Bruno Senna e Karun Chandhok não terem abandonado antes da metade do GP do Bahrein, o proprietário da Hispania, fez uma análise positiva da primeira corrida do time na F1:

"Lutamos muito para conseguir chegar lá. A equipe realizou um esforço titânico no último mês e meio, trabalhando dia e noite. Poderíamos ter desistido de tudo, mas preferimos continuar. Decidi pegar o touro pelos chifres", brincou o empresário.

FR – Pegar o touro pelos chifres? Afinal ele está falando da Hispania ou da Red Bull??? KKK, para mim, nem uma nem outra, Carabante está falando da candidata favorita para entrar no F1 Rejects em 2010.

O que a torna muito simpática... pelo menos para mim.

Force India mira "1 ou 2 pódios" em 2010

“Do jeito que estamos hoje, acredito que somos muito competitivos. Em 2009, nós podíamos conquistar alguns pontos ocasionalmente e marcamos 13, o que é respeitável”, disse Vijay Mallya.

FR - Também acredito, Sr Force Índia. Tenho apenas uma sugestão: contrate um psicólogo para cuidar dos nervos do Sutil.

-

Kovalainen sugere fim da bandeira azul por mais disputas na F1
Segundo o dono da Lotus, a solução encontrada por Kovalainen é permitir que carros mais lentos não deixem os mais rápidos passarem.

FR - RESUMINDO: Estou em um carro que simplesmente não anda... e não quero deixar ninguém me passar.

-

FR - Trulli seria o maior beneficiado caso a bandeira azul fosse abolida, vcs não acham???

-

Indianápolis de volta à F1?

Bernie Ecclestone afirmou “ser possível” a realização do GP dos EUA novamente em Indy. Um dos assessores do circuito admitiu conversas com a F1. Logo depois, Eric Powell, também porta voz do circuito, desmentiu a negociação para 2011: “Em termos de negociação, nada está acontecendo neste momento”, falou ao “Indianapolis Star”.

FR - O primeiro assessor, se não foi demitido, deve ter levado um belo puxão de orelha...

-

FR - Ecclestone jogou verde para colher maduro. Não adianta Tio Bernie, mais fácil fazer um GP no Haiti que nos EUA. O único americano que realmente curte F1 se chama Mario Andretti.

-

FR - KKKK, parece piada, mas isso é quase uma verdade absoluta.

-

FR - Falando sério, esquece, aquilo que eles chamam de trecho misto, no miolo de Indianápolis pode ser descrito como... EPIC FAIL. Aquilo sim é uma piada, muito sem graça diga-se de passagem... aliás, passagem nenhuma pq ultrapassar naquele miolo é praticamente impossível.

-

-

OBS: Especialmente neste sábado, dividi a "bancada do nosso Jornal Nacional” com o Wellington.

_

Semana que vem tem mais.

Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

sexta-feira, 19 de março de 2010

A Evolução da Espécie: Indy + F1 (Plus)

__Modéstia à parte, agora sim a EVOLUÇÃO ficou perfeita! Ehehehe, poderia até fazer uma FÓRMULA DA VELOCIDADE com esses 3 carros:
_
Dale Coyne/Wilson + Andretti Autosport/Andretti = Virgin Racing VR-01

OBS: Nos próximos dias postarei mais "Indy e F1 gêmeos".


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

quinta-feira, 18 de março de 2010

A Evolução da Espécie: Indy + F1

__Nas duas primeiras fotos, o inglês Justin Wilson (ex- Jaguar e mInardi na F1), duas vezes vice da Champ Car (2006 e 2007), com o patrocínio da Z- Line.

Na última, uma das mais badaladas estreantes do últimos tempos na F1, a Virgin Racing. Apesar das boas perspectivas (e até por isso), até o momento podemos chamá-la de "Simtek Remix".

OBS: Pensa que a KV foi a primeira a correr com uma pintura "John Player Special pirata" na Indy? Nos próximos dias tem mais EVOLUÇÕES Indy + F1.

Um abraço,

Fernando Ringel

terça-feira, 16 de março de 2010

Notas sobre o GP:

+ Curioso como este ano, vários carros da Indy se parecem muito com alguns F1. Claro, sem falar obviamente dos KV Racing fantasiados de John Player Special. Nos próximos dias postarei um a um na série EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE.

_

+ Imagina o que aconteceria se tivesse chovido no sábado... na reta do Sambódromo! Ainda bem que o problema foi resolvido a tempo. Com uma ajudinha de São Pedro, que segurou a chuva até o meio da tarde de domingo.

_

+ A pista lembra o traçado usado em Long Beach nos anos 90, o que convenhamos, é um golaço. Ponto para a bem sacada idéia de chamar a primeira chicane, após a reta do Sambódromo de, “Esse do Samba”.

Em SP, Adoniran Barbosa e os Demônios da Garoa agradecem.

_

+ Por outro lado, a inclusão de ultima hora da SP Indy 300 responde de uma vez a qualquer dúvida... SIM, A INDY ANDA MAL, MUITO MAL DAS PERNAS. Qualquer cidade que deposite o dinheiro necessário poderá incluir no calendário um circuito de qualidade “qualquer”...

_

+ Apesar dos tremendos esforços da organização, uma categoria top, em 2010, aceitar um circuito de rua nas coxas “do dia para a noite”, (pela falta de tempo mesmo),.. hum...

_

+ Bernie Ecclestone deve ter achado muita graça ao ver os pilotos patinando, e às vezes rodando ou batendo, em 5° marcha.

_

+ Literalmente, até domingo de manhã, os pilotos tinham que rebolar para atravessar o Sambódromo. Como disse o amigo Wellington Lucas, “só no Rebolation”.

_

+ Huhauhauhauhauhauahuahuahuahauhauha

_

+ Nas câmeras on board, o som dos motores, a trepidação dos chassis e o comportamento nervoso dos carros lembra demais os F1 dos anos 70 e início dos 80.

O que é ótimo! Isso significa que, apesar de estar longe de qualquer sinônimo de beleza, os Dallara Honda são carros de corrida de verdade, e o melhor, muito seguros em se tratando de automobilismo top.

Ao menos uma coisa boa esses tenebrosos chassis Dallara tem de bom.

_

+ Pegue qualquer vídeo on board da F1 em Detroit para comprovar a semelhança. Em contrapartida, a corrida tecnológica da F1 nos anos 90, fez com que eles perdessem muito do feeling. Vc assiste Mônaco e parece que os pilotos estão pilotando em Paul Ricard, tamanha a maciez dos carros. Só agora a F1 está voltando a ter carros de verdade. Ponto para a Indy, de novo.

_

+ Chega de blá, blá, blá. Dentro da pista, nada deu certo para Mario Moraes em sua “Lotus JPS”.

_

+ Mario reafirmou aquilo que escrevi sobre ele em AS PRINCIPAIS MANCHETES DA SEMANA, no último dia 6: ele me lembra Tracy e Robby Gordon em início de carreira: Velozes e Furiosos.

Mais uma vez arriscando mais do que podia + reta do sambódromo = quase que Mario Andretti fica sem seu neto.

-

+ Não sou piloto, mas sou joguei muito Indy Car Racing 1 e 2 no computador (olha a minha autoridade, kkk). Quando eu largava em último, sempre deixava todos os carros passar a primeira curva se mordendo enquanto eu ia devagar, esperando conquistar posições sem esforço em função de acidentes. O que sempre procurei foi completar a primeira volta inteiro, indo em devagar no começo, pq os outros pilotos mesmo que não se acidentem, vão mais devagar por causa das troças de posição. Com isso, dá para encostar com calma no pelotão no decorrer da primeira volta. Como disse Jacques Villeneuve, “ a volta importante de ser liderada é a última”.

Custava o Mario ficar na dele se, além do concreto na reta, ainda havia uma densa nuvem de poeira no local?????

-

+ Não fosse o anjo da guarda do Andrettinho sei não viu....

-

+ No finalzinho da prova Will Power, comprovou o que acabei de escrever nas linhas acima (Modéstia a Parte MODE OFF), kkk.

-

+ Pior para o Hunter Ray, surpreendendo nas condições mais que confusas do GP. Um dos melhores da corrida

-

+ Bia Figueiredo fez uma estréia correta. Se tem uma mulher em condições de andar entre os melhores, sem dúvida esta é Ana Beatriz Figueiredo. E não estou falando isso por que ela é brasileira, viu?

-

+ Bia vem de uma escola de pista mista (Mundial de Kart, Fórmula Renault e A1GP) e agora no automobilismo americano, vai conta com o upgrade de André Ribeiro, talvez o melhor piloto que o Brasil teve em pistas ovais.

-

+ Se alguém ainda tem alguma dúvida quanto a capacidade de Bia, vale lembrar que André Ribeiro é também uma espécie de Bernie Ecclestone brasileiro: um veloz homem de negócios se deu bem na pista (ao contrário de Bernie que tentou, mas sua velocidade se resumia aos negócios).

Se André é o empresário da piloto, pode apostar que algo de especial ela tem.

-

+ Falando sobre a mulherada, Simona De Silvestro candidata a piada, fez bonito. Na chuva, arriscou a ganhou seus minutos de fama a lá Marcus Winkelhock na F1, em Nurburgring, 2007.

-

+ Por que lembrei do "mito"? Tanto o carro de Simona quanto o do “mito” são muito parecidos. Nesta semana posto a EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE aqui no VEL MAX.

_

+Não sei você, mas eu faria como a suíça: sou estreante, tenho que garantir a minha participação no resto da temporada, a pista está uma navalha, não tenho carro nem experiência para andar na frente... CLARO QUE EU TENTARIA ALGO BEM DOIDO NA ESTRATÉGIA!

_

+ RESULTADO: agora Simona pode chegar nos patrocinadores com o seguinte argumento: “sou a primeira desde Graham Rahal a liderar na minha corrida de estréia”. De suposta piada a recordista, hein? Pode ter sido apenas um lance de sorte, mas que valeu, isso valeu.

_

+ Ainda sobre as mulheres, Milka Dulno é venezuelana ou venezue...lenta?

_

+ Tony Kanaan poderia ter vencido, fazendo a alegria da galera, mas... cada vez lembra mais Danny Sullivan e Jimmy Vasser: sorte de campeão em uma temporada, uma ou outra vitória nos outros anos, mas sempre beliscando os pódios.

_

+ Dan Wheldon, outro em que aparentemente “o encanto de Cinderela terminou à meia noite”, terminou em quinto, atrás de um eufórico Raphael Matos.

_

+ Gil De Ferran é o maior vencedor brasileiro no automobilismo, nos últimos 15, 16 anos. Será apenas sorte a quarta colocação de Rapahel ou já é a mão de Gil da Luczo Dragon?

_

+ Apenas para ilustrar o que foi escrito no tópico acima, em 2000, a Prost vinha em sua pior temporada, mesmo contando com Jean Alesi e o atual campeão da F3000, Nick Heidfeld. Porém, em Mônaco, Alesi conseguiu um milagroso sétimo lugar nos treinos e, em Spa um sensacional quarto lugar no grid. Milagre? Não exatamente. Alesi utilizou os acertos que Alain Prost costumava usar quando era piloto de F1...

_

+ Por isso não acho que tenha sido simplesmente sorte o excelente resultado do Raphael.

_

+ Na Penske, festa por Will Power, mas Helinho não se achou durante todo o final de semana. No fim, marcou pontos, nono lugar. Excelente para quem (claramente se dá melhor nos ovais), e em uma prova tão maluca, teve o aerofólio dianteiro quebrado na primeira curva.

_

+ No mais, sigo na minha sina de ver os meus pilotos favoritos sendo eliminados no decorrer dos GPs. No Anhembi, a minha torcida durou apenas alguns segundos: Sato e Mario Moraes bateram na primeira curva...

_

+ Acho que a solução para o Barrichello, é eu parar de torcer para ele, kkk.

_

+ RESUMINDO: em SP, vimos a Indy com muito mais cara de USAC do que, CART, IRL ou qualquer outra coisa, o que tem lá seus pontos positivos. Divertida a corrida, não é?

DIGO E REPITO: o que seria das corridas sem a chuva?

_

_

Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

segunda-feira, 15 de março de 2010

Notas sobre o GP:

+ LOUVADA SEJA A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL! O negócio feito pela f1 nos últimos tempos foi ter contido os custos, o que trouxe de volta as Hispanias da vida.

Por essas e outras, sem dúvida esta é a melhor temporada desde 1991.

_

+ Pq estou feliz com as equipes nanicas? Sem elas, a F1 virou muito mais um Campeonato Mundial de Marcas. (o que por um lado é ótimo, vide a espetacular Classe C, mas Mundial de Marcas não é F1).

_

+ Tudo muito bom, mas falando sobre o que aconteceu nesse GP do Bahrein, OLHA LOTUS AÍ GENTE! Quem dera que essa pintura verde e amarela da Lotus fosse usada em uma equipe brasileira...

-

+ Para o desespero de quem não é daltônico, qualquer equipe brasileira, inclusive a seleção de futebol, privilegia o “amarelo histérico” ao invés do verde bandeira e do azul.

Pior para os nossos olhos, né seu Emerson Fittipaldi???

_

+ Complementando, o post sobre a volta da equipe no GUIA VEL MAX F1/2010, essa é sim a Lótus, apenas não o TEAM LOTUS. Só para exemplificar, se a F1 tivesse dado um tempo em 94 e só retornado agora, todo mundo diria, “apenas o noe é o mesmo, não é aquela F1. Tudo está diferente”. Óbvio meu caro! O mundo é outro, a tecnologia é fantasticamente mais evoluída (naquela época jogávamos Top Gear e achávamos o máximo, lembra?) então hoje, a F1 é sim a mesma, embora esteja completamente diferente, assim como a Lotus.

_

+ Para os que ainda assim não aceitam a equipe de Trulli e Kova como Lotus, a Mclaren tbm não tem mais nada a ver com Bruce Mclaren, nem com Teddy Meier, e por isso elas deixou de ser a Mclaren?

Equipes são empresas e empresas mudam de dono com o tempo. O carro tem as cores oficias da equipe, a benção da família Chapman, o nome do modelo começa com a letra T (T127)... o que mais o pessoal quer? Será necessário uma mãe de Santo incorporar o Colin Chapman nos boxes da equipe? O cara morreu pessoal, mas a marca não. Aceitem isso e sejamos todos felizes!

_

+ (Falta de modéstia MODE ON) Após terminar de ler este post, favor depositar os meus honorários por esta analise psicanalítica, eheheh.

_

+ Ainda sobre equipes clássicas e decadentes, Kubica, como de sempre nos últimos tempos, mostrou o seu jeito “Jean Alesi de ser”.

Defendendo uma equipe da importância da Renault, em um carro mais ou menos, largou bem, rodou no início, veio ultrapassando todo mundo, mas no fim das contas, morreu na beira da praia: 11° lugar e nenhum ponto para a Renault..

_

+ Se alguém quiser fazer um tributo para essa fase do Kubica, favor usar Beatuful Loser do Suede como trilha sonora.

_

+ Sobre os alemães, muito se falou sobre a volta da equipe e dos motores Mercedes, uma certa decepção com o desempenho do Schumacão (embora ele tenha sido veloz o suficiente para marcar pontos mesmo no regulamento dos anos 90, sexto lugar = 1 ponto), Rosberg impressionando, mas pelos lados do alemão da Force Índia, tudo na mesma: “Andrea De Sutil“ largou bem e jogou suas chances na privada, logo nas primeiras curvas.

_

+ Digo e repito: de todas as suas características, SUTIL, é exatamente uma coisa que este alemão não é.

_

+ Ainda sobre os alemães, como sempre, Vettel fez das suas: “quando uma porta se fecha, eles seguem abrindo outras”. Se o carro não anda na reta, que tal andar com a faca nos dente no miolo do circuito? Conquistou um quarto lugar que poucos conquistariam. Sem dúvidas, um cara que facilmente se adapta as condições para atingir sua meta, se candidata a gênio.

-

+ Para Gerhard Berger, essa era a grande virtude de Ayrton Senna...

_

+ Finalmente o Riannov Albinov tem por quem torcer na F1 atual: Dá-lhe Petrov!

_

+ KKKK

_

+ No Bahrein, a “Maldição do Carro n°2 da Renault” teve mais um capítulo. Situação Russa para o... er, russo.

_

+ Na Williams, melhor colocar algo para diferenciar os carros de Hulk e Barrica. Quando o alemão rodou, poderia apostar a minha casa que, com certeza, tinha sido o Rubinho.

_

+ Por falar no brasileiro, estava assistindo a corrida (no momento das paradas para troca de pneus) quando minha esposa passou pela sala. Comentei que o Barrichello estava entre os primeiros. Ela olhou para a TV e disse, “olha só, ele está passando aquele carro azul”, kkkk.

_

+ FAIL: naquele momento Hamilton ultrapassava o tal carro azul (Barrica). HUAHUHAUHAUHAUHUAH.

.

+ No fim das contas, como sempre, foi cerebral e voltou com mais 1 pontinhos para os boxes. Com o que tinha nas mãos (a até agora decepcionante FW32), foi muito bem.

.

+ Ainda sobre as equipes médias, Liuzzy finalmente pontuou. Com isso, se tornou o primeiro grunge a marcar pontos na história da F1.

.

+ Não entendeu? Se alguém me disse que Eddie Vedder é o estilista que cuida do visual do Liuzzy, eu acreditaria.

_

+ Por falar em grunge, Liuzzy e rock stars, o italiano poderia ter uma banda cover do Thin Lizzy: Thin Liuzzy.

_

+ Putz,essa foi podre. Esqueçam o que acabaram de ler, “sorry, fail detected. Fatal error”, kkkk.

_

+ Falando sério, a Force India segue melhrando. No final de 2007, quem apostaria um real que a equipe de Seu Vijay Mallya seria uma equipe média, hein?

_

+ Se o assunto é equipes médias, claro, temos que falar da Sauber, que aliás voltou muito bem. Não fossem os problemas hidráulicos Koba e de La Rosa certamente teriam conquistado pontos para a equipe.

_

+ Já reparou como o novo Sauber C29 é tão narigudo quanto o Pinóquio?

_

+ No pessoal de trás, as Virgin foram bem melhor do que se esperava... até Glock e Di Grassi abandonar o GP.

_

+ Na Hispania fica, fica a pergunta: antes de entrar no carro Bruno Senna e Chandhock colocam macacões ou King Kongs????

_

+ Para mim, é apenas um mico mesmo... Poderia até fazer uma EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE: antes de entrar no carro os pilotos colocam o macacão >>> dentro do carro eles pagam um King Kong.

_

+ A FÓRMULA DA VELOCIDADE: Macacão da Hispaina + Mico na pista = King Kong histórico.

_

+ Na boa, a Hispania se apresentou tão precária que... não sei como Roberto Moreno não foi chamado para pilotar (de última hora) o segundo carro da equipe, kkkk.

_

+ ESCLARECENDO: nada contra a Hispania, muito menos contra um lutador como Roberto Moreno.

_

+ Falando sobre pilotos dos anos 80 e 90, semana passada Nigel Mansell disse que, dependendo da proposta, assim como Schumacher, voltaria. Alesi apareceu nos boxes da Ferrari. Se o francês voltasse, na boa, eu tirava a roupa e saia comemorando, pela rua.

_

+ KKKK

_

+ Falando sério, não seria má idéia deixar um Mansell da vida como teste driver de luxo. Talvez os Prosts da vida não aceitem, mas garanto que muitos Stefans Johanssons aceitariam “correndo”, kkk..

_

+ De repente poderia até ser o embrião de uma GP Master remix, algum tipo de competição realizado com esses test drivers de luxo na quinta e sexta feira antes dos GPs.

Sei que é uma idéia meio simplista, mas olhando pelo lado bom, no mínimo aumentaria muito o número de torcedores nas arquibancadas nesses dias considerados “mortos”...

_

+ Revezando a minha atenção entre o treino da Indy e o GP do Bahrein de F1, impossível não comprar os dois traçados. O circuito de rua do Anhembi tem seus (muitos) defeitos, mas é até heróico em apenas 3 meses fazer um traçado de rua (para uma categoria top) dentro de São Paulo. Analisando nessas proporções, poças de água e nuvem de poeira na reta são o de menos.

Agora, o que pensar se os melhores engenheiros do mundo em construção de autódromos tem todo o dinheiro necessário, tempo, tecnologia de ponta, terreno virgem, pronto para acomodar qualquer tipo de traçado... e o resultado são coisas como esse circuito que hospeda o GP do Bahrein???

_

+ Na boa, ou eu sou um gênio ou esses caras são burros...

_

+ ... e sinceramente, não sou gênio e muito menos esses caras burros, então, NÃO DÁ PARA ENTENDER! Não fosse o início da temporada, a volta do Schummy, Lotus, Bruno Senna, Button X Hamilton, Massa X Alonso e o escambau, seguramente essa seria uma das corridas mais chatas do ano.

_

+ Ah, ia me esquecendo, fui convidado pelo gente finíssima Bruno Santos (vaeu cara!) para participar do BOLÃO LOUCOS POR F1, do ótimo Blogsport. Abaixo o meu palpite:

Pole: Felipe Massa

Volta mais rápida: M Schumacher

_

RESULTADO FINAL

1 Massa

2 Schumacher

3 Vettel

4 Hamilton

5 Barrichello

6 Kobayashi

7 Rosberg

8 Hulkemberg

9 Sutil

10 Trulli

_

+ Mostrei o meu palpite para o Wellington Lucas e recebi a seguinte resposta, “ vc é doido”.

_

+ KKKKKK.RESULTADO DO BOLÃO: 39° posição. Não achei tão ruim pois eram 47 inscritos. Alguns segundos depois, olhei para a classificação novamente e percebi que na verdade fui o último entre os que mandaram os palpites dentro do prazo estipulado.KKKKK, (pausa para retomar o fôlego), HUAHUAHAUHAUAUHAU.

_

Tá bom, não ligo. Você já deve ter percebido que sou muito mais as Lotus Racings da vida que os bichos papões. “Nóis capota, mas num bréka”.

_

OBS: Sem querer ser vingativo, mas... o Wellington Lucas achou a corrida muito boa e eu é que sou doido????

_

_

KKKKK, até o próximo GP!

Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br